Search

Conheça 3 formas de usar vídeos dentro da sua empresa

Rate this post

A versatilidade das produções audiovisuais fez com que o vídeo se tornasse uma das formas de conteúdo mais difundidas, se tornando assim cada vez mais presente no cotidiano de todas as pessoas.

Além de transmitir ideias de forma mais dinâmica, o conteúdo audiovisual também gera mais engajamento e chama atenção do público com mais facilidade.

Quer conhecer algumas maneiras interessantes de usar o vídeo no seu empreendimento? Vamos lá!

Conte sobre a sua empresa

O vídeo institucional é um tipo de produção audiovisual cujo objetivo é transmitir a proposta da empresa e também contar sobre o serviço que ela oferece.  

É comum que o vídeo institucional conte a história do empreendimento e que seu roteiro seja ancorado no posicionamento e nos valores da marca. No entanto, esse não é o único tipo de narrativa possível. Assim, algumas empresas focam apenas nos benefícios do serviço oferecido, enquanto outras focam em algum conceito relacionado à marca, inclusive utilizando um caráter emotivo na produção.

https://www.youtube.com/watch?v=IjFb1xwkbfU

https://www.youtube.com/watch?v=NqxqWenz44g

Assim como a narrativa, a estética do vídeo também pode variar, já que até mesmo animações são utilizadas por algumas empresas. O seu objetivo também varia, visto que alguns vídeos institucionais são produzidos exclusivamente para o público interno da empresa.

É interessante que o vídeo institucional também desperte em seu espectador o desejo de fazer alguma coisa a respeito, isto é, de tomar alguma atitude a partir do que ele viu. Por exemplo, o vídeo pode despertar a vontade de saber mais sobre a empresa, contratar o serviço oferecido, entre outros.  

Apresente seu produto/serviço

Se o vídeo institucional é focado na empresa, esse outro tipo de produção audiovisual é integralmente focado nos atributos do que o seu empreendimento oferece. É a hora de fazer o seu serviço brilhar!

O vídeo pode conter informações técnicas, os benefícios que o produto oferece, modos de uso, etc. O importante é oferecer características que valorizem o que está sendo apresentado, também considerando o que pode ou não ser considerado interessante pelo público.

https://www.youtube.com/watch?v=ZCETbsdPLYU

Nem sempre o vídeo de apresentação visa vender o produto de fato. Como no exemplo apresentado, ele também serve para mostrar novas funcionalidades de um serviço para quem já o utiliza.

Ensine!

O tutorial (em outras palavras, conteúdo criado para ensinar alguma coisa) aparece como uma boa opção para as redes sociais. Esse tipo de vídeo é um dos mais consumidos na internet, visto que é uma das melhores maneiras de gerar engajamento no conteúdo da marca.

É interessante que o tema abordado seja relacionado ao serviço da sua empresa e aos hábitos de seu público-alvo. A identificação do público desperta confiança em relação à marca, assim contribuindo para a fidelização de clientes. Além disso, o tutorial também contribui para que a empresa seja vista como autoridade no assunto que aborda.

Uma das principais vantagens do vídeo de tutorial é a sua duração: clipes curtinhos também são bem vistos pelos internautas (desde que o conteúdo seja relevante), portanto a realização das produções fica mais fácil. Outra vantagem é que esse tipo de vídeo é muito mais propensão a se tornar um viral e bombar nas redes.

https://www.youtube.com/watch?v=ogYjuXu5zPs

E como isso pode ser executado?

A primeira dica é: faça um planejamento. Pense no objetivo do vídeo, no tema e em ideias para execução, pois é importante que tudo seja pensado anteriormente. Dessa forma as chances de um bom resultado são ainda maiores!

Em seguida, atente-se ao roteiro: o que acontece? Quem fala? Como serão os enquadramentos? Anote tudo para que a montagem aconteça exatamente como foi planejada.

Na hora de colocar a mão na massa, não se esqueça de dar muita atenção ao áudio do vídeo, ter muito cuidado com a iluminação e igualmente com a edição da filmagem. Os detalhes fazem toda a diferença!

Tenha bastante atenção à duração do vídeo. Pense na disponibilidade de seu público e também na plataforma em que o vídeo será divulgado.

Agora que você já descobriu sobre algumas das possibilidades de produção audiovisual, que tal conhecer as últimas tendências no ramo? Manter seus conhecimentos atualizados pode contribuir para que você faça vídeos incríveis! Clique aqui e fique por dentro do que está em alta no audiovisual!

 

Compartilha aí!

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing