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Os 5 benefícios do Marketing de Relacionamento para o seu negócio

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Você provavelmente já ouvir falar sobre Marketing, não é mesmo? Mas você sabia que existem diversos tipos de Marketing, e que cada um deles tem uma função específica? Nesse texto vamos falar sobre o Marketing de Relacionamento, que nada mais é do que toda e qualquer ação tomada pelas organizações para manter uma relação com seus clientes.

O Marketing de Relacionamento possui uma série de benefícios, afinal, saber o que o cliente pensa e como ele se sente está cada vez mais importante. Se você ainda tem dúvida sobre o que exatamente esse tipo de Marketing pode fazer pelo seu negócio, esse texto é pra você! Nele, enumeramos algumas das várias vantagens que investir em Marketing de Relacionamento podem trazer.

1 – O Marketing de Relacionamento ajuda sua empresa a se destacar

A concorrência entre empresas de diferentes ramos está crescendo cada vez mais. Isso quer dizer que, para se destacar, a sua empresa deve promover algo além do produto em si. O Marketing de Relacionamento está diretamente ligado à isso, uma vez que contribui (e muito) para que sua empresa se diferencie das demais.

Desde o momento que o cliente faz o primeiro contato com o seu negócio até o momento da compra, diversas ações podem ser promovidas para que o relacionamento empresa X cliente seja o melhor possível. A maneira como um atendimento por Call é feito diz respeito a Marketing de Relacionamento, assim como respostas de comentários nas redes sociais.

Uma empresa que possui um produto incrível mas não investe em Marketing de Relacionamento provavelmente não está se destacando tanto quanto poderia. Já as empresas que possuem um produto que apenas supre a necessidade do cliente, mas faz a experiência dele ser a melhor possível, com certeza se destaca.

2 – O Marketing de Relacionamento é um colaborador na hora de atrair clientes ideais

Quando você investe em Marketing de Relacionamento, você está criando a oportunidade de gerar conteúdo para o seu lead. Isso implica desde contatos diretos (uma Cold Call, por exemplo) até contatos indiretos (como a divulgação por um influenciador).

Tais contatos criam a oportunidade de educar o lead, mostrar que sua empresa ou produto é autoridade em determinado assunto e que você, provavelmente, tem a solução para a dor dele. Ou seja, quando o lead virar de fato um cliente, ele já saberá o valor do seu negócio, sendo assim um cliente ideal.

3 – A taxa da de conversão aumenta juntamente com o Marketing de Relacionamento

Promover ações que mostrem a autoridade do seu negócio, assim como citado no benefício 2, serve também para impedir que leads nunca cheguem a ser clientes. Quando você produz conteúdo e se relaciona com um contato, você está nutrindo ele, o que aumenta as chances dele fechar com a sua empresa.

Vamos pensar em uma situação prática? Você identifica um lead que abre todos os seus e-mails e curte todas as suas publicações nas redes sociais. Você pode se relacionar com ele mandando mais e-mails, interagindo nas redes, fazendo ligações… as chances de ele fechar com sua empresa, após esse relacionamento ter sido nutrido, são maiores do que se você não tivesse se relacionado ou interagido.

Por isso, podemos afirmar que práticas que promovem a relação entre a empresa e o cliente são extremamente necessárias para manter uma boa taxa de conversão. Sem isso, os leads se perdem, não se qualificam e dificilmente chegam ao fundo do funil.

4 – A fidelização de clientes é uma consequência do Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento contribui não só para tornar o seu lead um cliente, mas também para fazer com que esse cliente continue retido na sua empresa. Quando ele chega ao fundo do funil, quer dizer que ele chegou ao ato da compra. Mas saiba que o funil não deve terminar por aí!

A fidelização é uma outra etapa do funil e é muito importante para que a sua empresa continue crescendo. Sendo assim, continuar nutrindo o seu cliente mesmo depois dele já ter efetuado a compra é importante, e uma das maneiras de realizar isso é se relacionando com ele.

Quando você continua produzindo conteúdo e mantendo contato com o cliente mesmo depois do ato da compra já ter sido realizado, o sentimento de confiança é promovido. Isso acontece porque ele sente que seu interesse não é apenas o da venda, mas sim o de relacionamento, o que fará com que ele volte a comprar mais vezes com sua empresa caso necessite.

5 – O Marketing de Relacionamento possui um alto ROI

A sigla ROI significa Return Over Investment, ou seja, retorno sobre investimento. Como o próprio nome já diz, ela diz respeito ao retorno que você tem em relação ao dinheiro que investiu. Investir em Marketing de Relacionamento possui um alto retorno, uma vez que nutrir leads faz com que eles se tornem clientes, e continuar nutrindo clientes faz com que eles se fidelizem.

Sendo assim, esse benefício está diretamente relacionado com todos os anteriores. Investir em Marketing de Relacionamento faz com que todas as vantagens citadas se tornem realidade. Ou seja, o ROI é alto porque o Marketing de Conteúdo ajuda sua empresa a se destacar e a atrair, converter e fidelizar clientes, ou seja, a vender mais.

Agora que você já sabe alguns benefícios do Marketing de Relacionamento, é só começar a aplicar. As possibilidades de aplicação são diversas, pois se relacionar de maneira positiva com o cliente é algo que pode ser promovido desde a primeira Call ou primeiro e-mail até a geração de conteúdo e feedbacks.

Ainda está um pouco perdido sobre como dar início a prática de Marketing de Relacionamento na sua empresa? Que tal dar uma olhada nesse texto que enumera algumas dicas de como promover uma boa relação entre o gestor e o cliente?

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