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Por que o Planejamento Estratégico é essencial para a sua empresa!

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Todo processo se torna muito mais fácil quando existe um planejamento prévio para guiá-lo e orientar novas decisões e ações. Dessa forma, o planejamento estratégico é tão importante no âmbito empresarial, porque ele permite a organização dos objetivos do empreendimento para que sejam mais palpáveis.

E como isso é feito? Por meio da criação de passos para alcançá-los!

O planejamento estratégico define metas e ações estratégicas a partir da análise de possíveis oportunidades e ameaças do mercado. Esse documento serve como guia para a empresa, fazendo com que as práticas da organização sejam direcionadas e eficientes.

Como o planejamento estratégico pode ser executado?

O primeiro passo para começar o planejamento estratégico do seu negócio é, antes de mais nada, determinar a missão, a visão e os valores da empresa. Quando você define esses fatores, fica mais fácil seguir o próximo passo: identificar o público-alvo do seu negócio.

Logo depois de delinear esses elementos, é hora de investigar o mercado. Explore o cenário externo, buscando descobrir: quem são seus concorrentes e o que fazem de diferente? O que as pesquisas referentes ao seu segmento de atuação indicam?

Combinando o que você identificou sobre sua empresa, as informações sobre o mercado e o público-alvo, trace os pontos fortes e fracos dela e as oportunidades e ameaças que o mercado oferece – essa análise estratégica é uma ferramenta conhecida como Matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats).

Feito isso, é o momento de definir objetivos: use todas as informações que você reuniu para desvendar o que sua empresa precisa e o tempo para a realização dessa meta (a curto, médio ou longo prazo). Para exemplificar, alguns tipos de objetivos são:

  • “melhorar a presença da marca nas redes sociais”;
  • “criar uma campanha de divulgação”;
  • “aprimorar a comunicação interna da empresa”.

Sendo assim, reflita sobre o que a empresa pode fazer para atingir o que foi estabelecido. O ideal é que sejam definidos alguns passos estratégicos, como o exemplo a seguir:

  • “melhorar a presença da marca nas redes sociais”.

O que pode ser feito?

  1. Identificar como o público-alvo utiliza a internet e quais redes são mais usadas por essas pessoas.
  2. Criar um documento que defina as práticas virtuais da marca, ou seja, qual tom será utilizado para conversar com os usuários, qual identidade visual será usada, etc.
  3. Definir quais indicadores (número de novos seguidores, alcance da publicação, etc) serão utilizados na análise dos perfis da empresa, assim como o intervalo de tempo entre estas.

Defina também prazos para os passos presentes dentro dos objetivos e não se esqueça de sempre estabelecer formas de mensurá-los e, posteriormente, acompanhar a realização deles.

Atingindo o sucesso

O segredo para o sucesso de um planejamento estratégico é o compromisso com o que foi proposto por ele e também a atenção para a necessidade de flexibilização, isto é, se manter ciente da realidade da empresa e do mercado a todo instante. Um planejamento desatualizado e não condizente com as necessidades da organização pode dificultar o êxito do plano. Dessa maneira, é recomendável que ele seja completamente reformulado em períodos de tempo pré-determinados.

Desse modo, é muito importante também que todos os participantes da organização tenham acesso ao planejamento. Isso faz com que todo o público interno esteja alinhado para alcançar o que foi estipulado pelo documento!

Agora que você descobriu a importância do planejamento estratégico, que tal se especializar ainda mais? Leia sobre planejamento de campanha aqui e descubra a importância de outra ferramenta estratégica – o manual de franquia!

Redator da Cria

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