Quando falamos em e-mail marketing logo pensamos em todas aquelas propagandas e spams que inundam nossa caixa de entrada, não é?
No entanto, quando se compreende o quê, quando e para quem enviar e-mails, torna-se possível atrair leads qualificados para uma empresa. Se interessou? Neste texto vamos te mostrar porque o e-mail marketing pode ser uma valiosa ferramenta para atrair os clientes ideais para o seu negócio.
O que é e-mail marketing
O e-mail marketing constitui uma importante ferramenta de comunicação entre uma empresa e seu público. Por meio dele, é possível estabelecer uma forma de comunicação direta e personalizada, de modo a atrair o cliente ideal.
Existem diversos tipos de e-mail marketing. Os modelos mais comuns são:
- Newsletters
- Promoções
- E-mails transacionais (confirmações de compra, e-books, trocas de senhas, etc.)
Por que usar?
O disparo de e-mails é uma forma de contato de amplo alcance, uma vez que não é submetida a algoritmos. Além disso, possui baixo custo de produção, se tornando uma excelente ferramenta para empresas. Isto porque possibilita que elas estabeleçam contatos e criem um relacionamento com seu público.
Embora tenha uma baixa taxa de conversão, o e-mail marketing permite identificar quem está realmente interessado em consumir seu produto. Além disso, quando bem construído, contribui para agregar valor a uma marca. Por esse motivo, é possível também educar leads não tão qualificados, mas que podem vir a se tornar potenciais consumidores.
Como construir um bom e-mail marketing
Antes de tudo, é necessário definir com quem sua marca pretende falar. A forma mais eficaz de fazer isso é por meio da identificação dos visitantes que se tornam leads.
O visitante que navega pelo site da sua marca e autoriza o recebimento de newsletters, preenche formulários para receber materiais ou deixa seu contato no site se torna um lead. Ele é, portanto, alguém que merece um maior investimento por parte da empresa no que diz respeito à construção de relacionamento.
Ao identificar o destinatário, é preciso entender a melhor forma de se comunicar com ele. Sendo assim, é importante pesquisar sobre esse público a fim de compreender quais conteúdos podem lhe interessar e qual o tom de voz adequado para falar com ele. Além disso, é preciso gerar empatia entre o lead e o seu negócio. Uma técnica para promover essa identificação é conhecida como rapport. O método tem por objetivo estabelecer um diálogo agradável e uma relação de confiança entre uma marca e seu lead.
Também é imprescindível contornar o fato de que um e-mail marketing muito genérico provavelmente será enviado para a lixeira. Um e-mail disparado para inúmeros contatos sem critérios de personalização, pode ser, imediatamente, direcionado à caixa de spams.
Portanto, o e-mail deve ser personalizado e não fazer promessas que a marca não seja capaz de cumprir. Para isso, a produção de um conteúdo relevante e capaz de atender às expectativas de quem o recebe é essencial.
Vale a pena investir em um texto criativo e um design esteticamente agradável, além de claro, caprichar no título para chamar a atenção do usuário nos primeiros segundos de leitura.
Mas antes de desenvolver uma boa estratégia é preciso entender o que não se deve fazer. Por isso, separamos esse texto com os 7 erros para você NÃO cometer no envio de e-mail marketing.