Ações RSE e Marketing: uma combinação que você precisa conhecer!

Rate this post

Ações de responsabilidade social empresarial, ou RSE, referem-se a posturas que uma empresa toma em benefício interno ou externo, sem fins lucrativos. Essas ações favorecem tanto a sociedade, quanto o marketing do seu negócio. Quer saber como?

Neste texto vamos perceber então como essas ações podem apresentar vantagens para além de sua simples aplicação.

Primeiro vamos entender melhor a responsabilidade socioambiental empresarial e ver suas aplicações

Ações RSE já são amplamente utilizadas em grandes empresas. Isso porque uma vez que a empresa está inserida em um convívio social, tomar atitudes que beneficiem esse meio é extremamente vantajoso. Isso causa um funcionamento que opera praticamente como uma via de mão dupla. As ações RSE apresentam ganho para a sociedade, ao passo que tem resultados no marketing da companhia, interna e externamente.

É importante perceber o quão poderosas essas ações podem ser para o marketing de sua empresa. Quanto a imagem externa da companhia, de acordo com a Reputation Institute, a responsabilidade social influencia cerca de 41% da sua reputação.

Além disso, ao tomar atitudes de responsabilidade socioambiental no ambiente interno da firma, os funcionários se sentem mais confortáveis. É certo que isso impulsiona a produtividade. Segundo a revista Forbes, funcionários felizes são, em média, 20% mais produtivos. Quando refere-se a um consumidor ser atendido por uma pessoa que se sente bem fazendo seu trabalho, as vendas podem alavancar em até 37%.

RSE na prática

Alguns atos de responsabilidade social ficaram famosos nos últimos anos. Por exemplo, em 2015 o Facebook iniciou o projeto internet.org, visando levar o acesso à internet aos mais diversos locais no planeta. Hoje a iniciativa já alcançou mais de 25 milhões de pessoas. Segundo Mark Zuckerberg, após o lançamento do projeto, o preço das ações do Facebook disparou.

Outra iniciativa que ocorre no Brasil é a Amaphiko da Red Bull, a qual financia e dá mentoria a empreendedores sociais. O projeto impulsiona pessoas que fazem grande diferença na sociedade. Isso é feito combatendo preconceitos e buscando levar a educação às classes mais baixas.

Entretanto, não é necessário possuir uma empresa do tamanho do Facebook para realizar ações de responsabilidade social empresarial. Criar um espaço na sua empresa para estimular o descanso físico e mental dos seus funcionários, extinguir o uso de copos descartáveis, conscientizar sobre o desperdício de água e contribuir com a divulgação da arrecadação de doações são ótimos exemplos de ações RSE.

E como isso pode se aplicar à sua realidade?

A responsabilidade social pode vir também exercendo as práticas comuns da empresa. A exemplo disso, a própria Cria possui projetos RSE, pelos quais ela não cobra por seus serviços. Um deles é o gerenciamento de redes sociais da organização não governamental ‘Fa.Vela’. O ‘Fa.Vela’ funciona como uma aceleradora de empreendedorismo em comunidades.

 

 

 

Isto é, exercer ações RSE beneficia a sociedade a sua volta e se mostra um potente recurso para melhorar como é vista sua empresa, o que influencia, inclusive, a tomada de decisões dos possíveis clientes.

Se interessou pelo assunto? Conheça outras ações que podem melhorar o clima e o desempenho da sua empresa. No texto  de Dicas de relacionamento empresarial explicamos um pouco mais sobre isso!

Redator da Cria

Recent Posts

3 erros que prejudicam suas vendas na Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…

6 horas ago

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

1 semana ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago