UX Design: conheça mais sobre essa área fascinante e saiba como começar!

Rate this post

O termo UX Design não é tão recente, mas atualmente vem ganhando destaque no mundo do marketing. Isso tanto por conta da tecnologia, quanto pela preocupação das empresas em melhorar o relacionamento entre os clientes e seus produtos. Em outras palavras, UX Design está interligado com o customer success. Ou seja, uma análise que busca tornar a relação com o público mais natural e satisfatória.

UX – User Experience

Para você começar a investir nessa área e alcançar a confiança e lealdade de seus clientes, pautamos os três principais pilares do User Experience (UX). Dessa forma, você pode garantir uma boa interação das pessoas com os produtos.

Utilidade: o quão aquele serviço ou produto pode ser útil para o cliente e como ele se destaca no mercado. Então assim, pontuando vantagens em relação aos concorrentes.

Simplicidade ao usá-lo: o produto ou serviço precisa garantir ao usuário uma boa experiência. Dessa forma, evita problemas e, caso haja algum, saberá resolver de forma eficiente.

Satisfação: o quanto aquela experiência com o produto pode ser prazerosa para o seu cliente. Consequentemente, ele se sentirá satisfeito toda vez que entrar em contato com sua empresa. Para que a empresa se mantenha atualizada sobre se o que ela oferece e assegure uma boa experiência para o público, entrevistas, pesquisas e levantamento de dados são parte de uma boa estratégia.

UI Design X UX Design

Também é importante apontarmos as diferenças entre UX Design e UI Design, confundidos muitas vezes por aqueles que ainda não conhecem a fundo os termos e também porque ambos se interligam quando são implantados.

O UI ou User Interface Design (Design de Interface do Usuário), se relaciona com a interface do produto. Isto é, a maneira como pessoa controla o aplicativo ou software. Lembrando, não é sobre as cores ou formas que constituem o produto. É sobre como o processo é feito e que caminhos a pessoa pode tomar para utilizá-lo, sem que haja ruídos nessa interação.

Já o UX ou User Experience Design (Design da Experiência do usuário) é a maneira como todo o processo criado pela UI Design interage com o lado emocional do usuário. Ou seja, como aquele produto afeta a vida da pessoa e em como ela se sente em relação a isso. Assim, vai além das barreiras físicas de um aplicativo ou software. Se empenhar nessa área é uma das melhores maneiras de conquistar o público. Pois, dessa forma, demonstra um interesse da empresa em trazer qualidade de vida ao cliente.

Agora você já sabe um pouco mais sobre o User Experience Design e sabe como implementá-lo na sua empresa! Nesse textoaqui você confere mais sobre o quão importante o design é para a sua marca.

Redator da Cria

Recent Posts

3 erros que prejudicam suas vendas na Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…

22 horas ago

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

1 semana ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago