O rapport é uma técnica super simples, e pode ser utilizada para criar uma relação de confiança com o cliente em diversas situações. Por exemplo, podemos aplicar em ligações por telefone ou reuniões.
Antes de explicar quando e como podemos aplicar o rapport vamos falar um pouco sobre como surgiu e o que exatamente é esta técnica.
O conceito de rapport surgiu de um estudo da psicologia chamado Programação Neurolinguística, referido pela sigla PNL. Apesar de o nome ser um pouco complicado, o conceito é bem simples.
Na Califórnia da década de 70, Richard Bandler e John Grinder desenvolveram um estudo sobre processos neurológicos e linguagem. Isso significa que eles estudaram como as emoções guiam as ações humanas, de acordo com as experiências pessoais. É fácil perceber, então, como o tema está presente no nosso cotidiano quando observarmos as nossas relações com outras pessoas. Isso porque, é notável como, na maioria das vezes, duas pessoas que se gostam possuem comportamentos semelhantes.
Pensando então nas observações da PNL podemos indagar: se duas pessoas que se gostam muito se comportam de maneira parecida o que acontece se eu me comportar de forma semelhante a de uma pessoa que nunca vi antes? A partir desse questionamento é que podemos compreender o surgimento do rapport!
A palavra rapport é um termo de origem francesa e não possui tradução direta para o português. Por isso, o conceito pode ficar um pouco confuso às vezes.
Ao contrário do que muitos pensam, o rapport vai muito além do presencial e não é apenas um exercício de “espelho”. Essa técnica engloba conceitos como empatia, reciprocidade, conexão, confiança e cooperação. É importante saber também que todos esses atos não se limitam apenas ao universo presencial de uma reunião.
Muito pelo contrário, o rapport pode ser usado em diversas situações como em telefonemas, e-mails e outras formas de comunicação. Se você quer entender como, basta continuar a leitura que falaremos mais sobre esse assunto!
Com essa técnica, o cliente é capaz de projetar-se no vendedor ou na pessoa que o atende. Assim, estabelecemos laços não apenas profissionais mas pessoais, no sentido em que estimulam a confiança e a abertura na relação entre essas partes.
Por meio deste contato o processo de venda se torna mais eficaz, já que você terá mais credibilidade com o cliente, levando em conta a sua opinião profissional.
Além disso, quem trabalha com persuasão e gerenciamento de times, por exemplo, sabe que estabelecer uma relação de confiança com o outro é algo muito importante, e o rapport é um conjunto de técnicas que pode te auxiliar muito neste processo.
O rapport pode ser utilizado em diversas situações, não só em encontros presenciais como também em qualquer situação de comunicação à distância.
Alguns exemplos de situações onde o rapport pode ser implementado são:
Como um exemplo mais concreto, temos o núcleo de Gestão de Contas da Cria. No nosso núcleo o rapport é utilizado durante todo o processo de acompanhamento do cliente, desde o primeiro contato até as reuniões finais.
Agora que você já sabe o que é o rapport e onde ele pode ser utilizado, vamos falar sobre algumas forma de aplicar esta tática no cotidiano da sua empresa. É importante ressaltar que não é para copiar o outro, e sim realizar ações muito mais sutis, como observar a outra pessoa e fazer com que a maneira que você se comunica fique no mínimo parecida com a dela.
Algumas formas de aplicação do rapport são:
Atenção, cuidado para não exagerar e deixar essas atitudes forçadas. É interessante que você as exercite cotidianamente para que assim se tornem um hábito, e consequentemente, sejam expressadas de forma orgânica.
Agora que você já entende um pouquinho mais sobre a importância da postura corporal na relação com os clientes. Confira, então, esse texto sobre como tornar a sua comunicação com o cliente mais clara e objetiva.
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