Você provavelmente já ouviu falar sobre prospecção ativa, não é mesmo? O que você ainda não sabe é que existe uma infinidade de técnicas que auxiliam na execução dessa estratégia. Nesse texto vamos falar sobre uma dessas técnicas, o Cold Mail. Se interessou? Então é só continuar lendo!
O Cold Mail é uma tentativa de iniciar uma conversa com alguém, utilizando o e-mail como recurso, sem antes ter tido qualquer tipo de contato com a pessoa. Mas não é uma conversa qualquer, sobre assuntos do dia a dia e sem intenções. É uma conversa com o intuito de prospectar, ou seja, transformar aquela pessoa em um cliente!
Antes de tudo, é importante ressaltar a diferença entre Cold Mail e E-mail Marketing. Apesar de ambos terem ligação com a geração de valores e personalização (mesmo que mínima), eles se diferenciam em alguns pontos chave.
O E-mail Marketing é enviado para pessoas que permitem esse tipo de conteúdo. Podemos citar como exemplo as famosas Newsletters. Quando você entra em um site e preenche a Newsletter, você está permitindo que te enviem e-mail sobre determinados assuntos de seu interesse. Além disso, o E-mail Marketing é enviado, normalmente, aos montes.
Já o Cold Mail não apresenta um volume de envio tão alto como o E-mail Marketing. Outra diferença a ser destacada é que o Cold Mail acontece independentemente da permissão para envio. Basicamente, ele deve ser o mais personalizado possível. Para isso, existem algumas ferramentas que podem te auxiliar, como o SEMrush, o Linkedin Sales Navigator e o Rapportive.
O Cold Mail deve possuir uma aparência simples, algo que não assuste o leitor ou o deixe com preguiça de ler. Além disso, o assunto do e-mail deve ser atrativo, afinal, é a primeira impressão que o seu possível cliente vai ter. Essa impressão é crucial na tomada de decisão do contato para saber se vai abrir o e-mail ou apenas descarta-lo.
Passando do assunto para o corpo do e-mail: ele deve conter tudo aquilo que você considera relevante para aquele possível cliente. A CTA (call to action) é algo que não pode faltar. Ela é uma maneira de fazer o contato interagir, tomar alguma decisão, despertando o interesse e ajudando que você conheça ainda mais sobre ele.
É importante se atentar a detalhes como o local do corpo do e-mail em que a CTA deve estar. Além do lugar, deve-se observar se ela está sendo feita da melhor maneira para provocar interesse do leitor. É interessante que cada Cold Mail contenha apenas uma CTA, restringindo assim o cenário e fazendo com que a pessoa se sinta mais motivada a tomar alguma atitude.
Por último, mas não menos importante, insira uma assinatura. É muito importante que o leitor saiba quem você é.
Apesar de ser uma das maneiras mais práticas de prospecção ativa, o Cold Mail não é considerado tão invasivo como uma ligação ou visita, por exemplo. Ele, comparado-se com essas outras maneiras, é mais bem objetivo e claro. Isso facilita a compreensão do possível cliente, o que é um ponto positivo.
Além disso, você pode disparar vários e-mails ao mesmo tempo, a um passo que só conseguiria realizar uma ligação por vez. Sendo assim, o Cold Mail atinge um número maior de pessoas. Consequentemente, é mais provável que você consiga tornar algum de seus contatos um cliente.
É importante ressaltar que a prática de Cold Mail, para trazer resultados satisfatórios, deve ser feita regularmente. Os resultados, no começo, podem ser desanimadores. Afinal, sabemos que o fluxo de conversão das práticas de prospecção ativa no geral é baixo.
Porém, somando uma equipe capacitada com funcionários sempre motivados, a prática de Cold Mail pode trazer consequências muito positivas para o seu negócio. Apesar de trazer resultados, o envio de e-mails não deve ser realizado de forma isolada. Pensar em outras maneiras de prospectar, como o Cold Call, as redes sociais ou até mesmo as Cold Visits não devem ser desconsideradas.
Por que não colocar em prática todas essas maneiras de prospecção ativa ao mesmo tempo? É algo a se considerar! Avalie o contexto do seu empreendimento, procure estabelecer metas e tome boas decisões.
Uma vez que o prospect deu certo e você conseguiu o cliente, devemos entrar em outros assuntos. Um deles diz respeito a fidelização de clientes. Se interessou? Então é só clicar aqui.
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