Como os valores da sua empresa te ajudam na comunicação da sua marca

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Você já parou para pensar no que torna uma empresa única? Muito além dos serviços ou produtos que ela oferece, existem outros fatores que configuram a identidade de uma marca! Um deles são os valores que norteiam uma instituição, que são essenciais para trazer uma marca à vida.

Portanto, vamos entender nesse texto como funciona essa estratégia!

O que são valores?

Todos nós vivemos com base em princípios que nos fazem quem nós somos. Seja você uma pessoa que acredita na empatia, seja alguém que é guiado pelo otimismo, de ambas as formas certamente alguns valores conduzem seu cotidiano!

Os valores de uma empresa são como esses princípios pessoais, porém aplicados a uma organização. Eles são diretrizes organizacionais que definem a identidade da empresa e norteiam as atitudes daqueles que fazem parte da equipe.

Uma empresa que, por exemplo, possui como valores a excelência em projetos e o desenvolvimento colaborativo, tem uma identidade definida por esses ideais. Dessa forma, a empresa espera que seus colaboradores sejam focados no bom desempenho de projetos e no trabalho em equipe.

Qual a importância dos valores?

Ter valores definidos é um grande passo na consolidação de qualquer empresa. Isso pois, atualmente, todas as instituições têm que lidar com uma realidade de grande concorrência, e a singularidade é um fator que destaca algumas marcas de outras.

É por isso que investir na construção de uma identidade é algo tão vantajoso.

Nesse processo, os valores têm um papel de protagonismo, uma vez que são capazes tanto de definir e cultivar hábitos nos colaboradores quanto de ajudar a transparecer uma imagem para fora da companhia.

A consistência dos valores e o seu fomento dentro da empresa são ações estratégicas que consolidam a identidade de uma instituição, e permitem que haja uma base sobre a qual se desenvolver.

Além disso, uma empresa com valores bem definidos é uma empresa que sabe quem contratar e acaba, assim, criando uma cultura organizacional forte e consistente.

Isso permite que os colaboradores trabalhem com um sentimento grande de pertencimento e, dessa forma, tenham um desempenho maior em suas tarefas.

Como aplicar os valores na comunicação da sua marca?

Já deu pra entender que os valores são muito importantes para uma organização, né? Mas não acaba por aí!

Para além do universo organizacional e estratégico, os valores de uma empresa também auxiliam imensamente na comunicação de uma marca.

Nós já conversamos sobre como os valores ajudam a definir uma imagem da empresa. Essa imagem é justamente o que é trabalhado na comunicação! Isto é, como uma marca é vista, como ela se apresenta e como quer ser entendida pelo público.

Para ficar mais claro vamos destrinchar, a seguir, alguns pontos que fazem parte da comunicação de uma marca sobre os quais os valores exercem grande influência! Dá só uma olhada:

Brand Persona

Um dos principais conceitos no universo da comunicação é o persona. A brand persona nada mais é do que um personagem que representa a marca. Trata-se de uma idealização de quem seria a marca caso ela fosse uma pessoa.

Ou seja, uma brand persona tem hábitos, comportamentos, jeitos de falar e de consumir e, principalmente, características “pessoais”.

Para que esses aspecto sejam definidos, é imprescindível que exista um conhecimento acerca da identidade da empresa e, como já falamos antes, os valores estão no centro do processo.

A estratégia de definição de uma brand persona passa pela necessidade da comunicação seja cada vez mais humanizada. Afinal, uma empresa de identidade bem definida – e expressa em sua comunicação com o mundo – tende a ser melhor sucedida no mercado!

Tom e posicionamento

Toda marca se comunica de um jeito específico. De acordo com os princípios que regem uma empresa, ela poderá conversar com o público de diversas maneiras. Podem ser mais ou menos formal, de uma forma mais jovem ou adulta, divertida ou séria…

A forma como uma marca conversa – seja em suas redes sociais, seja em campanhas – é denominada tom, e depende diretamente da identidade da marca e da brand persona – e, consequentemente, dos valores da empresa!

Além disso, uma marca possui pautas pelas quais se interessa e a respeito das quais faz sentido se posicionar. De acordo com aquilo em que uma marca acredita – que dialoga com seus princípios e valores -, ela irá se posicionar sobre certos assuntos e demonstrar sua identidade por meio desse posicionamento.

O impacto de uma comunicação consistente

Você deve ter percebido que as ferramentas que apresentamos anteriormente se resumem a tornar a comunicação de uma marca coerente. Essa coerência diz respeito às crenças da empresa, aos seus valores e às causa que ela apoia.

É essencial que a forma como uma marca se comunica reflita sua identidade e, dessa forma, seja consistente e facilmente identificável pelo público. Isso faz com que a marca seja percebida pelos possíveis clientes como referência e digna de credibilidade.

Consequentemente, a probabilidade de a empresa se tornar bem sucedida e possuir uma boa taxa de conversão é muito maior!

O caso da Cria: valores na prática

Como qualquer empresa que preza pela comunicação efetiva – interna e externamente – a Cria também possui seus valores.

Reformulados no começo de 2018, os valores da Cria são algumas das diretrizes organizacionais com as quais mais nos identificamos. E o melhor de tudo é que é fácil enxergar seus princípios em cada membro!

A Cria é uma Empresa Júnior de Comunicação e, como tal, é guiada por valores que dialogam com a sua identidade inquieta, desbravadora, autêntica, comunicativa, colaborativa e focada no desenvolvimento.

É a partir desses ideais que nossos valores nasceram, expressando a criatividade que nos define e a vontade de mudar que nos faz crescer: Eureka!, Encaixar as peças, Terra à Vista, Quebrar o silêncio e Ser vento.

Cada um dos nossos valores reflete na forma como nos comunicamos com o público e entre nós. Sentir que fazemos parte de uma cultura que nos representa é o que nos move e nos motiva a ser vento. Assim, nós impedimos que o catavento pare de girar!

Agora que você já está por dentro da importância dos valores para uma instituição, vem saber mais sobre como utilizar essa identidade para humanizar sua marca e otimizar seu relacionamento com o cliente neste texto do nosso blog!

Redator da Cria

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