A tendência da área de marketing atingiu o mundo corporativo e é hoje aplicada em diversas empresas mundo afora. Como você provavelmente já sabe (se não souber, dá uma conferida aqui) essa técnica consiste em construir uma cultura de satisfação do cliente desde o pré até o pós vendas. Todavia, o que poucos sabem é que isso vai muito além de apenas agradar o cliente – é preciso ter toda a equipe alinhada com esse mindset.
A cultura de customer success, também conhecido como CS, diz respeito não só ao departamento que lida diretamente com os clientes, mas à empresa como um todo. Em primeiro lugar, é preciso entender que o cliente é o que configura a empresa enquanto empresa. Se não fosse assim, esse grupo de pessoas estaria reunido para seguir um propósito que não envolveria vendas, como é o caso de ONGs.
Ao realizar um projeto, a equipe deve manter em mente o fato de que o grande objetivo do trabalho que está sendo feito é atender à demanda do cliente, o que está acima de questões individuais que possam surgir. Dessa forma, é interessante pensar em alguns questionamentos direcionadores:
A ideia é que a empresa como um todo possua um mindset voltado para o sucesso do cliente, se atentando para a experiência dele como consumidor e focada em entregar um resultado de qualidade. Mas muito cuidado: isso não significa que fatores como sobrecarga de membros e suas questões pessoais e emocionais não devam ser levados em conta. Um cliente feliz e satisfeito com o produto/serviço que recebeu é fruto de uma equipe alinhada, saudável e comprometida.
A partir do momento em que a empresa compartilha dessa cultura e foca no objetivo de garantir a satisfação do cliente, tem-se uma equipe muito mais coesa e motivada, que desenvolve cada vez mais e melhores projetos.
E já que estamos falando sobre como trabalhar a performance do seu time de vendas, e assim, alavancar os negócios, dê uma olhada nesse texto sobre como saber se a sua equipe está de acordo com os valores de sua marca! Afinal, não se faz um bom time sem unidade, não é mesmo?
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