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Inbound Marketing x Marketing de Conteúdo: qual a diferença entre os dois e como aplicá-los?

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Alguma vez você já pesquisou as informações e recomendações de um produto na internet antes de comprar? Ou você já fez alguma compra online? Muito provavelmente você respondeu sim para uma das duas questões, certo? Isso se deve ao fato de vivermos em uma era digital, onde a internet possibilita que tenhamos muito acesso a informação. Junto com essa infinidade de informações disponíveis, há cada vez mais opções de produtos, formas e locais de compra.

Como consequência disso, estratégias de marketing personalizadas e diferenciadas se fazem cada vez necessárias. Elas são feitas para que os vendedores gerem valor para o cliente e, assim, se destaquem em meio às centenas (e talvez milhares) de concorrentes. O inbound marketing e o marketing de conteúdo são exemplos deste tipo de estratégia. Mas você sabe a diferença entre eles?

Marketing de conteúdo X Inbound Marketing

É muito comum que as pessoas pensem que estas duas técnicas sejam a mesma coisa. Por ambas se basearem no fato de gerar conteúdo de valor ao cliente, ajudam sua marca a se tornar autoridade em certo assunto. Acontece que cada uma delas tem um papel muito importante em estratégias de marketing. O marketing de conteúdo é, na verdade, uma parte do processo que compõe o inbound marketing. Dessa forma, elas se complementam para a obtenção do melhor resultado.

E o que é o inbound marketing?

O inbound marketing também é chamado de marketing de atração. Ele é uma modalidade que tem como objetivo atrair os clientes de maneira natural até a sua empresa. Em vez de a empresa ir atrás do cliente, utilizando técnicas tradicionais de marketing e vendas, faz com que o cliente, voluntariamente, a encontre. Isso pode ser feito por meio de mecanismos de busca, sites de referência, redes sociais, etc. Esse processo se dá através da produção de conteúdo bem direcionado e relevante para o público alvo da empresa.

Desta maneira, criamos estratégias que façam com que o cliente busque pela empresa com interesse em obter acesso a estes conteúdos. E assim é gerado um fluxo orgânico até a marca, sem que ela precise investir em publicidade paga (como Google Adds, por exemplo) ou interromper o dia do cliente com ofertas indesejadas.

Este fluxo gerado é cuidadosamente planejado dentro de uma estratégia, que passa pelos 4 pontos principais:

 1- Atração

Primeiramente é necessária a realização de um mapeamento de público, para que possamos descobrir as buyers personas da empresa. A importância deste primeiro momento é atrair pessoas condizentes com o serviço que você oferece, para que mais tarde elas possam vir a ser possíveis clientes. Após este primeiro momento, é necessário produzir conteúdos que atraiam estas pessoas para o seu blog ou site. A atração pode ser, principalmente, por busca orgânica, busca paga ou redes sociais, etc. Alguns exemplos são:

  • Posts relevantes em redes sociais
  • Produção de e-books
  • Produção de posts em blog
  • Campanhas de e-mail marketing

2 – Conversão

Após atrair visitantes para a sua página, é preciso trazê-los para mais perto de você, estreitar os vínculos. Esta etapa se chama conversão. Neste momento o visitante lhe dá acesso a alguma informação pessoal, no intuito de continuar recebendo conteúdos interessantes. A partir daí, ele se torna um contato para o seu banco de dados, com potencial ainda maior de vir a se tornar um cliente. Algumas formas de realizar esta conversão são formulários estratégicos ou as famosas Call to Action (CTA’s). Agora os seus visitantes passam a ser o que chamamos de leads.

3 – Fechamento

Já neste momento, os leads estão ainda mais próximos de se tornarem clientes. A empresa passa a manter uma relação mais próxima com eles, através de e-mail marketing, por exemplo. É muito importante que haja uma cadência constante de nutrição dos canais de comunicação. Isso ocorre para que o leads sejam guiados de forma eficiente através do funil de vendas.

4 – Fidelização

Agora é necessário que você mantenha contato com o seu cliente. O acompanhe sempre, para ter certeza que as suas demandas serão atendidas. Ele precisa se sentir valorizado durante todo o processo e mesmo depois do momento da compra. Não apenas basta comprar com você, mas ele também precisa ser um fã. Assim, ele indicará a sua empresa a outros conhecidos e, dessa forma, o fluxo orgânico da sua empresa será mantido.

E aí entra o Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo faz parte das etapas do inbound, entrando para agregar valor aos conteúdos que irão atrair, converter e fidelizar os clientes. Somente por meio de conteúdos de qualidade, você atrairá potenciais clientes e conseguirá guiá-los pelas outras etapas do funil de vendas até que se tornem fãs da. Logo, o marketing de conteúdo é todo o conteúdo feito para educar, informar, entreter um futuro cliente. É o combustível do inbound.

Como um exemplo, digamos que você possui uma academia de pilates. Em suas redes socias, você pode postar dicas de exercícios para relaxar os músculos quando o leitor passar muito tempo sentado em frente ao computador, ou sobre a importância do alongamento pela manhã. Esses são exemplos de conteúdos que o leitor gostaria de ler, mesmo que não fosse um cliente da sua academia ainda. O marketing de conteúdo não é sobre falar da empresa em si, mas sim sobre o que a ela pode fazer para os clientes.

Há outras aplicações do marketing de conteúdo, inclusive de forma offline, mas quando combinado ao inbound marketing, ele realmente é um diferencial para a sua empresa!

Mas existe um sem o outro?

O objetivo do inbound marketing é atrair pessoas para um conteúdo, trocar esse conteúdo por seus dados e educá-las para se tornarem clientes. No entanto, esse processo de inbound entra diretamente em contato com o marketing de conteúdo. Isso acontece porque não há como gerar leads sem bons conteúdos. Sem a integração dos dois, é simplesmente impossível atrair visitantes realmente interessados no que você e sua empresa tem a oferecer.

Então que tal juntar essas duas técnicas para conseguir ainda mais clientes e, além disso, se tornar autoridade na sua área de atuação? Você só tem a ganhar com isso!

Então que tal juntar essas duas técnicas para conseguir ainda mais clientes? Além disso, você pode se tornar autoridade na sua área de atuação! Para te ajudar ainda mais com sua produção de conteúdo e processos de Inbound Marketing, separamos para você este texto que te mostra alguns motivos para investir em um blog para sua empresa!

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