Ações de responsabilidade social empresarial, ou RSE, referem-se a posturas que uma empresa toma em benefício interno ou externo, sem fins lucrativos. Essas ações favorecem tanto a sociedade, quanto o marketing do seu negócio. Quer saber como?
Neste texto vamos perceber então como essas ações podem apresentar vantagens para além de sua simples aplicação.
Ações RSE já são amplamente utilizadas em grandes empresas. Isso porque uma vez que a empresa está inserida em um convívio social, tomar atitudes que beneficiem esse meio é extremamente vantajoso. Isso causa um funcionamento que opera praticamente como uma via de mão dupla. As ações RSE apresentam ganho para a sociedade, ao passo que tem resultados no marketing da companhia, interna e externamente.
É importante perceber o quão poderosas essas ações podem ser para o marketing de sua empresa. Quanto a imagem externa da companhia, de acordo com a Reputation Institute, a responsabilidade social influencia cerca de 41% da sua reputação.
Além disso, ao tomar atitudes de responsabilidade socioambiental no ambiente interno da firma, os funcionários se sentem mais confortáveis. É certo que isso impulsiona a produtividade. Segundo a revista Forbes, funcionários felizes são, em média, 20% mais produtivos. Quando refere-se a um consumidor ser atendido por uma pessoa que se sente bem fazendo seu trabalho, as vendas podem alavancar em até 37%.
Alguns atos de responsabilidade social ficaram famosos nos últimos anos. Por exemplo, em 2015 o Facebook iniciou o projeto internet.org, visando levar o acesso à internet aos mais diversos locais no planeta. Hoje a iniciativa já alcançou mais de 25 milhões de pessoas. Segundo Mark Zuckerberg, após o lançamento do projeto, o preço das ações do Facebook disparou.
Outra iniciativa que ocorre no Brasil é a Amaphiko da Red Bull, a qual financia e dá mentoria a empreendedores sociais. O projeto impulsiona pessoas que fazem grande diferença na sociedade. Isso é feito combatendo preconceitos e buscando levar a educação às classes mais baixas.
Entretanto, não é necessário possuir uma empresa do tamanho do Facebook para realizar ações de responsabilidade social empresarial. Criar um espaço na sua empresa para estimular o descanso físico e mental dos seus funcionários, extinguir o uso de copos descartáveis, conscientizar sobre o desperdício de água e contribuir com a divulgação da arrecadação de doações são ótimos exemplos de ações RSE.
A responsabilidade social pode vir também exercendo as práticas comuns da empresa. A exemplo disso, a própria Cria possui projetos RSE, pelos quais ela não cobra por seus serviços. Um deles é o gerenciamento de redes sociais da organização não governamental ‘Fa.Vela’. O ‘Fa.Vela’ funciona como uma aceleradora de empreendedorismo em comunidades.
Isto é, exercer ações RSE beneficia a sociedade a sua volta e se mostra um potente recurso para melhorar como é vista sua empresa, o que influencia, inclusive, a tomada de decisões dos possíveis clientes.
Se interessou pelo assunto? Conheça outras ações que podem melhorar o clima e o desempenho da sua empresa. No texto de Dicas de relacionamento empresarial explicamos um pouco mais sobre isso!
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…