Quais as redes sociais mais utilizadas por empresas e como saber qual é a melhor para você!
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Mais de 122 milhões de usuários Brasileiros são ativos nas redes sociais, de acordo com o relatório Digital in 2017. Esse dado reflete na importância de desenvolver e estruturar estratégias de marketing voltadas para atingir públicos de empresas por meio de conteúdo nessas redes.
Pensando na era digital em que vivemos e nas novas – e muito eficientes- maneiras de se comunicar, listamos 5 redes sociais com o maior impacto no marketing digital de empresas.
Facebook
O Facebook é definitivamente a rede social com mais impacto no Brasil e no mundo atualmente, só no país são mais de 103 milhões de usuários. Assim, ele permite a veiculação de diferentes tipos de mídia como textos, fotos e vídeos. O Facebook também permite o patrocínio de campanhas e o aumento do alcance de postagens, principalmente de marketing digital.
O Facebook é a rede social perfeita para ser um canal de comunicação entre sua empresa e os atuais e futuros clientes. Provavelmente o seu cliente visitará seu Facebook e procurar uma avaliação da sua empresa antes de fechar qualquer negócio. A ideia é ter uma página sempre atualizada e aliar seu marketing de conteúdo com o Facebook, divulgando materiais relevantes ao público. Essa divulgação de materiais é ainda mais estratégica quando gera engajamento entre você, como empresa, e o consumidor.
Assim, o Facebook se tornou uma plataforma fonte direta de credibilidade para uma empresa. A página nessa rede é uma das primeiras referências que o consumidor busca a respeito de uma marca.
Instagram
Quando o assunto é compartilhamento de fotos, a rede mais popular é o Instagram. Ele conta com mais de 57 milhões de usuários no Brasil.
A comunicação via Instagram é quase toda através da imagem compartilhada, os textos geralmente são reduzidos. A ideia desta rede é trazer resultados mais interessantes para empresas com produtos concretos como restaurantes, confeitarias, lojas de roupas, presentes, acessórios…
De uma maneira geral, o Instagram se torna uma plataforma praticamente indispensável nesses casos. Isso porque ele pode funcionar até mesmo como um portfólio. Para ilustrar esse exemplo, basta pensarmos na fala de que, muitas vezes, “comemos com os olhos”. No caso de uma lanchonete com um perfil no Instagram, fotos convidativas que retratem os lanches servidos são garantia da conversão. Isso, claro, quando o direcionamento é bem estruturado.
Isso acontece porque o Instagram é a plataforma chave para atrair seus clientes por meio daquilo que você vende. Essa é a rede ideal para que se conquiste clientes por meio do visual. Dessa forma, pensar na construção de uma identidade visual forte é o primeiro passo para se obter bons resultados no Instagram.
O Instagram inovou na questão do marketing digital e promete continuar sendo uma das redes sociais mais importantes na área. No Brasil o crescimento de adesão de empresas na rede foi de 16,9% entre 2017 e 2018.
Twitter
O twitter caiu cerca de 63% no volume de usuários ativos desde 2003 de acordo com dados do Stadista. No entanto, ainda conta cerca de mais de 30 milhões de usuários aqui no Brasil e é uma das redes sociais mais populares do mundo.
Ele ainda pode ser uma rede muito importante para ações de marketing digital e, quando usado de forma efetiva pode ser um canal de comunicação muito importante e de destaque para a empresa. O Twitter é o canal perfeito caso seu público-alvo consuma notícias de forma mais rápida (tempo real). Isso se deve a praticidade oferecida pelas hashtags, as quais permitem que você se conecte diretamente aos seus clientes. As hashtags são um mecanismo simples de direcionar a sua comunicação aos interesses dos consumidores.
LinkedIn
O LinkedIn é uma rede social especialmente corporativa que conta com mais de 29 milhões de usuários Brasileiros ativos. Essa rede tem um grande potencial estratégico no posicionamento de empresas no meio digital, os perfis se assemelham a currículos virtuais e os usuários descrevem o que almejam profissionalmente e suas experiências profissionais.
O LinkedIn se afasta do social e se aproxima das relações profissionais. Isso permite uma comunicação mais focada e direcionada ao produto, à marca e, consequentemente, ao cliente.
O LinkedIn é a rede mais adequada para se posicionar quando se trata de uma empresa focada em um aspecto business, principalmente no que diz respeito a atrair mais potenciais colaboradores para o negócio. A ideia é ir além de vender produtos, é mostrar o valor, a missão e o posicionamento da marca. As intenções dentro dessa rede muitas vezes ultrapassam aquela de apenas vender.
Youtube
O youtube é uma das principais redes sociais do mundo, e no Brasil ele conta com mais de 98 milhões de usuários ativos. É a maior plataforma de vídeos do mundo, ele permite a visualização de conteúdo audiovisual sem a necessidade de download. O público que acessa a plataforma é variado. Por isso, esse público está em busca de acompanhar programas, assistir a clipes ou acompanhar digital influencers. Por esse motivo, o Youtube é uma plataforma muito ligada às tendências.
A ideia é usar o Youtube para marketing, principalmente se o seu produto for complexo, é o ambiente perfeito para postagem de tutoriais de funcionalidades para os clientes. Também é o ambiente ideal para os famosos vídeos de “tira dúvidas” para os clientes. Isso é importante com o fim de se passar uma ideia de conhecimento e domínio da área por parte da empresa para o cliente.
Mas então, como me posicionar diante de tantas opções?
Nenhuma empresa precisa ser presente em todas as redes sociais. Ter um Instagram para um negócio que divulga textos institucionais ou um LinkedIn para um restaurante que compartilha fotos de seus pratos será perda de tempo e dinheiro.
A ideia é pensar no marketing digital como uma aliança entre o melhor conteúdo que a empresa pode passar para o público e a rede social mais adequada para fazer essa ponte entre empresa e cliente. Para clarear toda essa conversa, e tentar te inserir nesses assuntos, dá uma olhada nos exemplos:
Empresa de Relações Econômicas Internacionais
O foco da empresa de REI, procurando por parcerias para desenvolver pesquisas, pode ser bem executado por meio de um perfil no LinkedIn. Uma vez que a ideia da empresa é atingir um público mais experiente e criar autoridade no mercado, é importante mostrar que sua marca tem conhecimento e que consegue transmiti-lo.
Para divulgar um conhecimento específico e mostrar autoridade, o LinkedIn é a rede mais adequada.
Restaurante de comida Italiana
O mercado gastronômico tem grande atenção nas redes sociais. Pensando nisso, um nicho de grande destaque para o marketing digital desse tipo de empresa pode ser o Instagram. A comunidade pode trocar informações sobre o produto e a ideia de atrair os clientes pela imagem que o Instagram proporciona é perfeita para a exaltação dos produtos e da empresa.
Outra ideia interessante é o uso do Youtube ou do Facebook para postar vídeos de receitas rápidas ou tutoriais de culinária, como por exemplo a página Tasty Demais (Facebook). Isso tudo com o intuito de atrair mais clientes pelo uso da imagem e conhecimento passado pela empresa.
Empresa de Design Gráfico
Uma forma desse tipo de empresa atingir o público pode acontecer principalmente por meio do Facebook. A ideia é usar o potencial da rede social para publicar conteúdo sobre o mercado e curiosidades e usar esse canal para criar informações e ligação com o público. Isso tudo visa passar autoridade e confiança.
Como você já deve ter percebido, o uso de redessociais e do marketing de conteúdo é extremamente importante para estruturar qualquer tipo de empresa. Assim, são ótimas oportunidades de atrair o público e construir autoridade no mercado.