Muitas vezes escutamos que a criatividade é um dom natural e que essa é uma condição imutável. Entretanto, mesmo com perfis com mais ou menos facilidade para a criação, existem diversas técnicas para desenvolver ou aprimorar essa habilidade.
Entre tais técnicas, um importante aspecto a ser analisado é a relação entre o corpo e o processo criativo. Vamos conferir algumas dicas?
Quando um atleta realiza um treino, sua primeira tarefa é ativar os músculos. Além da melhora do desempenho esportivo devido à maior amplitude do movimento, os músculos entendem que existe um exercício por vir e o corpo se torna mais disposto.
No processo criativo não é diferente. Criar algo novo é algo que demanda muito da mente e do corpo, e por isso é preciso estar preparado.
Você pode fazer alongamentos simples mas que fazem grande diferença! Esticar braços e pernas, tentar tocar as pontas dos pés, dentre outros. Mas lembre-se, não precisa exagerar, o importante é fazer tudo dentro do seu limite.
Não ficar parado é um aspecto extremamente importante, pois ajuda a oxigenar músculos e minimiza tensões. No processo de brainstorm, por exemplo, é extremamente importante que haja movimento. Isso porque uma tempestade de ideias pede que todos os participantes estejam no ápice de sua produtividade criativa e, para isso, é preciso que o corpo reaja.
Dessa forma, dependendo do momento, é indicado que os participantes não fiquem sentados. Ficar de pé, andar, agachar ou até mesmo pular contribui para exercitar o corpo e a criatividade.
O importante é se movimentar para gerar um ambiente mais energético e livre, facilitando um estado de flow para que as ideias surjam mais facilmente.
Existem diversas pesquisas que mostram que um corpo em movimento tende a pensar mais criativamente que um corpo parado. Você pode entender um pouco mais sobre isso nesse TED TALK.
Ser criativo também é ser focado e, para isso, é preciso que não haja distrações. Além daquelas causadas por fatores externos, devemos evitar nos sabotar com distrações causadas por nós mesmos.
E, para isso, o primeiro passo é trabalhar em uma posição confortável. Com isso, sua atenção poderá ser melhor direcionada e sua criatividade terá mais chances de aflora. Além disso, tente manter objetos que tiram sua atenção longes do seu campo de visão.
É muito importante entender que a postura corporal correta é uma grande aliada para a criatividade. Colocar em prática cada uma dessas dicas pode proporcionar maior rendimento para seu trabalho. Mas não pare por aqui, agora que já está por dentro do assunto, que tal conferir mais dicas através deste texto do blog?
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…