Você provavelmente já deve ter percebido que o mercado tem inchado cada vez mais, devido ao seu crescimento. Por isso, uma coisa importante que devemos compreender é que este atual contexto interfere no comportamento do cliente, que recebe uma enorme gama de opções. Além disso, a competição aumenta, interferindo no posicionamento das empresas e pessoas que atuam no mercado. E é nesse contexto que podemos aplicar o que chamamos de Cadeia de Valor.
Hoje, daremos uma dica muito valiosa para pessoas que atuam ou pretendem atuar nesse atual cenário mercadológico. Falaremos sobre como aumentar a satisfação do cliente através da geração de cadeia de valor.
Antes de mais nada, para entendermos esse assunto de uma maneira mais clara, é preciso compreender direito o conceito de cadeia de valor. É um modelo que descreve o processo que as empresas podem seguir para examinar suas atividades e analisar a conexão entre elas (ou os elos). Visto que esse modelo foi desenvolvido por Michael Porter, também é conhecido como Cadeia de Valor de Porter.
Tá bem, agora que entendo o que é uma cadeia de valor como posso aumentar a satisfação do meu cliente? Bem, isso é mais simples do que você possa imaginar!
Quando vamos tratar de qualquer assunto que envolva a satisfação do cliente, sempre devemos pensar no conceito de Costumer Success. Assim sendo, esse processo é uma estratégia que visa sempre garantir o sucesso do cliente.
A boa qualidade do serviço é, inegavelmente, uma das melhores maneiras de se pensar no impacto que o seu produto terá para o cliente. Como resultado, um cliente contente com o serviço prestado estará satisfeito! Ao fornecer mais valor em relação ao seu empreendimento aos seus clientes, maior é a vantagem competitiva.
Michael Porter descreveu a cadeia de atividades como um processo comum a todas as empresas e as dividiu em atividades primárias e de apoio. Só para ilustrar, observe a imagem abaixo:
Independente do segmento da empresa, as cinco atividades primárias que cabem a ela são:
Em relação às atividades de apoio, é válido ressaltar que elas existem para dar apoio às primárias, e são compostas por quatro categorias:
Além desses, como é possível observar na imagem temos que abordar ainda a Margem. Ela é a diferença entre o valor percebido pelo produto/serviço e o custo coletivo da execução das atividades para a criação do produto/serviço.
Assim sendo, agora que você já sabe o que é uma cadeia de valores e como ela pode te ajudar a criar valor para o cliente em relação ao processo de composição do produto, e até mesmo pelo preço, você pode começar a implementar essas estratégia no seu negócio. Quer aprender outras estratégias associadas ao Marketing que podem te ajudar a criar valor para o seu negócio? Então basta dar uma olhadinha no nosso blog.
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