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Nós precisamos conversar sobre atendimento diferenciado!

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Que o cliente ocupa um papel fundamental na sua empresa, você já sabe. E a relação que você estabelece com ele, principalmente no primeiro contato, pode definir sua permanência para fechar negócio, a satisfação dele com a sua empresa e se ele voltará a negociar com você. Que tal entender melhor o papel do atendimento nesse processo?
Por que aderir ao atendimento diferenciado?

O atendimento diferenciado atua para garantir que seu cliente tenha a melhor experiência possível durante sua trajetória dentro da empresa. É sempre importante lembrar que aquele cliente escolheu a sua empresa para investir o próprio capital. Assim, tratá-lo bem torna-se uma necessidade, considerando que ele está contratando seu serviço ou adquirindo seu produto.

Mostrar ao consumidor que ele fez a melhor escolha é crucial para convencê-lo a continuar no processo de aquisição e para garantir a retenção daquele cliente. Ou seja, fazer com que ele escolha sua empresa novamente na próxima vez que precisar do serviço. Agora, como fazer isso? É só continuar lendo para conferir nossas dicas:

Quais são os passos necessários para o atendimento diferenciado?

1. Conheça o seu cliente

Ao conversar com o seu cliente, é fundamental que você saiba com quem está falando. Garantir que a comunicação seja fluida e otimizada gera no cliente a sensação de confiança. Assim, sempre que possível, pesquise sobre o histórico dele e procure, por meio do primeiro contato, descobrir o que ele espera daquele atendimento.

Saber previamente o que ele está procurando, fará com que você consiga mais objetividade ao abordá-lo e ao conduzir a uma conversa, por exemplo.

2. Preste atenção ao que o seu cliente diz

Ouvir o que o cliente tem a dizer é uma parte muito importante desse processo. Muitas vezes, o próprio fato de ter alguém atento ao que ele diz já cria uma janela para uma comunicação facilitada.

Se atente aos detalhes, porque eles podem ser muito mais importantes do que parecem. Muitas vezes, uma coisa pequena pode se tornar a chave para a solução do problema daquele cliente.

Escutar as necessidades do consumidor é o primeiro passo para elaborar estratégias eficientes de vendas.

3. A honestidade em primeiro lugar

Em diversas situações, para evitar certo desconforto ou algum conflito, tendemos a oferecer soluções que nem sempre são viáveis e possíveis. Criar no cliente uma expectativa que não será atendida é uma armadilha para o atendimento de sucesso.

Procure sempre ser sincero com o cliente ao responder suas dúvidas. Clareza, objetividade e praticidade também podem ajudar bastante.

Assim, caso não esteja ao seu alcance a solução que o cliente precisa, explique a situação para ele e se prontifique a procurar as respostas que ele precisa ou encaminhe o caso para quem possa resolver o problema.

O fato de você ter se demonstrado interessado em ajudar, já significa muito para o cliente.

4. Ofereça recompensas ao cliente fiel

Como objetivo geral do atendimento diferenciado é fidelizar clientes, é fundamental não esquecer daqueles já fidelizados. Para isso, procure promover ações que sejam voltadas para esses consumidores. Estreitar relações e continuar suprindo suas necessidades é tão importante quanto conquistar novos clientes.

Lembre-se que é mais barato para sua empresa manter um cliente antigo do que prospectar novos.

5. Não se esqueça do pós-atendimento

Depois de todo o processo de vendas e fidelização concluído, a relação da empresa com o cliente se torna mais distante, visto que o objetivo do cliente foi atingido. Por isso, é crucial que você mostre preocupação com o pós- atendimento.

Procure saber se aquela necessidade inicial do cliente foi atendida, e, caso não tenha sido, os motivos. É aqui que você tem a oportunidade de descobrir onde o seu atendimento precisa de ajustes e melhoras.

Demonstrar interesse na satisfação do cliente mostra a ele que a sua empresa não se preocupa apenas em vender, mas em suprir suas necessidades com qualidade.

Tendo em vista que a concorrência está sempre crescendo no mercado, buscar uma maneira de cativar seus clientes pode ser a chave do seu sucesso. Esse com certeza é o primeiro passo para reter, fidelizar e conquistar novos clientes.

Depois de todas essas dicas, implementar um atendimento diferenciado e de qualidade na sua empresa ficará muito mais fácil!

Conheça também esse texto sobre Marketing de Relacionamento, do Blog da Cria, e enriqueça ainda mais seus conhecimentos sobre relacionamento com clientes.

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