Como já dizia o famoso mercadólogo Philip Kotler: “conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual”. Pensando nisso, não há nada melhor que um pós vendas eficiente para fidelizar seu público! Mas o que seria isso? Bem, de forma resumida, entende-se como todo atendimento realizado após o fim do serviço, com o intuito de estabelecer uma relação mais próxima com o cliente. Pode ser visto, também, como uma forma de se posicionar para manter o relacionamento com seu consumidor e assim, garantir que você sempre seja a preferência dele.
Aqui vão algumas dicas para você fazer um pós vendas realmente bom e efetivo:
Mantenha contato com o cliente
É extremamente importante manter um relacionamento com seu público, mesmo depois que o serviço esteja terminado. E aqui não estamos falando apenas de oferecer outros produtos, mas sim de um contato mais direto com ele. Isso pode ser alcançado de uma forma muito simples: por meio de um email de agradecimento ou uma pesquisa de satisfação. Uma ligação para saber como vão as coisas também vale, assim você se mostra atencioso e seu cliente entende que vocês estão caminhando lado a lado.
Cumpra com o que foi dito
Parece clichê dizer isso, mas sempre seja aberto e honesto com seu consumidor. Não fique aborrecendo seu cliente com coisas desnecessárias. Diga o que for importante e sempre cumpra com tudo o que foi combinado. Dessa maneira você consegue o respeito e a confiança de seu público.
Esteja sempre um passo à frente
Nessa parte, o objetivo é mostrar para seu cliente que você o conhece bastante, que sabe do que ele precisa. Ofereça produtos e serviços que possam complementar o que já foi acertado. E não se prenda só a isso: envie dicas, sugestões de textos ou ações. Nesse caso, indicar outras empresas que possam ajudar seu público a sanar seus desejos e necessidades também vale.
Sempre tenha tempo para seu cliente
Não deixe seu cliente de lado após a compra, mesmo depois que o serviço foi finalizado, muitas dúvidas podem surgir. Esteja sempre disponível para ajudá-lo de qualquer forma possível. Mostrar-se dedicado a entregar o melhor garantirá que seu consumidor sinta-se bastante tranquilo e satisfeito.
Agora que você já sabe como fazer um pós vendas de sucesso, que tal melhorar ainda mais seu relacionamento com seu cliente, associando essa prática ao customer success? Separamos este texto que fala um pouco mais sobre isso, e vai ajudar na sua relação com seu consumidor!