Quem está se aventurando agora no mundo dos negócios sabe que uma das maiores preocupações é como atrair os clientes. Certamente você precisa de resultados rápidos e de clientes que engajem com sua empresa. Mas você sabe como e quais estratégias devem ser aplicadas para atrair a clientela perfeita? Então conheça agora com a gente o Outbound Marketing!
Quando sua empresa está tendo uma baixa de clientes, você tem duas opções. Aguardar um fluxo orgânico, que pode, ou não, vir a tempo de salvar seus negócios; ou buscá-lo você mesmo e alcançar potenciais clientes presentes no mercado. Isto é, você pode prospectar ativamente através do Outbound.
Mas o que exatamente é o Outbound Marketing?
O Outbound Marketing é uma estratégia onde se identifica um possível cliente (o lead) e se faz, logo depois, uma abordagem para captar sua atenção. Indo direto ao ponto, o Outbound se baseia na prospecção ativa e o objetivo é gerar interesse e aumentar as vendas.
O processo de Prospecção é o que conhecemos como pré-venda, ou seja, a aquisição de clientes. Por isso ele é fundamental, uma vez que o cliente é o principal ativo de qualquer empresa! E para prospectar ativamente, podemos utilizar diversas formas de Marketing:
- As famosas ligações de telemarketing;
- outdoors e banners em sites;
- propagandas de rádio, TV e até no YouTube;
- anúncios digitais, como Facebook Ads, Instagram Ad e Google Ads!
Com certeza você percebeu agora que o Outbound está mais presente na sua rotina do que você pensava! Isso porque a prospecção ativa tem sido utilizada por muito tempo pelo Marketing Tradicional, até que esse se dividiu entre o Outbound e o Inbound Marketing.
E por que devo investir no Outbound Marketing?
Atualmente muito se ouve falar no Inbound Marketing, que se destacou como uma maneira mais eficiente e moderna de prospectar. Sem dúvidas é uma ótima estratégia, pois permite atrair a atenção do lead de forma mais natural.
Entretanto, empresas que se destacam no mercado definitivamente não ignoram o Outbound Marketing. O motivo é simples e evidente: a prospecção ativa traz muitas vantagens para os negócios!
Retorno de Investimento (ROI) em tempo hábil
Nem sempre dispomos de tempo para esperar que clientes sejam atraídos naturalmente até nossa empresa, como acontece no Inbound Marketing. Geralmente, precisamos de resultados notáveis em curto prazo!
O Outbound Marketing é um grande aliado nesse momento, pois assim que um anúncio é veiculado, a atenção do público alvo já é captada! Enquanto o Inbound trabalha insistentemente para trazer visitantes para seu site, o outbound atrai clientes para sua empresa rapidamente. Portanto, o retorno sobre o investimento se dá claramente de forma mais rápida!
Sabendo os resultados rapidamente
As estratégias de Outbound Marketing permitem entrar diretamente em contato com muitos leads em pouco tempo. Se você entrar em contato, por exemplo, com mil leads em um mês, você já possui dados suficientes para analisar sua estratégia. Portanto, você pode conferir se suas personas, tom, posicionamento e veículo de comunicação estão corretos!
Por outro lado, quando optamos pelo Inbound Marketing, entendemos que é um processo de longo prazo, com resultados apenas após 6 meses a 1 ano. Dessa forma, um processo pode não render nenhum lead por um bom tempo, até que seja reestruturado corretamente!
Atuando além do Marketing Digital
O Inbound Marketing se estrutura basicamente no Marketing Digital, visto que baseia-se nas redes sociais, blog/site da empresa e do SEO (Search Engine Optimization). Por isso, se limita a atingir o público apenas do ambiente digital.
Sem dúvidas, hoje passamos cada vez mais tempo online, mas deixar de atuar em outros ambientes é perder cliente e prejudicar o branding da sua empresa! Ao investir no Outbound, você garante que os mais diferentes públicos serão alcançados, independente de onde estejam. Dessa forma, maiores e melhores serão seus resultados.
Alcance um público ainda maior!
Quando falamos sobre uma campanha de Outbound Marketing, estamos falando comunicação em massa. Isto é, através da Prospecção Ativa podemos captar a atenção de um cliente de forma efetiva sem precisar de conhecê-lo a fundo.
Por outro lado, para obter bons resultados no Inbound Marketing é necessário muito mais estudo sobre suas personas! É preciso compreender bem as dores que seus clientes enfrentam no dia a dia. Por isso, transmitir a mensagem para todo o público é uma dificuldade, pois qualquer erro já é um grande obstáculo.
Certamente, para obter um Marketing muito eficiente para sua empresa, o essencial é investir tanto em Outbound quanto em Inbound e alinhá-los. Isso garante que um número maior de pessoas seja atingido e que sejam convertidos leads, gerando ótimos resultados!
Mas como alinhar o Inbound e o Outbound Marketing?
Uma boa forma de entender essa combinação é imaginar seu cliente como um peixe no mar. O Inbound é pescar o cliente com uma vara, o Outbound é jogar uma rede no mar! Quando jogamos essa rede no mar, não sabemos quem vamos pescar, mas com a vara temos maior conhecimento.
O alinhamento é, portanto, uma ótima oportunidade. Podemos “pescar” os clientes da sua base de Inbound, que já passaram por todas as etapas de qualificação e são, consequentemente, leads muito propensos à conversão. Isto é, usar os leads de Inbound para gerar oportunidades para o time de vendas.
Por outro lado, o Inbound Marketing pode ser muito bom para qualificar os leads atraídos por Outbound. Por ser uma “rede jogada ao mar”, os clientes adquiridos por Outbound podem apresentar muitas dúvidas e não ser maduros para a venda. Entretanto, podemos usar o conteúdo produzido pelo inbound para educá-lo através de um material rico, como um e-book ou um white paper.
Agora você já sabe como atrair clientes pelo Outbound e a importância de alinhar as duas estratégias de Marketing na sua empresa! Que tal aprofundar um pouco mais no assunto através deste nosso texto e formar a dupla perfeita para o sucesso do seu negócio?