Se você está lendo este texto agora, provavelmente já tem um Facebook, certo? Sendo assim, podemos presumir que você tem consciência de que essa é uma rede social importante, não é mesmo? Mas você saberia dizer o porquê? E mais do que isso. Você pode afirmar que sabe gerenciar a sua página de modo a obter o melhor retorno possível?
Atualmente o Facebook é a rede social mais utilizada no mundo. São mais de dois bilhões de usuários ativos por mês. Nessa realidade, o Brasil é o segundo país que mais utiliza o aplicativo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Mais do que ser uma ferramenta para conectar pessoas, ele hoje é um meio para as empresas se relacionarem com sua audiência. Ser uma ferramenta tão popular tem os seus pros e contras. O público em potencial a ser alcançado é muito grande. Ao passo que há um grande número de concorrentes também à disposição deste público. Neste cenário, podemos perceber a importância de boas estratégias para que possamos nos destacar neste mar de perfis sociais.
Perfil profissional
O primeiro passo para criar a sua estratégia de marketing digital via Facebook é estabelecer a sua marca através de uma página profissional, nunca através do seu perfil pessoal. Por meio da página, é possível ter acesso a ferramentas de análise para conhecer melhor o seu público e saber como chegar até ele da maneira mais eficaz possível.
Configurando a sua página
Uma vez criada a página de perfil profissional, agora é hora de deixá-la o mais completa possível. É preciso configurá-la para que apresente informações detalhadas e corretas sobre o seu negócio. Desta forma, que as pessoas entenderão exatamente qual é o serviço que você está oferecendo através dela.
Quanto mais completa e bem configurada for a sua página, melhor será o ranqueamento dela nos mecanismos de pesquisa, tanto do Facebook, quanto do Google.
Algumas das informações importantes que você precisa completar são:
- Descrição ou “sobre”: pequena descrição para que as pessoas entendam sobre o que é o seu negócio. Insira o endereço se você tem um escritório fixo. Assim, as pessoas sabem onde te achar. Coloque também o horário de funcionamento e opções de contato. Quanto mais informações você fornecer para que futuros clientes, melhor para o seu negócio.
- Nome de usuário e URL customizada: têm o objetivo de identificar a página e fazer com que ela seja encontrada de forma fácil.
- Perfil: é preciso deixar a página bonita e interessante. Aí entra a identidade visual com o logo da empresa e foto de capa. Quanto mais profissional for o conteúdo visual que você disponibilizar, mais credibilidade passará. Por isso é tão importante uma identidade visual de qualidade. É interessante utilizar a capa da página para informar sobre eventos e ações promovidos pela marca.
- Outras configurações: existe uma aba chamada “configurações”, onde você pode definir informações como seu público-alvo (o que ajuda a ganhar relevância nas buscas). Lá é onde se adicionam administradores da página, dentre muitas outras coisas para deixá-la ainda mais personalizada.
Tudo configurado? Então agora mãos à obra!
Agora que já temos a página configurada, é preciso planejar o tipo de conteúdo, frequência de postagens, dentre outras estratégias. Para isso, lembre-se de algumas dicas:
Dicas de postagens
- Publicar mais para ser mais visto não dá certo: o feed de notícias da rede não possui mais uma ordem cronológica. Hoje, a relevância da ordem das postagens para cada pessoa no Facebook é determinada por um algoritmo matemático chamado EdgeRank. Por isso, é preciso sempre buscar produzir posts relevantes para o seu público.
- Invista no conteúdo visual: as imagens e os vídeos são métodos certeiros para chamar a atenção do seu público. Aproveite que a sua profissão é capaz de render boas imagens e só poste conteúdo com alta qualidade visual. Evite fotos mal enquadradas e pixelizadas.
- Use boas imagens e vídeos para chamar a atenção: Com a timeline, as imagens ganharam destaque e ficaram maiores. Quando o usuário passa os olhos pelo feed de notícias, as fotos são avistadas facilmente. Vídeos funcionam da mesma forma.
- Publique manualmente: A rede social tende a ignorar posts provenientes de aplicativos que funcionam com o RSS.
- Dê prioridade a certos dias e horários para postar: O Facebook Insights é uma boa ferramenta para analisar o comportamento do seu público. Lá, você pode conferir os dias e horários de pico de atividade para fazer suas publicações e garantir que ainda mais gente as veja.
- Quanto mais você aparece, maior a chance de ganhar fãs engajados: Poste com regularidade e criatividade. Quando seus fãs atuais curtirem uma postagem, essa ação aparecerá no feed de quem o tem como amigo. Quanto mais outras pessoas interagirem com os seus posts, maiores serão as chances das suas publicações serem vistas por outros usuários.
Outras dicas valiosas
- Interaja com usuários e grupos: Responda a questões feitas na página, esforce-se para dar o máximo de atenção ao público nos comentários e mensagens. Publique em grupos que podem se interessar pelo serviço que você oferece. Mostrar-se presente é um bom jeito de fidelizar novos clientes e conseguir mais indicações. Um boa forma de interação com o público é construir enquetes e perguntas na página. Esse tipo de conteúdo tem destaque no Face.
- Divulgue a página em todos os outros meios possíveis: Você já possui outras redes sociais? Divulgue a sua página em todas elas! Quanto mais amigos você convidar para curtir e mais divulgação fizer, mais pessoas verão a sua página e saberão do que ela se trata. Promova a página no seu site, por email, Twitter, newsletters. Faça com que ela seja vista e as pessoas saibam do que se trata.
- Botões de Call-to-Action: O Facebook disponibiliza botões de Calls-to-Action (CTAs) que aparecem abaixo da imagem de capa. O objetivo deles é incentivar as pessoas a realizarem ações importantes na sua página. Existem diversas opções de botão que você pode utilizar, incluindo “fazer reserva agora”, “ligar agora”, “comprar agora”, “assistir ao vídeo”, “enviar email” etc.
Mas não para por aí, ok?
Mas tão importante quanto ter uma página no Facebook, é saber explorá-la melhor maneira. Para isso, você deve estar sempre antenado nas tendências da rede social e estar sempre conectado para conseguir estabelecer um relacionamento forte com seu público-alvo. Use sua criatividade e mantenha a constância na utilização da rede para engajar sua audiência e gerar os resultados esperados.
Agora que você já aprendeu algumas dicas para aplicar à sua conta do Facebook e postagens, que tal aprender a analisar os dados de visitas da sua página para fazer um gerenciamento ainda mais eficiente? Para saber mais sobre o assunto e se tornar ainda mais expert, é só ler esse texto massa sobre Facebook Insights!