Atualmente, tornou-se raro ver por aí alguém que nunca ouviu falar de La Casa de Papel, série espanhola que bombou no Netflix nos últimos meses. Ela narra a história de um assalto à casa da moeda da Espanha, localizada em Madri. O grupo de assaltantes é comandado pelo chamado Professor, um grande estrategista que planeja cada detalhe do assalto que seria o maior da história do país. Mas, sem mais spoilers, vamos ao assunto.
Você deve estar se perguntando – e com razão – o que isso tem a ver com o mundo empreendedor. E sim, tem tudo a ver!
A série é cheia de detalhes que nos convencem a assistir mais um episódio, e, por isso, resolvemos trazê-la como ilustração para as nossas dicas de hoje. Portanto, se você curte o assunto e ficou curioso, continue com a gente!
Liberdade e inovação
La Casa de Papel é um seriado cheio de situações extremas que parecem fugir – e realmente fogem! – muito da realidade na qual estamos acostumados.
O enredo da série conta com figuras que desfrutam de uma “licenças poéticas” para realizarem atos improváveis – surpreendendo o espectador. E são as tantas inovações na série e suas situações inesperadas, somadas a uma estética e a uma narrativa envolventes que nos prendem a assisti-la incessantemente.
E é justamente essa inovação que faz sua realidade comercial ganhar destaque. Afinal, quando se trata de mercado, sempre faz-se necessária presença de algo que atraia e desperte um desejo de consumo.
E o que temos a ver com isso?
O ponto-chave é a importância, para qualquer negócio, da criação de elementos que se destaquem e se diferenciem da maioria. Pode ser um logo inusitado, um slogan chamativo, um nome diferente, um produto diferente do que oferecem por aí, etc…
A inovação está nos pequenos gestos e é ela a responsável por criar interesse das pessoas por uma marca, sendo o combustível fundamental de atração de um público. Afinal, somos estimulados o tempo inteiro por coisas que fogem do comum.
Estética que transpira personalidade
Um dos grandes méritos da série é a construção da imagem e fotografia que compõem a parte visual da produção. É uma série que tem uma identidade visual muito própria e clara. As capas vermelhas, muito contrastantes com o cenário quase sempre frio, e as máscaras do artista surrealista Salvador Dali se tornaram verdadeiros símbolos da série, caracterizadas por uma personalidade muito forte e fáceis de se reproduzir na vida real.
Essa construção visual, pensada e planejada cuidadosamente para dar impacto, é um dos elementos mais fortes e positivos da série. A imagem de Dali é, na era virtual depois da explosão da série, diretamente atrelada a La Casa de Papel. Hoje em dia, é inevitável que uma capa vermelha não remeta à produção!
Mas e qual a relação disso com a nossa realidade dentro do mercado?
Possuir uma identidade visual marcante faz com que se torne mais fácil perceber a importância de um produto de mídia ou marca que se queira promover. Isto é, para ser lembrada, é preciso que sua marca estabeleça fortes símbolos identificadores. E qual o melhor senão o visual?!
Utilizar elementos que vemos e vivemos no dia-a-dia pode estimular bastante os receptores do seu conteúdo. Isso faz com que os clientes – e os que ainda não são – pensem na marca, falem sobre ela e tenham ela dentro do seu repertório.
Criando referências
Quando construímos identidade, abrimos margem para que as pessoas se inspirem no nosso trabalho. E nada melhor que ser um modelo positivo!
Logo, pensar em vender não é o suficiente. É fundamental estar bem posicionado dentre a imensidão do mercado.
Mas não se preocupe: não estamos falando sobre imergir necessariamente em escala global, como fez La Casa de Papel. Falamos de estar bem inserido na esfera que contemple seu público-alvo ideal e atenda às suas necessidades e perspectivas.
Para isso, conhecer esse público detalhadamente e saber o que ele busca em uma marca é essencial. E quando nos tornamos referência, somos o primeiro a ser procurado por alguém. Daí a importância!
É pensando nisso que conhecer o terreno onde se pisa é importante para que se domine esse espaço. E é inegável que a série buscou fazer isso com excelência, de modo a conquistar seu público-alvo e tornar-se uma das primeiras séries – se não a primeira – em que pensamos nos dias de hoje quando se trata de Netflix.
Assim, aplicando isso à nossa realidade, ser uma referência envolve uma série de elementos. Possuir identidade visual, conhecer o público e atentar às novidades são itens-chave para inspirar confiança, autoridade e receber bons retornos.
Ainda nesse mundo da TV e da mídia, por que você não procurar entender melhor como impulsionar seu negócio? Confira mais dicas nesse nosso outro textinho!