Marketing

A inteligência artificial como aliada ideal para seu marketing de conteúdo

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O que logo vem a sua cabeça quando se depara com o termo “Inteligência artificial”? Não precisa se assustar! Para além da memória imediata daqueles filmes futuristas, o AI (artificial intelligence) já é uma realidade e vem se desenvolvendo num conjunto de ferramentas que vão te ajudar muito com seu marketing digital. Quer saber mais? No final desse texto você vai estar mais familiarizado com o termo e vai querer ter esse recurso como amigo da sua empresa.

O que é essa tal de inteligência artificial

O AI é o processo tecnológico de aperfeiçoamento de máquinas para que imitem os comportamentos humanos. É uma forma de fazer com que as interações entre aparelhos eletrônicos e nós, seres humanos, aconteça de forma clara.

Dessa forma, não é necessária a presença de uma outra pessoa do outro lado da tela. Apenas com a inteligência artificial, a comunicação já é possibilitada, por meio de dados de interesse e resposta pré-programados.


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A inteligência artificial já faz parte do seu dia a dia, veja só!

Quando entramos em contato com aparelhos tecnológicos, já diretamente estamos nos colocando num mar de inteligências artificiais. No momento em que apertamos o play no Spotify, o aplicativo já nos fornece playlists com músicas que provavelmente vamos gostar de escutar.

Os filmes indicados pela Netflix são outro exemplo. A compilação é baseada em tudo que a que você já assistiu antes. Ao pesquisar num site de busca por um produto, é provável que já tenha percebido que o futuro do seu percurso virtual é seguido por banners anunciando a venda daquilo que você procurou.

Todas essas formas de AI absorvem o que o usuário gosta e recomendam produtos e conteúdo que condizem com isso. Elas identificam padrões de interesse através de algoritmos, tornando personalizada a experiência de cada um na rede.

A humanização do marketing digital graças às AIs

A inteligência artificial também é grande aliada na humanização do marketing digital. Pois ela torna a experiência o mais pessoal e relevante para cada usuário, com muito mais agilidade.

Além disso, o processo de ajuste de alcance do conteúdo produzido pelo marketing digital é muito mais rápido quando automatizado. Dessa forma, sua eficiência é muito maior.

Por isso, aliado ao acompanhamento dos resultados através de ferramentas de análise digital, o AI pode aumentar muito a produtividade das estratégias de marketing.

Mais engajamento e satisfação dos clientes

Como o conteúdo que será direcionado pelas AIs ao seu cliente é de interesse dele, o engajamento tende a ser muito maior. Ao ver links que levam o usuário a possíveis soluções para seus problemas, sua atenção será automaticamente tomada.

As AIs também atendem e solucionam as vontades e os problemas do cliente com rapidez. Dessa forma, trazem maior credibilidade ao seu negócio.

Agora, cabe a você produzir o conteúdo e o produto com qualidade para que a experiência daquele consumidor seja positiva e o laço empresa-cliente se estreite. Ainda sim, estratégias de marketing orgânicas são necessárias e muito bem vindas para que esse processo seja ainda mais prazeroso para o cliente.

Não se deve esquecer de técnicas como pesquisas de satisfação, programas de fidelização, brindes, ou outras que tenham relação com o posicionamento da empresa.

Exemplos de sucesso e previsões de futuro

Ok, Google”, “Oi, Siri” já são frases comuns no dia-a-dia de quem possui um smartphone. Elas são um cumprimento às assistentes virtuais dos sistemas de celular Android e iOS, respectivamente. Estas são exemplos de AIs que reconhecem a fala e procuram os melhores resultados para as demandas do usuário.

Há também os sistemas de robôs humanizados que realizam atendimentos em diversos sites de vendas. Sendo assim, eles resolvem os problemas do cliente sem que seja necessário o contato com um funcionário real, processo normalmente acompanhado de espera e burocracias.

Esses sistemas são os chatbots e são programadas para gerar respostas automáticas para perguntas comuns, através da identificação de palavras-chave. Dessa forma, os e-mails de marketing automáticos de lojas físicas e virtuais mais frequentadas pelo usuário também são enviados através de análises de suas preferências pessoais. Certamente, para o futuro, a ciência pretende explorar outras faces da inteligência virtual.

Um exemplo são os veículos autônomos que já estão sendo desenvolvidos para que, futuramente, realizem um transporte eficiente e humanizado. Além disso, é esperado o desenvolvimento de um marketing ainda mais imerso no digital automatizado: o marketing do futuro. Você pode ler mais sobre isso aqui.

O trabalho humano por trás do artificial


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Não pense, porém, que essa sabedoria das máquinas não depende de uma equipe de pessoas trabalhando por trás disso tudo. Muitas das oportunidades de emprego de hoje e, provavelmente, do futuro são de profissionais para o processo criativo e técnico dos AIs.

A construção, manutenção e abordagem comunicacional dos sistemas requerem muita responsabilidade e grande bagagem tecnológica. Cada empresa tem sua forma de relacionar com seu cliente e o marketing feito por pessoas não deve ser menosprezado.

E ai? Já quer ser amigo das inteligências artificiais? Se quiser descobrir mais sobre cases de sucesso de marketing digital para se inspirar na sua empresa, venha ver um pouco dos nossos projetos e chama a gente para bater um papo sem compromisso!

Redator da Cria

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