O que são OKR ‘s e como podem melhorar a gestão de metas da sua empresa!

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Você estabelece metas em seu negócio? E elas realmente são eficientes, do ponto de vista estratégico? Então pense em como essas metas foram definidas. Isso foi feito da melhor forma? Se você disse não para alguma das questões, já passou da hora de conhecer a metodologia OKR!

Mas afinal, o que é OKR?

Atualmente as empresas estão inseridas em um contexto de globalização e de um cenário extremamente competitivo. Nesta realidade, ter uma estratégia bem consolidada é fundamental para o funcionamento da organização.

Planejar e executar são tarefas que parecem muito simples no papel, mas que, na realidade, são complexas. Partindo deste ponto, a definição de metas estratégicas se faz primordial para o desenvolvimento de qualquer empresa ou projeto.

A metodologia de gestão Objectives and Key Results (OKRs, termo inglês que significa “objetivos e resultados-chave”) vem para nos ajudar com esta necessidade. Criada pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove, tem como objetivo simplificar a forma de encarar os chamados “objectives and key results”, ou seja, os objetivos principais de uma empresa.

O método é usado pela Google desde 1999. A empresa de 40 pessoas, hoje já conta com mais de 60 mil profissionais por todo o mundo, altamente qualificados. Isso mostra que o método pode ser utilizado tanto por pequenas empresas quanto por grandes corporações.

De modo simplificado, pode-se dizer que é uma fórmula para definir metas sendo uma metodologia que lista o que vai ser feito e a maneira como vai medir seu atingimento na seguinte forma:

Eu vou _______________________, medido por _______________________.

Onde o “eu vou” representa o objetivo e “medido por” representa os key results (resultados-chave, que podem variar de 2 a 5 por objetivo).

Como funciona a metodologia OKR

O nome OKR está diretamente relacionado à maneira como a metodologia funciona, como pode ser visto a seguir:

Objetivos

Apresentam uma direção clara do que a empresa pretende conquistar. Cada objetivo pode ser formulado não apenas para tornar claro o que se deve buscar, mas também para manter todos engajados na missão em questão.

Alguns exemplos simples de objetivos que deixariam todos na equipe informados e engajados são:

  • tornar-se autoridade no mercado;
  • oferecer um suporte impecável ao cliente;
  • aumentar as vendas consideravelmente.

Todos esses alvos são claros e específicos e não deixam dúvidas de qual deve ser o foco. Mas ainda dependem de algo para ser cumpridos: os resultados-chave.

Key results

Eles servem de parâmetro para se determinar o quanto a empresa está perto de alcançar um objetivo. Em outras palavras, são metas menores que ajudam diretamente na conquista do alvo principal.

Sem essa parte do planejamento, ficaria muito difícil alcançar os objetivos propostos inicialmente. Afinal, seria muito difícil mensurar de forma objetiva e precisa o quanto o suporte é espetacular, por exemplo. Cada objetivo principal tem várias metas secundárias que levam até ele. E é muito importante que elas possam ser mensuradas de forma exata e confiável.

Características dos OKRs

As principais características são:

  • Ciclos curtos de definição de metas:As metas dos OKRs não podem ser longas demais, pois isso dificulta o processo e prejudica sua eficiência. Isso vai ajudar a manter o senso de urgência, ao passo que dá tempo suficiente para que todos realizem seu trabalho e as táticas aplicadas surtam efeito.
  • Simplicidade: devem ser simples e mensuráveis e compreensão facilitada.
  • Transparência: eles devem ser publicados de forma que seja de conhecimento de toda a organização. O engajamento faz com que os OKRs seja uma tarefa de todos. A corrente está criada entre todos na organização e os objetivos estão relacionados em todas as direções. A sensação é que o caminho a ser percorrido está alinhado e em andamento, Então, formou-se uma organização transformada em um grande time.
  • Definidos Bottom-up e Top-Down: apenas 40% dos objetivos são definidos pela alta administração e 60% dos OKRs devem ser definidos pela equipe de funcionários. Esse tipo de definição é muito útil para reforçar o engajamento do quadro de funcionários da empresa. Ao envolvê-los no processo de elaboração de objetivos, serão ainda melhores os resultados atingidos. Isso porque as pessoas se sentem valorizadas e se sentem fazendo definitivamente parte da organização.
  • Stretch Goals: metas que exigem que a equipe ponha a mão na massa, repensando a forma de trabalhar.
  • Separados de remuneração e avaliação: desassociar as metas da remuneração e avaliação é imprescindível para que a equipe possa elaborar metas difíceis e aspiracionais.
  • Todos devem conter números;
  • Cada profissional deve possuir, no máximo, 5 objetivos macro com 4 resultados chave para cada objetivo macro.

Como a mensuração de resultados pode ser parte da cultura da empresa

Fica claro que a mensuração de resultados é ponto central na metodologia OKR — o que, para muitas pessoas, não é algo tão importante a fazer. O fato é que acompanhar métricas e analisar dados não significa deixar o lado humano da organização de lado. Pelo contrário, agir com base em dados torna possível tomar decisões mais justas e criar um ambiente mais agradável e colaborativo.

Diante disso, veja algumas dicas simples para implementar na sua empresa uma cultura de mensuração de resultados:

  1. Divida para conquistar: assim como nos objetivos, quebre o acompanhamento de dados em várias metas menores. Divida as métricas entre diferentes profissionais, dê a eles o treinamento necessário para acompanhá-los e fique de olho no trabalho. Mas atenção, é muito importante centralizar todos os dados ao final. Isso irá garantir que qualquer colaborador consiga entender exatamente como está o desempenho da equipe.
  2. Torne claro o valor prático da mensuração de resultados: explique para os seus colaboradores qual vai ser o uso dos dados coletados e por que o negócio não pode ficar sem eles.
  3. Use os dados para melhorar processos e gerar feedback: não existe motivador maior do que mostrar, na prática, como a avaliação de resultados contribui para tornar os processos mais ágeis. Mostre para os funcionários que o resultado final é ajudar todos a desempenhar melhor e com menos estresse.

Mas e agora, como implementar essa metodologia?

A metodologia OKR é a abordagem perfeita para empresas que procuram otimizar seus modelos de gestão e escalar seus negócios de forma simples, sem se afundar na complexidade de vários métodos atuais. Ela ajuda a classificar o que é importante para alcançar suas metas.

Apesar de saber que a metodologia OKR é bem prática e direta, não basta pensar em objetivos, resultados-chave e achar que a estratégia está pronta. É preciso seguir uma série de passos importantes, que garantem o bom funcionamento da metodologia e facilitam bastante sua adoção entre todos os colaboradores da empresa.

Veja quais são esses passos e por que eles fazem tanta diferença no processo como um todo:

  1. Defina metas claras e específicas, de acordo com as características citadas ali em cima;
  2. Divida os objetivos entre top-down e bottom-up;
  3. Estabeleça prazos razoavelmente curtos;
  4. Acompanhe os resultados de forma constante.

E muito importante. Não confunda esforços e resultados: o esforço pode ser máximo, mas o que precisa ser analisado são os resultados. Por isso, é tão importante focar em métricas, e não apenas no sentimento de união e esforço coletivo como forma de quantificar a dedicação de todos.

Agora que você já sabe como definir e implantar as metas e objetivos chave, que tal dar o próximo passo e ler este texto aqui, que fala sobre como manter os funcionários alinhados com as metas da sua empresa?

Redator da Cria

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