Freelancer x Agência: saiba as diferenças, vantagens e desvantagens de cada um!

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Para muitas pessoas é difícil saber exatamente as diferenças entre contratar um freelancer e contratar uma agência especializada em serviços de comunicação. Se você é uma dessas pessoas e também tem essa dúvida, neste texto você irá descobrir quais as vantagens e desvantagens de cada um, além de suas diferenças.    

Cada tipo de contratação possui seu aspecto único, por isso é necessário que você saiba qual é o modelo que mais atende às necessidades de sua empresa. Dá só uma olhada nas diferenças entre eles:

Freelancers x Agência

 Bom, de forma mais ampla, freelancer é um profissional que trabalha por conta própria e guia todos os seus projetos. Esse tipo de trabalho está em alta no mercado da comunicação, da tecnologia, das artes, etc.

Já as agências contam com uma equipe maior, onde cada funcionário fica responsável por determinada tarefa ou área.

Vantagens x Desvantagens

Cada área e forma de se realizar um serviço tem a sua especificidade. Por isso, antes da contratação, é uma boa ideia fazer a ponderação de qual modelo atende mais às suas necessidades. Abaixo você vai encontrar as vantagens e desvantagens de cada um:

Freelancers

Vantagens:
  • Bom, se você necessita de serviços mais rápidos, sem muitos processos ou burocracia, o freelancer será uma boa opção, já que, por trabalhar sozinho, não tem necessidade de gastar muito tempo com o andamento do projeto.
  • Outra vantagem desse tipo de profissional é o preço. Como a mão de obra será de apenas uma pessoa, o valor cobrado pelo serviço sairá por um preço muito inferior ao de uma agência, onde diversos profissionais participam do processo.
  • O freelancer também é acessível fora do horário comercial. Se você não pode se deslocar para reuniões no período da manhã ou da tarde, saiba que uma das vantagens desse profissional é a flexibilidade, o que pode te dar um leque maior de opções de horários e também de alternativas, uma vez que as reuniões podem ser marcadas pela internet, por exemplo.
  • A exclusividade também é algo que deve se levar em conta, uma vez que mesmo que o freelancer tenha muitos clientes, terá menos do que uma agência. Ele poderá tornar seu serviço e experiência mais personalizada, já que estará imerso no seu projeto naquele momento.
Desvantagens:
  • A maioria dos freelancers não trabalham com a burocracia fiscal, ou seja, não emitem nota, não possuem contrato de serviços, etc. Isso pode prejudicar muitas empresas, já que a maioria necessita desses tipos de documentos.
  • Ao mesmo tempo que não ter equipe é uma vantagem, também pode ser uma desvantagem, já que, caso você necessite de um trabalho mais complexo, dificilmente uma pessoa só poderá realizá-lo, fazendo com que seja necessário a terceirização do serviço.
  • Caso seja necessária essa terceirização do serviço, o preço dele consequentemente ficará mais caro e a imprevisibilidade do mesmo também, pois você não saberá para que mãos o serviço foi passado.

Agência

Vantagens:
  • Contratar uma agência pode agregar valor ao seu negócio, visto que ela está ali para ter um relacionamento estratégico com o seu problema, chegando assim na melhor solução, que nem sempre é a que você quer, mas sim a que é necessária.
  • As reuniões, na maioria das vezes, são presenciais, o que pode gerar maior empatia diante do seu problema e também facilita o entendimento do seu caso.
  • As agências também possuem uma equipe completa, o que facilita a execução de serviços mais complexos e que envolvem diversas áreas.
  • A parte burocrática também é toda garantida pelas agências, dando maior credibilidade e segurança ao cliente na hora de contratar um serviço.
Desvantagem:
  • A desvantagem mais comentada pelos contratantes é o preço. Por ter um staff maior, as agências cobram um preço bem mais elevado que os freelancers, geralmente mais condizentes com o mercado em geral.
  • Em uma agência os prazos tendem a ser mais extensos, pois você não é o único cliente a ser atendido. Isso às vezes pode ser um empecilho para aqueles clientes que querem receber os serviços rapidamente.
  • O atendimento também não é tão flexível, sendo, na maioria das vezes, restrito ao horário comercial. Com isso, não é boa opção para aqueles que não têm uma grande disponibilidade de horário.
  • Na agência a negociação não costuma ser flexibilizada, já que tudo é devidamente regulado pelo mercado e por outras instâncias do mundo dos negócios.

Qual escolher?

 Bom, logicamente agências e freelancers tem muito a mais a oferecer do que foi apontado nesse texto, e ambos possuem seus objetivos e suas vantagens, de acordo com o que for melhor para você.

Porém, caso você necessite de algo mais estruturado e tiver uma verba maior para gastar com o seu projeto, seja de comunicação ou em outra área, é interessante que procure uma agência e tenha seu serviço realizado da melhor forma possível.

A Cria é um agência de Comunicação Júnior, e, caso você tenha interesse em saber mais sobre esse segmento, para futuramente pensar em uma contratação, tem outro texto do nosso blog que pode te ajudar. Dá uma olhadinha aqui.

 

 

Redator da Cria

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