Você já parou para pensar se conhece bem seu cliente? Você sabe sobre seu dia a dia, hábitos, o que ele gosta, etc? E, principalmente, sabe suas dores e quais problemas ele enfrenta? Bom, essas questões são fundamentais para o processo de vendas e todas elas são importantíssimas para montar sua buyer persona.
Mas como descobrir tudo isso e entrar na cabeça de seu cliente? É simples, com o mapa de empatia! Não sabe o que é? Então, continue lendo que vamos te explicar tudo sobre ele.
O mapa de empatia é uma técnica utilizada para descobrir mais sobre o cliente e como chegar até ele. É baseado em um conceito simples: a empatia, que nada mais é do que se colocar no lugar do outro para entender como ele se sente.
Se colocando no lugar do seu cliente, você é capaz de descobrir diversas informações sobre ele, como o meio que ele vive e sob quais influências ele está. Mais do que isso, é essencial descobrir também seus objetivos, necessidades e dores. Através dessas informações, você poderá definir sua buyer persona e traçar a melhor estratégia para alcançá-la.
Depois de entender como o seu cliente se sente, você deve ter aquilo sempre em mente. Os objetivos dele são seus objetivos, e as necessidades e dores são o ponto em que sua empresa vai agir para sanar. É importante que, já sabendo dos problemas que seu cliente enfrenta, você tome partido sem que ele precise pedir. Dessa forma, ele ficará surpreendido e satisfeito com seu trabalho.
Mais do que essas informações, você também terá acesso ao meio onde ele vive. A partir disso, saberá quais influências ele sofre, o que passa em sua cabeça e como ele reage a isto. Assim, sua empresa pode saber exatamente em quais meios ela precisa estar mais presente e manter sua imagem forte.
O mapa de empatia, geralmente, possui um modelo base com algumas perguntas que te ajudarão a conhecer melhor seu cliente ideal. A partir das respostas, você chega em uma persona com características e objetivos claros, que te guiarão no processo de vendas.
Procure pensar no mundo em que o seu cliente vive. Pense nas principais pessoas com quem ele convive e como é seu cotidiano. Assim, você vai descobrir quais são os principais estímulos visuais que ele recebe.
São as reações da pessoa ao mundo que ela vive. Quais são seus sonhos, preocupações e o que ela sente no dia a dia são questões comuns a se pensar aqui.
Este campo não é somente para pensar sobre os estímulos auditivos que a pessoa recebe, mas sim, em tudo aquilo que a influencia. Por exemplo, quais são seus ídolos, meios de comunicação que mais consome, pessoas e ideias que a influenciam, etc.
Esse item serve para entender o comportamento do cliente no cotidiano. Pense em quais hobbies ele possui, os principais assuntos sobre os quais ele fala, aparência e postura.
Quais são os obstáculos que o cliente enfrenta no dia a dia e que estão no caminho de seu produto? Procure entender seus medos, frustrações e inseguranças. Assim, você vai saber com o que precisa ajudá-lo e qual será seu foco.
Isto é, onde sua empresa vai ajudar o cliente a chegar. São seus sonhos, metas e objetivos. Uma vez que você ajudar o cliente a superar suas dores, é nesse local que chegarão.
Você pode adaptar as perguntas para obter as melhores informações que cabem à sua empresa. O importante aqui é conseguir insumo suficiente para conhecer bem seu cliente ideal e traçar todas as estratégias necessárias para chegar até ele.
Agora que você já aprendeu o que é um mapa de empatia, sua importância e como construí-lo, é só colocar em prática e montar sua buyer persona! Mas para evitar erros no processo, que tal ler este texto antes?
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