“Design Thinking é a arte de sair do monocromático com inovação” segundo Fernando Ribeiro, uma forma de enxergar a técnica. Esta prática surgiu como uma abordagem para solucionar problemas, otimizar processos, diminuir gastos e evoluir resultados. O processo consiste em focar na experiência do consumidor, ao invés de tratar totalmente do produto. Nesse sentido, os participantes procuram mapear experiências e impactos do serviço na vida dos indivíduos para identificar problemas de uma forma mais humanizada. Para que assim sejam capazes de solucioná-los de forma inovadora.
Empresas como Apple, Natura, Netflix, Nike, Volkswagen são conhecidas por fazerem uso desta abordagem.
A jornada do Design Thinking é a de se colocar no lugar do outro para tratar dos transtornos dos clientes. Sendo assim, os principais valores necessários são empatia, colaboração e experimentação, que podem ser resumidos nestas etapas:
Os participantes devem desvendar problemas sob diferentes perspectivas e visões. O problema precisa ser detectado e entendido através de variadas pesquisas e enquadramentos. A partir daí, são realizadas as coletas de insumo para explorar o contexto da questão, como pesquisas de campo, entrevistas, observações e outros. Em seguida, os dados são expostos em cartões, post-its ou folhas com as reflexões e resultados notados para melhor visualização e simplificação de manuseio.
Os insumos localizados e dispostos em formas de visualização facilitadas são organizados em padrões identificáveis. Desse modo, é possível ter uma lógica capaz de contribuir com a percepção do problema. Os padrões podem ser estabelecidos com base em similaridades, afinidades, localizações, etc.
Nessa etapa, as soluções começam a se formar e todas as ideias devem ser debatidas sem espaço para julgamento. O pensamento em pluralidade é de extrema importância, principalmente a participação de perfis de diferentes profissões ou sessões. Isto porque quanto mais soluções com diferentes visões e perspectivas, mais rico e diverso será o resultado.
Os resultados ganham forma e material para teste, para que possam ser garantidos como solução válida no processo. É possível usar o MVP – Minimum Viable Product, protótipo simplificado de um produto, para diminuição de gastos e efetuação de testes.
O processo de implementação de um produto é sempre contínuo. Desse modo, novas adesões podem ser incorporadas e o ciclo do Design Thinking se inicia novamente.
Portanto, o Design Thinking é uma abordagem inovadora para solucionar problemas ou transformar utilidades em lucro. Ele contribui para a redução dos gastos que existiriam numa aplicação direta. Sendo assim, o método poupa tempo e dinheiro em ideias que possuem longos períodos de maturação e apresentam grandes falhas na implementação. Muitas propostas são largadas em razão de desgaste. Dessa forma, diante de uma sociedade em constante evolução, principalmente devido a era digital, o Design Thinking une diferentes abordagens em uma proposta que pode ser facilmente aplicada em diversas empresas.
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