Você já notou que, recentemente, o Youtube tem ganhado mais destaque na mídia? Afinal, não é novidade que ele tem sido, cada vez mais, consumido diariamente por espectadores que buscam conteúdos dos mais diversos tipos, como diversão e conhecimento!
Além disso, o seu constante crescimento e sua alta importância em relação às outras plataformas de vídeo são inquestionáveis atualmente, já que além de ser a plataforma mais conhecida internacionalmente, oferece os melhores e os mais diversos recursos para quem deseja criar conteúdo.
Seguindo essa tendência, que tal começar a usar o Youtube a seu favor? No Brasil, com o mercado em constante crescimento, esse é o momento certo de desenvolver e explorar o uso dessa plataforma!
1. O primeiro passo é fazer um bom planejamento
É importante saber que, embora o Youtube esteja crescendo rapidamente, não é qualquer conteúdo que vai atingir o seu público-alvo.
Para isso, é necessário que a primeira etapa do seu planejamento seja você entender quais são seus objetivos ao criar o conteúdo. Isto é, você deve definir se o que deseja é educar o seu público, ou entretê-lo, ou fazê-lo refletir sobre determinado assunto… ou até mesmo todos ao mesmo tempo!
A partir daí, selecione os temas que trarão os melhores resultados. Nessa etapa, é importante já pensar nos recursos necessários para atingir os objetivos escolhidos, por isso vamos para a próxima dica.
2. Faça vídeos com qualidade técnica
É importante que eles tenham uma boa qualidade na imagem e uma boa iluminação. Logo, procure utilizar câmeras que possuam bons recursos de imagem (como controles de ISO, velocidade e abertura) em locais cuja iluminação favoreça ao máximo a visualização da tela – como a própria luz do dia!
Além disso, é bom ter um cuidado maior com o áudio e com a edição, para que não aparente ser um serviço amador e que, assim, passe a devida credibilidade do seu negócio. Portanto, esteja atento aos barulhos ao redor do seu cenário que possam atrapalhar a qualidade do áudio e utilize aplicativos de edição profissionais, como o Premiere, da Adobe.
3 . Hora de definir o conteúdo!
A vantagem de produzir vídeos para o Youtube é que existe uma série de possibilidades de como abordar determinado conteúdo. Assim, você pode escolher o melhor modo de desenvolver seus temas para atingir o maior número de pessoas de uma forma dinâmica. Vamos listar aqui para você alguns dos formatos de vídeo mais conhecidos que podem te ajudar a atrair um maior público para sua empresa:
3.1 Dando boas dicas
Os vídeos que abordam conteúdos mais pesados podem ser apresentados de forma mais leve, para que não perca o engajamento do público e para prender a atenção do espectador. Estes costumam ser sobre temas que normalmente você tem mais propriedade pra falar e pode ser usado através de dicas, para facilitar o entendimento de quem está assistindo.
Como é o caso da Nubank, que abordou alguns benefícios do seu produto de forma mais leve e dinâmica.
3.2 Trazendo convidados especiais
A gente já sabe que você é autoridade no assunto do seu vídeo, e isso já demonstra grande credibilidade. Mas já pensou em ter a companhia de alguém para falar sobre determinado tema? Essa é uma ótima forma de gerar mais engajamento – trazer profissionais no assunto ou até mesmo de uma área diferente – mas que de alguma forma seja atrativo para seu público.
A Netflix tem esse hábito! Nesse exemplo, a empresa chamou Selenis Levya, de Orange Is The New Black, e Miguel Sylvestre, Sense8, para comentar de forma geral questões sobre seus personagens. Além de funcionar no formato de convidados, também funciona como um vídeo de perguntas e respostas bem interessante, que pode fidelizar o público que assiste.
3.3 Fazendo reviews e/ou resenhas de conteúdos relevantes
Esse tipo de vídeo é interessante para um público que tem muito em comum com sua marca e já se identifica com ela. As resenhas de produtos, serviços, cursos, palestras ou qualquer coisa que seja interessante para seu público te permitem fortalecer a relação e fidelizar seu cliente, além de divulgar ainda mais sua própria marca e o que ela oferece.
Nesse exemplo, o segundo lugar do BBB 21, Camilla de Lucas, fez uma resenha bem humorada e divertida sobre alguns produtos da linha de cosméticos Fenty, o que também funciona bem dentro do Marketing de Influência e Press Kit.
3.4 Listas com TOP’s 10
Sabe aqueles vídeos como “10 dicas para economizar” ou “5 dicas para aprender a desenhar”? Pois é, esse é um conteúdo que atrai bastante público por ser mais interativo. Se compatível com a sua marca, é uma ótima forma de atrair mais visualizações.
A dinâmica que normalmente é usada nesse formato de vídeo é mais divertido e espontâneo. Não se aplica a qualquer tipo de conteúdo ou empresa, mas se sua marca permite um tom mais divertido, essa categoria é uma ótima forma de gerar mais identificação com seu público. Ainda assim, é possível adaptar o estilo do vídeo de forma que seja apropriado para sua marca.
Nesse vídeo, o Buzzfeed aborda fatos sobre alguns alimentos de forma divertida e engraçada, brincando com o humor.
Após definir os temas e estipular um cronograma, é só começar a gravar seus vídeos para o Youtube. Lembre-se da primeira dica e planeje bem! Seus vídeos devem manter uma coerência e não fugir do tom da sua marca.
Quem ainda está inseguro com a criação de vídeos para essa plataforma, ainda pode contar com o apoio do Centro de Criação do Youtube. É um projeto que surgiu para dar todo o suporte necessário para criadores de conteúdo, de forma que os motivem a permanecer na plataforma.
Agora que você já sabe como criar seu vídeos e já tem dicas de como fazer isso, vem conferir as tendências do audiovisual de 2018 e os principais bancos de vídeo gratuitos de 2021!