Uma das necessidades básicas do ser humano é se comunicar. Como vivemos em sociedade, é impossível que não nos comuniquemos com as pessoas à nossa volta, afinal, de que outra forma poderíamos fazer nossas vontades, medos, dificuldades e necessidades serem ouvidos? E, mais importante, como poderíamos atender a essas necessidades e às das pessoas que vivem ao nosso redor?
A comunicação pode ocorrer de várias formas, mas não podemos negar a sua importância. Seja no cotidiano ou no ambiente de trabalho, se comunicar de forma clara e objetiva é a chave para o sucesso!
Uma comunicação com o mínimo de gargalos e problemas pode até parecer algo difícil de se conquistar, afinal, não é incomum nos depararmos com vários mal entendidos por aí, não é mesmo?
Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a se comunicar com cada vez mais clareza, seja no seu dia-a-dia, com clientes ou com colegas de trabalho!
Uma das formas mais eficazes de termos confiança em nosso discurso e de transmitirmos nossas ideias com agilidade e clareza é tendo um bom repertório de vocabulário, construções frasais e até mesmo de vivências e experiências.
A leitura é uma grande ferramenta para uma boa comunicação, uma vez que nos permite conhecer realidades distintas, assuntos variados e ainda é capaz de desenvolver nossa capacidade argumentativa e de interpretação!
Tudo isso é extremamente importante para a transmissão de um discurso claro e objetivo que, provavelmente, será tranquilamente entendido pelo seu interlocutor.
Se você ainda não é o maior fã de uma boa leitura, não se desespere! Procure começar por assuntos de seu interesse e vá, aos poucos, buscando novas fontes em livros, revistas, jornais e artigos.
Ninguém gosta de conversar com alguém que parece desinteressado, com a cabeça baixa, os braços cruzados e os olhos constantemente fugindo para algum canto.
Se comunicar não envolve apenas a fala! Quando conversamos com alguém, nosso corpo faz parte do processo e pode ser um grande inimigo – ou um poderoso aliado – no processo. E não é difícil usar a linguagem corporal a nosso favor em um diálogo!
Basta adotar uma postura de interesse e que passe confiança e segurança: erga o corpo, sorria, seja simpático, olhe para seu interlocutor. Evite parecer que você quer que a conversa acabe o mais rápido possível, mesmo que seja o caso!
As suas chances de se fazer entendido e conseguir uma comunicação tranquila e eficaz são muito maiores quando você está de fato na conversa, de corpo e alma.
Às vezes é muito fácil ficar imerso no seu próprio discurso e esquecer de que a comunicação envolve mais de uma pessoa. Se comunicar exige que estejamos sempre conscientes das pessoas nos cercam e, mais importante, que as escutemos!
Escutar é um sinal de empatia e compreensão e, quanto mais entendidas as pessoas se sentem, mais abertas elas são. Dessa forma, fica muito mais fácil estabelecer um canal claro de comunicação e um ambiente agradável e propício ao diálogo.
Quando escutamos, temos mais chances de sabermos exatamente como a pessoa se sente, do que ela precisa e quais são suas expectativas. Com essas informações, é possível se comunicar de forma muito mais estratégica e direcionada.
Imagine a seguinte situação em uma negociação: você preparou uma ótima proposta para um cliente. Depois de bastante estudo e pesquisa, chega o dia de apresentar suas ideias para ele.
Na hora, confiante, você dá o seu discurso, demonstrando com todos os argumentos porque o serviço proposto é o melhor para o seu cliente. Imerso em sua própria fala, você acaba dando pouca atenção aos comentários da pessoa e até mesmo deixa de perguntar se ela tem alguma dúvida ou se está entendendo tudo.
Ao final da proposta, você se sente confiante com o bom discurso, mas percebe que não sabe exatamente como o cliente se sentiu e descobre, mais tarde, que ele ficou bastante incomodado por não ter se sentido ouvido. Isso certamente vai abalar a imagem que essa pessoa terá de você e da sua empresa!
É por isso que é essencial prestar atenção naquilo que seu interlocutor tem a dizer e em quaisquer sinais que ele possa exibir durante a conversa. Não se esqueça de que não se trata de um monólogo!
Você muito dificilmente irá se comunicar da mesma forma com todas as pessoas, e nem deveria. É muito importante saber com quem estamos falando, uma vez que, assim, é possível adequar o discurso e torná-lo mais facilmente compreensível.
Para nos comunicarmos de forma clara, é essencial que saibamos escolher a linguagem e o tom adequados para se usar com cada interlocutor, já que ninguém se comunica da mesma maneira.
É o caso de utilizar uma linguagem informal, um tom debochado e pouco profissional com o seu chefe. Isso dificilmente dará certo e, muito provavelmente, causará complicações entre você e seu superior, que espera uma abordagem respeitosa.
Da mesma forma, seria totalmente ineficiente conversar com uma criança usando palavras rebuscadas, certo?
O nosso cérebro não consegue reter tudo que recebe. Estamos, o tempo todo, selecionando coisas nas quais vale a pena prestar atenção e que consideramos mais importantes.
Para garantir que as pessoas vão reter as informações que você deseja que elas retenham, é importante fazer um discurso dinâmico, ou seja, com uma variação de ênfases, chamando a atenção para pontos específicos.
Isso porque seu interlocutor dificilmente irá reter todas as informações transmitidas e fará uma seleção sozinho. Por que não tomar as rédeas do processo e fazer essa seleção por ele, tornando a comunicação muito mais estratégica?
Comunicar-se de forma confiante e passar segurança para as pessoas exige que se tenha domínio do discurso. É essencial que você saiba o que vai falar e que conheça bem os tópicos do seu discurso para que ele flua naturalmente e para que você passe uma imagem de confiança!
Se possível, organize-se antes de se comunicar, ensaie, faça anotações e garanta que a sua performance seja a melhor possível para uma comunicação eficaz!
Se comunicar bem, com clareza e objetividade, é uma habilidade imprescindível para qualquer um. Não podemos nos esquecer de que se comunicar é uma condição para a sobrevivência humana e que a comunicação transpassa todas as esferas de nossas vidas.
Uma boa comunicação é justamente o que evita chateações e mal entendidos e torna processos mais ágeis e relacionamentos menos conturbados.
Agora que você já sabe como se comunicar da melhor forma possível, que tal saber um pouco mais sobre como otimizar a sua relação com seus clientes? A gente te conta neste texto do nosso blog!
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