Um dos estágios mais confusos na jornada para se abrir o próprio negócio é o da precificação. Pode não parecer, mas definir os preços do seu produto de maneira estratégica é fundamental tanto para a saúde financeira quanto para obter estabilidade no mercado. A importância dessa fase para uma empresa é tamanha que, caso feita de qualquer maneira, pode trazer efeitos catastróficos.
Mas não se preocupe! Abaixo você encontrará seis pontos relevantes para que a sua precificação seja certeira:
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Conheça seus custos e despesas
O seu empreendimento precisa sempre conseguir cobrir todos os gastos realizados mensalmente. Por isso você deve saber e ter registrado quaisquer valores de saída, que se dividem entre fixos e variáveis.
Os fixos sempre existirão e são referentes aos gastos com tudo aquilo que dá suporte para que a empresa se mantenha, como folha de salários, materiais de limpeza, água, luz, etc.
Já os variáveis envolvem os investimentos realizados na produção e vão ser definidos de acordo com a quantidade produzida, como matéria-prima, fornecedores, transporte, etc.
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Estude sobre as tendências do mercado
É de suma importância saber em qual área seu negócio se encaixa mercadologicamente. Muito além do preço, saber sobre as exigências do mercado te leva a compreender os comportamentos do seu cliente, a oferta e demanda em torno do seu produto e a atuação da sua concorrência.
Com relação à precificação, é necessário observar dois focos:
Clientes
Saber o seu público-alvo te dá informações sobre os valores que os seus clientes estão dispostos a pagar. Alguns dados interessantes que contribuirão para chegar a esse fator são: renda, profissão, idade, preferências e hábitos.
Concorrência
Conhecer quem disputa o mercado com você e como se comportam é uma ótima maneira de se comparar e ter uma boa base para estabelecer o valor da sua mercadoria ou serviço. É necessário perceber se a quantia que você estabeleceu está competitiva ou muito acima da média.
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Saiba a diferença entre preço e valor
Existe uma sutil distinção entre os conceitos de preço e valor quando se trata de mercado.
O preço de algo é uma quantia imediata e diz respeito ao somatório do custo de produção, das despesas operacionais, dos impostos e do lucro.
Já o valor é mais subjetivo: o que conta é a experiência do cliente, localização da loja, diferencial do produto, etc. É algo que faz com que valha a pena comprar na sua empresa.
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Estabeleça uma margem de lucro
O lucro é o montante que se obtém da diferença entre a renda proveniente das vendas e os gastos relacionados à mercadoria.
Não existe ciência exata em torno da porcentagem correta que se deva definir como margem de lucro. Porém, o ideal é buscar o equilíbrio entre satisfação do cliente e saúde financeira do seu negócio. Cobrar um preço muito alto faz com que o consumidor se afaste, enquanto margens baixas prejudicam as finanças.
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Utilize métodos para cálculos
A hora de estipular um número que atenderá a todos os quesitos anteriores é o momento de aplicar na prática o que você preparou. Existem diversos métodos funcionais para que se chegue a um valor desejado. Aqui você encontrará dois deles:
Mark Up
Para esse cálculo, é preciso que você tenha registrado todos os custos e definido o preço da sua mercadoria, para depois estabelecer sua margem de lucro a fim de chegar a um valor. Esse é o mais simples dos métodos, porém te dá mais controle sobre a sua margem de lucro, uma vez que ela é o elemento variável. Lembre-se sempre do que deve ser considerado antes de determinar o lucro.
Valor de venda = Custo + Lucro
Preço-teto ou Preço de Valor Percebido
Esse método se difere do anterior pois se baseia na análise do mercado. O primeiro passo é identificar o máximo que o seu comprador está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço e estipular um valor satisfatório tanto ao mercado quanto às suas finanças. Feito isso, as despesas e a margem de lucro se adaptam à quantia instituída.
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Atualize-se constantemente
Após estabelecer um preço de venda condizente às necessidades do seu negócio e dos seus consumidores, observar os resultados alcançados é essencial para a manutenção da competitividade e rentabilidade. Atente-se ao mercado, confira os custos e continue estudando para alcançar sempre o preço certo!
Agora que você já sabe como realizar uma precificação assertiva, que tal partir para as vendas?