Categories: Uncategorized

A estratégia por trás do layout do seu site!

Rate this post

Conforme a era digital avança, mais empresas passam a contar com um endereço online. Contudo, apenas ter um site não é garantia de que você está obtendo boa visibilidade. É bom ter em mente que proporcionar uma agradável experiência do usuário é um dos segredos para conquistar qualquer cliente. Portanto, é importante que o site da empresa seja interessante para o visitante.

Em algumas circunstâncias, o endereço online é o primeiro contato de um possível cliente com sua empresa. Logo, caso encontre uma página caótica com menus desorganizados e visual desagradável, ele não irá gastar muito tempo ali. Mas, em uma situação oposta, a reação pode ser muito diferente. Um site bem estruturado, com visual atraente, cores que se equilibram e boa navegabilidade facilmente prende a atenção.

Então se você deseja entender melhor como ter um layout legal para o seu website, continue aqui com a gente!

Nós precisamos falar sobre design

O título diz tudo. É impossível discutir o layout de um site sem dizer da importância do design. Ele é citado primeiro por uma questão cronológica. O visitante irá ver o seu site antes de clicar em qualquer menu ou ler o conteúdo da página.

É ao visualizar o design do site que o visitante construirá a primeira impressão. É como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica. Deve-se levar em consideração as cores e o modo como elas interagem, as formas gráficas, a tipografia etc.

A agradabilidade visual captura imediatamente a atenção do cliente e aumenta o tempo de estadia na sua página inicial. Se a sua empresa contar com uma identidade visual ela pode ser usada na hora de construir o site.

O mundo digital é mobile!

46%. Essa é a porcentagem de pessoas que realizavam pagamentos através do celular em 2015, segundo pesquisa da Exame.com. E a tendência é que esse percentual não caia tão cedo. De 2012 a 2016 o número de pessoas com um smartphone cresceu 450%.

Esses números demonstram que o mundo digital tem se tornado cada vez mais pensado para os celulares. Inclusive, tal tendência deu origem a um neologismo: mobile friendly. Ao pé da letra seria algo como “amigável para celulares”, mas na prática é usado para se referir a páginas, redes sociais ou aplicativos que são otimizados para serem usados no celular.

Outro termo comum é o de design responsivo. Ele diz de sites que contam com uma estrutura adaptável tanto a computadores, quanto a smartphones ou tablets. Essa versatilidade é importante pois cada um desses aparelhos tem navegabilidade e visualização próprias e você não quer espantar nenhum cliente do seu site.

A organização dos elementos é fundamental

Disponha as coisas com sabedoria no seu site. Neste ponto, busque sempre o equilíbrio. É ruim para o usuário não ser capaz de encontrar com facilidade o contato da sua empresa, por exemplo. Por outro lado, pode ser igualmente negativo ele ser bombardeado por uma grande quantidade de textos e imagens de imediato.

Uma sugestão é que a página inicial contenha apenas as informações mais indispensáveis. Por exemplo: se você quer contar a história do seu negócio ela pode estar em outra seção do site. Já no menu principal, você pode manter um link que leve o visitante à ela. Dessa forma ele poderá acessá-la com facilidade, mas sua página inicial não ficará poluída.

Além disso, preste atenção à qualidade das imagens utilizadas. Você pode aparentar desleixo se as fotos que aparecerem no seu site tiverem qualidade baixa.  

E, por fim,

Pronto, você provavelmente entendeu melhor a importância de investir no layout do seu site. Caso você não esteja criando um endereço eletrônico do zero, mas apenas reformando o seu antigo, é possível fazer modificações aos poucos. Isso permite que seus antigos visitantes ainda reconheçam seu site.

Além do mais, conte com profissionais especializados nesse tipo de atividade. O investimento vale a pena e o resultado final pode ser usado por um longo tempo. Se você gostou deste texto, que tal conferir um outro? Ele trata do uso do Google Analytics para avaliar quão funcional é o seu site, se tiver interessado é só clicar bem aqui.

 

Redator da Cria

Recent Posts

3 erros que prejudicam suas vendas na Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…

9 horas ago

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

1 semana ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago