Lançado em 2010, o Instagram rapidamente se consolidou como uma das redes sociais mais utilizadas no mundo inteiro. O aplicativo é focado em conteúdo visual (fotografias, vídeos e gifs) e, segundo Kevin Systrom (um de seus fundadores), já conta com mais de um bilhão de usuários.
É importante ressaltar que o Instagram não é feito somente de perfis pessoais. Os corporativos estão cada vez mais comuns dentro dessa rede.
O alto número de usuários presentes na rede social permite que o contato com o público seja mais direto e dinâmico. Isso ocorre, pois conteúdo compartilhado no Instagram, geralmente, é de rápido consumo (diferente daquele que predomina no Facebook, por exemplo). Além de ser um espaço para divulgação de produtos e serviços, o aplicativo aparece como uma boa oportunidade para fidelizar clientes. Ele aproxima a marca de seu público e, assim, a deixa mais presente no dia a dia daqueles que a acompanham virtualmente.
No entanto, a eficiência no Instagram requer atenção e estratégia. Muitas empresas não conseguem atingir seu público e lidam com taxas de engajamento baixíssimas que prejudicam seus resultados na rede.
Podemos compreender engajamento, de forma geral, como a interação do público com uma página. É importante saber que um alto número de seguidores nem sempre também significa uma boa taxa de engajamento. Por outro lado, a participação efetiva através de curtidas e comentários é essencial!
Quer saber quais são os fatores que podem influenciar o sucesso de uma página? Conheça agora alguns erros comuns que podem gerar baixo engajamento no Instagram e o que fazer para evitá-los.
Antes de tudo, defina a imagem da sua marca no Instagram e quais são os seus objetivos na plataforma. Quando você não sabe o que deseja transmitir e aonde quer chegar, suas ações ficam sem foco e sem identidade.
Logo depois, identifique o seu público e descubra como se comunicar com ele. Planeje, também, a sua linha editorial: quais tipos de posts fazem mais sentido para o seu ramo, ou o que seu cliente ideal gostaria de ver.
Diante desse cenário, nota-se que a falta de planejamento afeta a qualidade do conteúdo compartilhado. Além disso, dificulta a análise posterior das métricas, o que acaba prejudicando novas estratégias para alavancar o perfil.
É muito importante que os posts realizados sejam alinhados ao propósito da marca e ao que o público busca. Por isso, invista em postagens criativas que transmitam novos conhecimentos. Elas podem ser sobre o seu segmento de negócio (dicas, curiosidades e notícias, por exemplo), ou sobre a realidade da empresa (como é o dia a dia da organização).
Por ser uma plataforma focada em conteúdo visual, uma boa estética é essencial para um post de sucesso no Instagram. Imagens com baixa resolução ou postadas de forma aleatórias podem afetar bastante a qualidade de sua rede social.
Tome, também, cuidado com legendas muito longas e com a linguagem utilizada nos textos. O Instagram, conforme abordado anteriormente, é uma rede social de rápido consumo. Dessa forma, as pessoas se interessam mais por conteúdos que não demandem muito tempo de concentração.
A falta de atualizações pode prejudicar a evolução da sua página e, eventualmente, fazer com que ela caia no esquecimento. Mantenha um cronograma editorial e se programe para publicar em pequenos intervalos, como de 2 em 2 dias. Entretanto, tome cuidado: o excesso de postagens também pode ser um problema. Nada de muitos posts por dia, ok?
Isso também se aplica ao Instagram Stories (as publicações que somem em 24h). Se a ferramenta não é utilizada frequentemente, a atualização fica cada vez mais distante do início da lista e perde visualizações.
Não interagir com seus seguidores pode contribuir para que seu público desista de se comunicar com o perfil na rede. Quando se sentem notadas, as pessoas tendem a participar ainda mais dos posts (olha o engajamento aí!).
Gostou do texto? Descubra os principais erros que te impedem de crescer nas redes sociais e conta para a gente o que você achou!
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