Conforme a era digital avança, mais empresas passam a contar com um endereço online. Contudo, apenas ter um site não é garantia de que você está obtendo boa visibilidade. É bom ter em mente que proporcionar uma agradável experiência do usuário é um dos segredos para conquistar qualquer cliente. Portanto, é importante que o site da empresa seja interessante para o visitante.
Em algumas circunstâncias, o endereço online é o primeiro contato de um possível cliente com sua empresa. Logo, caso encontre uma página caótica com menus desorganizados e visual desagradável, ele não irá gastar muito tempo ali. Mas, em uma situação oposta, a reação pode ser muito diferente. Um site bem estruturado, com visual atraente, cores que se equilibram e boa navegabilidade facilmente prende a atenção.
Então se você deseja entender melhor como ter um layout legal para o seu website, continue aqui com a gente!
O título diz tudo. É impossível discutir o layout de um site sem dizer da importância do design. Ele é citado primeiro por uma questão cronológica. O visitante irá ver o seu site antes de clicar em qualquer menu ou ler o conteúdo da página.
É ao visualizar o design do site que o visitante construirá a primeira impressão. É como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica. Deve-se levar em consideração as cores e o modo como elas interagem, as formas gráficas, a tipografia etc.
A agradabilidade visual captura imediatamente a atenção do cliente e aumenta o tempo de estadia na sua página inicial. Se a sua empresa contar com uma identidade visual ela pode ser usada na hora de construir o site.
46%. Essa é a porcentagem de pessoas que realizavam pagamentos através do celular em 2015, segundo pesquisa da Exame.com. E a tendência é que esse percentual não caia tão cedo. De 2012 a 2016 o número de pessoas com um smartphone cresceu 450%.
Esses números demonstram que o mundo digital tem se tornado cada vez mais pensado para os celulares. Inclusive, tal tendência deu origem a um neologismo: mobile friendly. Ao pé da letra seria algo como “amigável para celulares”, mas na prática é usado para se referir a páginas, redes sociais ou aplicativos que são otimizados para serem usados no celular.
Outro termo comum é o de design responsivo. Ele diz de sites que contam com uma estrutura adaptável tanto a computadores, quanto a smartphones ou tablets. Essa versatilidade é importante pois cada um desses aparelhos tem navegabilidade e visualização próprias e você não quer espantar nenhum cliente do seu site.
Disponha as coisas com sabedoria no seu site. Neste ponto, busque sempre o equilíbrio. É ruim para o usuário não ser capaz de encontrar com facilidade o contato da sua empresa, por exemplo. Por outro lado, pode ser igualmente negativo ele ser bombardeado por uma grande quantidade de textos e imagens de imediato.
Uma sugestão é que a página inicial contenha apenas as informações mais indispensáveis. Por exemplo: se você quer contar a história do seu negócio ela pode estar em outra seção do site. Já no menu principal, você pode manter um link que leve o visitante à ela. Dessa forma ele poderá acessá-la com facilidade, mas sua página inicial não ficará poluída.
Além disso, preste atenção à qualidade das imagens utilizadas. Você pode aparentar desleixo se as fotos que aparecerem no seu site tiverem qualidade baixa.
Pronto, você provavelmente entendeu melhor a importância de investir no layout do seu site. Caso você não esteja criando um endereço eletrônico do zero, mas apenas reformando o seu antigo, é possível fazer modificações aos poucos. Isso permite que seus antigos visitantes ainda reconheçam seu site.
Além do mais, conte com profissionais especializados nesse tipo de atividade. O investimento vale a pena e o resultado final pode ser usado por um longo tempo. Se você gostou deste texto, que tal conferir um outro? Ele trata do uso do Google Analytics para avaliar quão funcional é o seu site, se tiver interessado é só clicar bem aqui.
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