Já se perguntou por que não existe um Bill Gates ou um Steve Jobs do sexo feminino? Ou por que quando falam sobre cientistas nosso imaginário automaticamente pensa em um homem? Ou ainda, por que somente 15% dos alunos matriculados nos cursos de Ciência da Computação e Engenharia são mulheres?
No Brasil, as mulheres já produzem metade dos artigos científicos. Contudo, na área das ciências exatas, elas ainda são minoria. Segundo a Elsevier, editora deliteratura médica e científica, publicações nas áreas da ciência de computação e da matemática têm mais de 75% dos trabalhos produzidos por homens, nos países pesquisados.
As meninas se distanciam das chamadas “ciências duras” desde a primeira infância. Segundo a revista “Science”, a partir dos 6 anos as meninas começam a se achar menos inteligentes que os meninos . A cultura patriarcal em que estamos inseridos faz com que as meninas sejam tratadas como delicadas, sensíveis e com brinquedos que estimulam atividades domésticas e de vaidade. Dessa forma, elas são afastadas da ciência, que requer se sujar, experimentar…
Com o objetivo de transformar essa realidade, a She’s Tech é uma organização sem fins lucrativos que visa aumentar o número de mulheres na ciência . Criada em 2016 pela publicitária Ciranda de Morais, o projeto busca inspirar, engajar e capacitar mulheres através de eventos, mentorias e parcerias.
Por meio de uma cultura empreendedora , a She’s Tech busca empoderar mulheres para que elas entrem na área das ciências exatas e da tecnologia. Além disso, querem que a cultura organizacional valorize a presença de mulheres nos negócios, ou seja, o projeto também busca impactar a postura dos homens.
Na Cria, atualmente, 72% dos integrantes são mulheres e várias delas estão em posições de liderança . Dessa forma, Ciranda se reconheceu na nossa empresa e em 2017 buscou nosso serviço para cobrir o seu primeiro evento, a SHE’S TECH CONFERENCE 2017 na FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia).
A conferência ocorreu em novembro e por três dias reuniu mais de 37 palestrantes mulheres que trabalham em diversas áreas, mas principalmente na da tecnologia. Elas não só falavam sobre a situação da mulher na ciência , mas, principalmente, sobre empreendedorismo . Vários workshops foram oferecidos com o intuito de capacitar, engajar e inspirar mulheres.
A cobertura fotográfica da Cria foi extremamente elogiada por Ciranda e as fotos foram utilizadas para divulgar a organização nas redes sociais e, assim, atrair a atenção de mais pessoas para o projeto.
A parceria da Cria com a She’s Tech fez tanto sucesso que em 2018 Ciranda nos procurou novamente para produzir dois vídeos manifestos com o intuito de motivar meninas do ensino médio a entrarem na área de exatas e conscientizar os homens a respeito das dificuldades encontradas pelas mulheres na tecnologia.
Os vídeos passaram em palestras da idealizadora do evento, como por exemplo, seu TED TALK apresentado na Universidade Federal do Mato Grosso. Mais uma vez, a experiência foi incrível! O alinhamento da Cria com Ciranda possibilitou mais um serviço com a She’s Tech, a cobertura da SHE’S TECH CONFERENCE 2018.
Já considerado em sua primeira edição o maior evento para mulheres na tecnologia do Brasil, a segunda prometeu e cumpriu ser ainda maior! O evento, como no ano anterior, ocorreu em novembro por três dias, mas, dessa vez, mais de 120 palestrantes foram convidados, um crescimento de mais de 170%! O número de trilhas e atividades também cresceu, a primeira de 5 passou para 8 e a segunda de 28 para 70.
A conferência ainda trouxe a sua patrona, uma coronel das Forças Aéreas Americanas, cientista, médica e astronauta, Yvonne Cagle . Em sua palestra, ela comentou sobre a participação de mulheres na ciência: “ Eu não consigo não pensar em meninas e mulheres participando da ciência e tecnologia! Este é nosso lugar. Ciência e tecnologia se beneficiam de um ambiente diverso. Precisamos ocupar esses espaços!” .
Em dois anos de atuação a She’s Tech já impactou mais de 100 mil pessoas! O trabalho da organização é de extrema importância para a sociedade na questão social e tecnológica, a desenvolvendo por completo. O sucesso de Ciranda vem não só do bom trabalho capacitando, engajando e inspirando mulheres , mas também de sua preocupação com a identidade da marca e com a divulgação nas redes sociais .
Para saber um pouco mais sobre a importância de um bom gerenciamento de redes, como foi o caso da Ciranda, saiba mais sobre como a Cria vem gerando cada vez mais engajamento nas redes nesse texto!
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…
View Comments
Muito legal o texto