Não é segredo que um processo de vendas sólido e bem estruturado traz melhores resultados para a empresa e um boost no cumprimento de metas. Apesar disso, uma das ferramentas mais importantes para o processo acaba sendo negligenciado: o fluxo de cadências. Quer saber mais? Nesse texto te ensinaremos o que é e como implementar essa estratégia na sua empresa.
Provavelmente seu time de vendas realiza contatos com prospects e leads, certo? O fluxo de cadência significa, basicamente, planejar tais interações de forma sistematizada, bem como o intervalo entre elas. Essa lógica, entretanto, não é definida aleatoriamente. Diversos estudos e testes são realizados para definir qual estratégia se adequa melhor à empresa.
A definição de um fluxo de cadência, porém, não envolve apenas os prazos. Precisam ser bem definidos, também, os meios de comunicação pelos quais se contata o cliente. Tudo isso contribui para que o retorno seja o mais proveitoso possível pelo time de vendas da empresa.
Não é adequado, por exemplo, que todas as interações sejam feitas apenas por e-mail ou apenas por telefone. O ato de procurar o cliente geralmente é mais efetivo quando intercalado entre os meios possíveis. A análise de público e a facilidade de se contatá-lo podem ser bons indicadores na definição do processo.
Um exemplo muito utilizado é o chamado “método 7×7”. Nesse modo, contata-se o cliente sete vezes ao longo de um período de sete dias. Porém, a dica que foi dada acima deve ser levada em consideração: essa comunicação não deve ser feita nos sete dias seguidos, e os meios devem ser intercalados. Tudo isso contribui para que não se torne um procedimento cansativo, nem para o cliente nem para o profissional de marketing.
Agora que esclarecemos o que é o fluxo de cadência, surge o questionamento: por que devo adotá-lo?
Além de melhorar a organização da empresa, planejar esse contato com clientes e possíveis clientes pode causar um forte impacto nas vendas.
Quando a estratégia é eficiente, ela aumenta as chances de um prospect entrar no funil de vendas e se tornar um lead. Da mesma forma, o lead é incentivado a passar por todas as etapas do processo e fechar o negócio. Tudo isso faz com que o ciclo de vendas seja menor e mais eficiente, com um aproveitamento maior das possibilidades oferecidas.
Além disso, traçar um caminho pré definido pode ser muito benéfico quando se trata da contratação de novos profissionais para a equipe. Com metas palpáveis e objetivos devidamente traçados, o trabalho que realizarão será consequentemente melhor.
Já sabemos o que é e os seus benefícios, agora é hora de botar a mão na massa!
Para que o fluxo de cadência seja o mais eficiente possível, há alguns estudos que devem ser feitos previamente:
Para aqueles que não têm muitos insumos, uma das possibilidades é testar uma estratégia já pronta. Como citado, o método 7×7 é um dos mais utilizados, além da lógica 7×15, que consiste em 7 contatos em 15 dias. Nesse caso, é importante ir adaptando o fluxo de cadência à medida em que resultados são coletados. Essa adaptação levará a um parâmetro personalizado e concreto, com grande eficiência para a empresa.
Enfim, é fácil de perceber a importância de um bom fluxo de cadências. O processo de vendas é inteiramente beneficiado e todas as oportunidades são acatadas. Quer saber mais ações que podem melhorar o desempenho do seu negócio como um todo? Descubra mais sobre o planejamento estratégico e como ele pode auxiliar na organização dos objetivos da sua empresa!
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