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O que é gestão de crise?

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Crises são muito comuns no dia a dia das pessoas e também no ambiente corporativo. Você já parou para pensar como uma empresa ou uma figura pública lida com a adversidade? Quem são os responsáveis por prevenir e gerir o caos? Como é realizado o processo para que a crise não provoque muitos danos financeiros, administrativos e reputacionais? O termo gestão de crise é bem sugestivo, mas muitas pessoas não sabem da sua complexidade. Nesse post vamos te contar mais desse processo amplo, complexo e necessário.

A prevenção é o melhor remédio

O ditado popular “prevenir é melhor que remediar” não podia ser mais verdadeiro no contexto da gestão de crise. Nesse caso, precaver torna-se mais barato, seguro e fácil do que reparar um problema posteriormente. Uma equipe que se prepara previamente para uma crise minimiza os danos e preserva sua imagem.

O processo de prevenção geralmente ocorre por meio de um documento, um manual de crise, que deve ser elaborado pela equipe de comunicação e se necessário outros profissionais administrativos.

O manual de crise deve ser fruto de muito estudo, é necessário um mapeamento de riscos, prováveis crises, cenários de conflitos, pontos fracos e soluções. É primordial também conhecer os públicos (externo e interno) de maneira ampla, para a estratégia ser o mais eficiente possível.

O planejamento prévio é a chave para um processo de gestão eficiente e também a parte mais demorada deste. Dessa maneira o manual de crise, torna-se essencial para uma ação rápida e eficiente.

Chaves para o sucesso

Entendendo a importância da gestão de crise é necessário pensar na melhor forma de se fazer isso. Veja algumas dicas que podem fazer toda a diferença em uma gestão de crise eficiente.

Transparência

Gerir uma adversidade envolve ser o mais transparente possível com o restante da empresa e com a imprensa. Divulgar o posicionamento da organização de maneira sincera, porém cautelosa, é essencial para uma comunicação eficiente.

Agilidade

Esse fator é essencial para um pequeno foco de crise não se tornar um grande incêndio. A rapidez nos processos é justamente resultado de um bom manual de crise, que já citamos anteriormente.

Treinamento

A equipe precisa ser bem direcionada, para representar de maneira coesa, clara e efetiva a organização. Algumas boas maneiras de treinar uma equipe são: simulações, palestras e rodas de conversa.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre gestão de crise para desenvolver esse processo na sua empresa e minimizar danos! E já que estamos falando sobre imagem, fique por dentro de como evitar erros de comunicação com o cliente!

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