O marketing digital, surgido na década de 90, deixou de ser apenas uma tendência para se tornar uma prática amplamente difundida.
Isso porque o uso dele é tão comum atualmente que há quem considere não tratar o marketing digital como uma vertente distinta do marketing tradicional, mas apenas como a evolução dele.
Independente de ser uma variedade dentro das estratégias de marketing ou uma adaptação dele aos novos tempos, o marketing digital é com certeza indispensável em um mundo conectado como o que vivemos.
Basta pensar que, antes da internet, era bem mais difícil um comprador em potencial saber tudo sobre um produto. Afinal, toda essa informação se encontrava exclusivamente na mão da empresa que o vendia, dificultando uma comunicação mais efetiva.
Mas apesar de desafiador, o marketing digital é na realidade uma enorme oportunidade! Sua marca torna-se capaz de ganhar mais notoriedade, adquirir clientes fiéis e multiplicar o seu negócio.
E para que você possa se inspirar, trouxemos uma lista com 4 exemplos de bons usos do marketing digital!
A frase da imagem diz algo como: “Você ainda pode molhar o biscoito no escuro”. A empresa realiza um trocadilho com o som das palavras “dark” e “dunk”. Contudo, o mais surpreendente dessa campanha é o seu contexto.
Em 2013, houve um blecaute no Super Bowl durante a partida. Se tratava da final do campeonato nacional de futebol americano, o evento esportivo mais importante do país e que no ano do ocorrido atraiu 108 milhões de telespectadores!
A queda de energia durou 34 minutos e a campanha foi veiculada dentro desse intervalo de tempo, fazendo referência à escuridão no estádio.
Então a 360i, agência de marketing digital contratada pela Oreo, pensou o conceito, criou a imagem e a legenda e aprovou a campanha apenas 12 minutos depois que a energia caiu!
Evidentemente o tweet foi um sucesso absurdo. Ele é um bom exemplo de como algumas ações só funcionam dentro dos meios digitais! A companhia jamais teria como fazer a mesma coisa e de maneira tão eficiente com um comercial para televisão, por exemplo.
O destaque da Red Bull aqui não é devido a uma campanha específica. Dentro do Instagram, a empresa austríaca que comercializa bebidas energéticas conta com diversos perfis. No feed da principal delas, com mais de 8 milhões de seguidores, não há uma única foto da latinha de energético da empresa, apenas uma grande quantidade de vídeos de práticas esportivas diversas, do hipismo ao snowboard.
A companhia não usa o Instagram para mostrar o que ela vende, mas para comunicar o que ela é – e, assim reforçar seu posicionamento! Assim, a rede social se tornou uma importante ferramenta para o branding – ainda que esta não seja uma prática exclusiva dos meios digitais.
E como o produto da empresa é uma bebida energética, a associação da marca aos esportes e às atividades físicas é bem adequada e se alinha bem com o seu branding. Assim, O Instagram da Red Bull não é para todo mundo, mas definitivamente é atraente para o público que ela deseja alcançar!
Step2 é uma marca americana de brinquedos. Um dos seus diferenciais é que os produtos são pensados para crianças até os 7 anos e que permitem uma interação imersiva – como castelos montáveis que os pequenos possam explorar, escorregadores e “pequenas cozinhas” com armários, bancadas e utensílios.
Apesar da proposta interessante, muitos desses brinquedos eram grandes demais para serem exibidos nas prateleiras de grandes redes varejistas e por isso a empresa partiu para o comércio online. Para mostrar como os produtos funcionavam, a Step2 decidiu produzir vídeos dos brinquedos mais vendidos e após algum tempo começaram a incentivar os clientes a darem feedbacks para que o conteúdo pudesse ser melhorado.
Com essa estratégia, a empresa aumentou o engajamento dos consumidores e consequentemente as suas vendas. E, desse modo, ela não só encontrou uma forma de superar a dificuldade de exibir seus produtos, como se abriu para escutar os clientes através dos meios digitais. Isso permitiu melhorar o conteúdo oferecido e, portanto, aperfeiçoar a qualidade da comunicação com o lead!
A Nubank é um caso à parte por diversas razões. A empresa brasileira fundada em 2013 fornece um cartão de crédito sem anuidade e é de fato um negócio digital: não conta com agência ou ponto físico e tudo é controlado através dos smartphones dos clientes. Portanto, não seria surpreendente se a empresa fosse referência em marketing digital.
De fato, a Nubank é muito elogiada pelo bom uso que faz dos meios digitais e ainda assim o motivo surpreende. Seu grande triunfo é o atendimento ao cliente, reconhecido por ser muito humanizado e, assim, indo completamente contra a ideia de que no meio digital tudo seja mecânico.
Em um dos casos, o cliente teve um lanche cobrado duas vezes no seu cartão. A Nubank não apenas resolveu o problema, como enviou uma sanduicheira na cor roxa – a cor da empresa – e uma carta escrita à mão com um pedido de desculpas e receitas de sanduíche.
Em outro momento, um homem postou na página do Facebook Catioro Reflexivo que a sua cachorra – a Belinha – havia mastigado o seu cartão. Além de enviar um novo, o banco digital também mandou um presente para a Belinha e uma carta onde chama o animal de “catiora” em referência à publicação do dono dela.
Ambos os casos renderam publicações no Facebook, milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos, e, claro, dois clientes extremamente satisfeitos! Estes reafirmaram a posição da Nubank como uma empresa atenta aos meios digitais e próxima de seus consumidores Demais, não?
Esses são apenas alguns ótimos exemplos de usos legais do marketing digital. É importante perceber que cada um deles tem algo de específico que pode te inspirar a desenvolver um bom marketing digital também (seja ele pessoal ou ligado à alguma corporação/empresa).
Além disso, eles não se restringem ao simples uso da Internet e envolvem outros conhecimentos e estratégias, como o marketing de relacionamento, marketing de oportunidade e gestão de redes sociais.
Isso tudo é para você perceber que o marketing digital é atual, eficiente e, acima de tudo, versátil! Portanto ele com certeza poderá ser proveitoso para você. Basta saber quais são as suas necessidades, objetivos e planejar bem a sua estratégia.
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