Você sabe dos benefícios de usar a tecnologia a favor da comunicação? Cada vez mais, as inovações tecnológicas estão presentes em nossas vidas. Consequentemente, os meios de comunicação tentam incluí-las de maneiras criativas e, assim, acabam por torná-las grandes aliadas na interlocução.
Com o tempo, o uso dessas técnicas fez com que as empresas elaborassem soluções diferentes para os seus negócios. Portanto, a partir da tentativa de dar ênfase em um produto, fizeram uso da tecnologia de forma eficiente e inovadora. Quer conhecer alguns desses exemplos? Foi por esse motivo que separamos uma lista com 3 formas de usar o desenvolvimento tecnológico que revolucionaram a forma de se comunicar!
Tornar cotidiano mais divertido
Primeiramente, é importante destacar que muitas das ações que tomamos hoje são extremamente mecânicas e entediantes. Logo, um toque de ousadia pode tornar algo banal em um momento de diversão.
Tudo aquilo que sai dos padrões cotidianos atrai atenção. Dessa forma, estabelecer um tipo de comunicação não usual faz com que o receptor absorva a informação de uma forma muito mais eficaz.
Um exemplo de case de sucesso que utilizou essa abordagem foi a campanha da Smart, uma fabricante de veículos. Com a intenção de alertar os pedestres sobre o risco de atravessar diante de um sinal vermelho, foi instalado um semáforo singular. Tal aparelho tinha o bonequinho coreografado pelas pessoas do local, que, ao entrarem em uma cabine específica, moviam o boneco a partir dos próprios movimentos corporais.
O resultado foi impressionante! 81% a mais de pedestres pararam no sinal vermelho. Esse dado só comprova que sair daquilo que é habitual é uma excelente forma de atrair público para aquilo que você deseja disseminar.
Gerar mídia para as empresas
Fazer ações nos meios digitais de fácil compartilhamento é uma jogada-chave. O uso de campanhas de identificação emocional é ótimo para fazer com que o público conheça e admire os valores da sua marca. Assim, vender aquilo que o seu negócio apoia gera engajamento e fidelização daqueles que compartilham do mesmo posicionamento.
Foi pensando nessa estratégia que a DM9Rio e a 3bits criaram o Ursinho Elo. Crianças em tratamento no Hospital Amaral Carvalho ficam longe de seus amigos e familiares por causa da baixa imunidade. Tais marcas usaram de um dos brinquedos que as crianças mais gostam, o urso de pelúcia, para diminuir um pouco a saudade.
Em suma, cada um dos Ursinhos Elo recebe e armazena áudios de WhatsApp, que podem ser enviados a qualquer hora do dia. É só apertar a mão do brinquedo que eles são reproduzidos.
O projeto já conta com mais de um milhão de visualizações e teve uma matéria transmitida na Rede Globo. Além disso, gerou, globalmente, mais de 16 milhões de reais em mídia espontânea.
A sensibilização que o vídeo provoca faz com que o público entenda que, além de pensar em humanizar a tecnologia, as empresas tiveram atitude. São essas boas ações que, além de ajudarem a quem precisa, engajam pessoas e melhoram a imagem da marca frente ao mercado, aumentando o consumo.
Facilitar e agilizar processos
Com a correria do dia a dia, a população busca, gradativamente, por meios práticos e rápidos de realizar suas atividades. Assim, investir na tecnologia facilitadora é buscar por uma melhor experiência do usuário com a sua marca.
Um exemplo dessa dica é banco digital Nubank. Ele não possui agência física, apenas uma plataforma online. A companhia não cobra anuidade e nem taxas de manutenção, o que a coloca como um diferencial. Além disso, quer mudar como os cartões são vistos e acelerar processos referente à compra, pagamento e resolução de problemas.
Hoje, a Nubank tem mais de 5 milhões de clientes, tornando-se o maior banco digital fora da Ásia. A qualidade e eficiência do aplicativo mostram que a procura pela prontidão é algo rentável dentro do mercado mundial.
Enfim, você já está pronto para testar as novas formas de inovar em suas soluções? Dá uma olhada neste texto que fala sobre algumas ferramentas online que são muito úteis para o seu negócio e saiba como começar!