Você já reparou que algumas franquias têm uma identidade visual tão forte e marcante que faz qualquer um reconhecer a loja de longe? O melhor modo de adquirir uma marca assim é com um manual de franquia, que é um guia de processos e identidade visual completo que tem tudo que é preciso para alcançar o sucesso. Se você quer saber como implementá-lo e por que ele é tão importante, é só continuar lendo!
É um guia completo, feito a partir de muito estudo e planejamento, que contém todas as informações necessárias para as franquias funcionarem com maior autonomia, mas sem fugir da identidade da marca. Ele é produzido pela franqueadora com base em processos já testados, para saber direitinho o que funciona ou não.
No manual encontram-se mapeamento de processos, guia de identidade visual, modelo de marketing da empresa, informações sobre gestão, missão, visão e valores, dentre diversos outros tópicos. Tudo isso parte de processos testados na franquia matriz.
Geralmente, o manual é dividido em três partes: manual de implementação, que trata dos processos administrativos para a inauguração de uma loja, manual operacional, que trata de como conduzir a empresa no dia a dia, e manual de marketing e vendas, onde entra a parte de firmar uma identidade visual para que se torne uma marca forte.
O modo mais prático de se aplicar um manual de franquia é utilizando uma linguagem bem clara, direta e didática, para que seja fácil a compreensão dos processos. Outro fator positivo para esse guia é a diagramação em módulos e tópicos, para que fique fácil para o franqueado consultá-lo sempre que necessário.
É interessante, também, utilizar manuais digitais e em plataformas, para que o acesso seja mais simples e prático. Isso facilita o uso novamente, já que ele vai estar sempre disponível e de fácil alcance.
A constante atualização do guia é indispensável. Sempre podem surgir novos processos e com isso a necessidade de renovação, o que vai ser mais simples se o manual já se encontrar em módulos.
Já pensou ter uma rede de franquias onde cada franqueado monte a loja do modo que desejar e siga os processos que quiser sem te consultar? Isso pode resultar em unidades completamente diferentes e desconexas, que vão acabar passando despercebidas pelos clientes.
Por outro lado, se você possuir um manual de franquia feito com bastante planejamento e estratégia, seus franqueados seguirão as regras e isso resultará em uma rede de lojas conectadas e padronizadas. Assim, os clientes facilmente saberão identificar suas franquias, além de fazer com que você tenha maior controle sob os processos.
O guia vai auxiliar sua empresa não só na construção das lojas físicas, mas também na construção da marca na internet. Padrão de postagens, tom, personas, tudo isso será definido no manual e será de extrema importância para a franquia, ainda mais se for uma marca nova e que precise ganhar o seu espaço no mercado.
A grande maioria das empresas que funcionam no modelo de franquia possuem um manual do tipo. Todos os grandes negócios, principalmente os que têm unidades em mais de uma cidade, estado ou até país, contam com essa peça que é fundamental para o crescimento e desenvolvimento além do nível local. Portanto, se você deseja que sua empresa seja reconhecida e se torne uma grande rede, não pode deixar de ter um manual de franquia.
A importância do guia já ficou bem clara nesse texto, não é mesmo? Agora você já tem todas as informações necessárias para começar montar o seu! Que tal iniciar o processo com uma identidade visual marcante? Saiba como aqui!
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