Você já parou para pensar nas inúmeras influências que as premiações têm no contexto geral do cinema? Elas são muito mais do que meros troféus!
As premiações interferem tanto nas questões mercadológicas quanto nas questões sociais da indústria cinematográfica. E é justamente essa vasta influência que iremos explorar neste texto hoje.
Se você se interessa por essa área, continua com a gente e saiba mais sobre o instigante mundo do cinema!
Não há dúvidas de que existem inúmeros títulos a serem premiados – e cobiçados – no mundo do cinema. Mas quando se houve falar em premiações cinematográficas, logo vem à mente o Oscar, considerando sua tradição anual reconhecida mundialmente.
Sua história tem início com a organização da “Academia de Artes e Ciências Cinematográficas” (Academy of Motion Picture Arts e Sciences – AMPAS), uma organização profissional sem fins lucrativos, que foi criada por 36 personalidades mais importantes da indústria cinematográfica, em 1927, em Los Angeles. Dois anos mais tarde, em maio de 1929, foi realizada a primeira premiação do Academy Award (Prêmio da Academia).
O prêmio é oficialmente chamado até hoje de “Academy Award of Merit”, mas o apelido ‘Oscar’ surgiu posteriormente. Diz a lenda que a bibliotecária Margaret Herrick, mais tarde nomeada secretária executiva da Academia, olhou para a estatueta e disse que parecia com seu tio Oscar. Um crítico de cinema chamado Sidney Skolsky, teria ouvido a frase e publicado o possível apelido em sua coluna. Inusitado, não é mesmo?
Mas curiosidades à parte, o importante é saber que o prêmio foi ganhando força ao longo dos anos e, hoje em dia, é uma das estatuetas mais importantes e mais desejadas do mundo do cinema. E é devido à essa relevância, que cada vez mais as premiações influenciam nos aspectos mercadológicos e sociais do cinema. Então vamos ao que interessa!
Segundo estudos dos pesquisadores Simonoff e Sparrow, um filme, após ser indicado ao Oscar, aumenta seus lucros em até 250%! O vencedor passa a ter receita 3 vezes maior que os não indicados e 2 vezes maior que os indicados. Uma diferença e tanto!
E além do aspecto econômico, podemos observar ainda uma diferente recepção do público perante ao filme e da visibilidade de diretores, atores, roteiristas, entre outros profissionais, tanto quando ele é indicado quanto quando ele é realmente premiado. Ambos os aspectos passam a ser muito mais positivos, mesmo baseados apenas nas opiniões dos grandes críticos.
Além disso, o Oscar e inúmeros outros prêmios influenciam socialmente tanto nos bastidores quanto no público receptor das produções.
Tal fato se conecta ao que comentamos no tópico acima sobre o aumento da visibilidade dos profissionais envolvidos no filme. Se você parar para pensar, ter maior destaque perante o cinema mundial gera mais reconhecimento dos atores, diretores, roteiristas, etc…
Assim, em um contexto atual em que questões sobre representação social estão ganhando cada vez mais força, o destaque de atores nunca antes vistos em premiações tão importantes quanto o Oscar, por exemplo, é um grande passo para nossa sociedade.
Podemos ver como exemplo, a indicação à categoria de Melhor Filme de “Corra!” e “Call me by your name”. O primeiro explora o racismo em uma abordagem completamente distinta do que já foi trabalhado no cinema anteriormente e, o segundo, gira em torno de um casal gay composto por dois homens de idades bem diferentes.
Desse modo, as premiações vem destacando questões pouco abordadas e levando à uma maior representação da diversidade como um todo. Faz sentido, não?
Por isso é tão importante observar efeitos que passam despercebidos quando são tão intrínsecos ao nosso cotidiano. Afinal, quem diria que uma “simples” estatueta poderia trazer efeitos tão diversos e tão importantes?
Se você gosta de cinema e quer ler mais sobre esse mundo tão vasto, leia nosso texto sobre Easter Eggs e mate as curiosidades sobre segredinhos escondidos nos filmes e séries!
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…
Explore as estratégias de Taylor Swift para a fidelização de fãs e aprenda a como…