Endomarketing: saiba como alavancar sua empresa extraindo o melhor de seus funcionários

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Você já sentiu que seus funcionários estão desestimulados? Essa realidade pode ser muito negativa, pois, todos os processos da sua empresa dependem do empenho de seus colaboradores. Se eles não se sentem engajados, podem não atingir todo o potencial e, consequentemente, entregar resultados não tão bons.

Mas calma! Existe uma solução para isso: endomarketing. O endomarketing abrange as estratégias e ações de marketing voltadas para o ambiente interno da empresa.

E ele não só aumenta a produtividade dos colaboradores, como reforça positivamente a imagem da organização para eles. Afinal de contas, a opinião dos funcionários sobre a empresa onde trabalham tem grande credibilidade.

Mas por que endomarketing?

Talvez você ainda não esteja se sentindo totalmente convencido da importância do endomarketing. Nesse caso, a gente traz quatro fatores fundamentais que estão diretamente relacionados a essa ferramenta:

  1. Motivação: O endomarketing é pautado totalmente em dedicar-se a engajar o seu funcionário e fazê-lo se sentir bem. Qualquer pessoa amaria trabalhar em uma empresa que dá atenção aos seus colaboradores. Esse tipo de ambiente inspira e, eventualmente, torna o funcionário um verdadeiro embaixador.
  2. Produtividade: A motivação acaba vindo atrelada a esse outro reflexo positivo do endomarketing. Um funcionário que se sente bem na empresa em que trabalha vai se dedicar muito mais. Por consequência, o aumento da proatividade permite que ele entregue melhores resultados.

Além do maior esforço, ele também estará mais alinhado com os valores, as metas e a visão da organização.

  1. Retenção de colaboradores: Uma alta rotatividade pode ser um problema. Contratar novos funcionários demanda tanto tempo quanto receita. Não apenas isto, mas muitas pessoas de potencial podem ser perdidas nesse processo.

Porém, o endomarketing pode solucionar isso. Toda a preocupação que foi citada acima faz com que o funcionário não queira deixar a empresa. Essa vontade de permanecer não está atrelada apenas ao salário, mas também à sensação de pertencimento e conforto.

  1. Clima organizacional: Muitas ações de endomarketing incentivam os próprios funcionários a se relacionarem melhor. Isso ajuda a construir confiança, segurança e empatia entre eles. O que ,consequentemente, diminui o estresse, a fofoca e as intrigas.

Alguns exemplos

Tendo isso em vista, nós te daremos mais algumas razões para confiar que o endomarketing é uma estratégia extremamente eficiente quando bem feito. Confere só essa lista de grandes empresas que aplicaram essa ferramenta e obtiveram ótimos resultados:

Toyota

A Toyota é um clássico da inovação. O modelo de produção criado pela empresa após a Segunda Guerra Mundial foi tão importante que recebeu um nome para si: toyotismo.

Quando um novo funcionário é contratado, ele passa por cinco meses de treinamento antes de assumir o seu posto. No primeiro mês, ele é apresentado à cultura da empresa. Nos dois meses seguintes, conhece a fábrica para entender como são montados os carros. Por fim, os meses restantes ele passa em uma concessionária para ter contato com os clientes.

Além dos cinco meses iniciais, a empresa fornece vários outros cursos de capacitação. Não sendo o bastante, todos os colaboradores podem enviar novas propostas e ideias que são postas em prática frequentemente.

Brandili

A Brandili é uma empresa catarinense de moda infantil. Sua principal ação de endomarketing é um programa chamado de “Valeu!”. A cada bimestre, todos os funcionários recebem uma raspadinha com um dos valores da marca. Então, eles devem indicar um colega que tenha práticas que ressaltam aquele valor.

A equipe responsável pela Comunicação Institucional coleta todos os votos e avalia se as justificativas são condizentes. Então, os três colaboradores mais votados são reconhecidos em um evento com diretores, gestores e gerentes. Na cerimônia eles ganham camisetas que reconhecem-nos como “gente que faz a diferença”.

Esse tipo de estratégia não apenas incentiva a produtividade ao reconhecer os funcionários que se dedicam. Ela também melhora o clima na organização, já que é uma oportunidade de colegas trocarem boas impressões uns dos outros.

Fiat

A Fiat dá muito valor ao endomarketing. Uma das estratégias mais simples da montadora para engajar seus funcionários é permitir que eles sejam os primeiros a fazer test-drives dos novos produtos.

Além do mais, a organização oferece aos colaboradores festas de bodas de casamento e aniversários de quinze anos para as filhas deles e conta com uma plataforma virtual com estatísticas, promoções, etc.

Todas essas ações fazem com que o funcionário se sinta priorizado, querido e a par de tudo que acontece dentro da empresa.

Portobello

A fabricante de revestimentos cerâmicos inovou ao retratar o Plano de Carreira na forma de uma história em quadrinhos. Ademais, criaram um jogo de tabuleiro que permitisse disseminar a cultura da empresa.

O interessante nesse case é:  como uma forma dinâmica de transmitir coisas corriqueiras pode ser positiva. Não só isso, mas também, retratar o processo de evolução da carreira na forma de HQs demonstra que a Portobello enxerga seus colaboradores como super-heróis!

A novidade deu tão certo que a produtividade da empresa cresceu 31% em quatro anos.

Percebeu a importância do endomarketing? A questão fundamental dessa ferramenta é oferecer a devida atenção e cuidado para aqueles que mais movimentam o seu negócio: seus funcionários.

Você ganha promotores ferrenhos, a produtividade aumenta, o ambiente se torna mais confortável e as pessoas evitam procurar outras oportunidades de emprego.

Gostou do que aprendeu? Então vem ver 4 exemplos incríveis e simples de como praticar o endomarketing dentro da sua empresa! A gente te conta mais um pouco nesse texto aqui!

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