Crises são muito comuns no dia a dia das pessoas e também no ambiente corporativo. Você já parou para pensar como uma empresa ou uma figura pública lida com a adversidade? Quem são os responsáveis por prevenir e gerir o caos? Como é realizado o processo para que a crise não provoque muitos danos financeiros, administrativos e reputacionais? O termo gestão de crise é bem sugestivo, mas muitas pessoas não sabem da sua complexidade. Nesse post vamos te contar mais desse processo amplo, complexo e necessário.
O ditado popular “prevenir é melhor que remediar” não podia ser mais verdadeiro no contexto da gestão de crise. Nesse caso, precaver torna-se mais barato, seguro e fácil do que reparar um problema posteriormente. Uma equipe que se prepara previamente para uma crise minimiza os danos e preserva sua imagem.
O processo de prevenção geralmente ocorre por meio de um documento, um manual de crise, que deve ser elaborado pela equipe de comunicação e se necessário outros profissionais administrativos.
O manual de crise deve ser fruto de muito estudo, é necessário um mapeamento de riscos, prováveis crises, cenários de conflitos, pontos fracos e soluções. É primordial também conhecer os públicos (externo e interno) de maneira ampla, para a estratégia ser o mais eficiente possível.
O planejamento prévio é a chave para um processo de gestão eficiente e também a parte mais demorada deste. Dessa maneira o manual de crise, torna-se essencial para uma ação rápida e eficiente.
Entendendo a importância da gestão de crise é necessário pensar na melhor forma de se fazer isso. Veja algumas dicas que podem fazer toda a diferença em uma gestão de crise eficiente.
Gerir uma adversidade envolve ser o mais transparente possível com o restante da empresa e com a imprensa. Divulgar o posicionamento da organização de maneira sincera, porém cautelosa, é essencial para uma comunicação eficiente.
Esse fator é essencial para um pequeno foco de crise não se tornar um grande incêndio. A rapidez nos processos é justamente resultado de um bom manual de crise, que já citamos anteriormente.
A equipe precisa ser bem direcionada, para representar de maneira coesa, clara e efetiva a organização. Algumas boas maneiras de treinar uma equipe são: simulações, palestras e rodas de conversa.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre gestão de crise para desenvolver esse processo na sua empresa e minimizar danos! E já que estamos falando sobre imagem, fique por dentro de como evitar erros de comunicação com o cliente!
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…