Todo processo se torna muito mais fácil quando existe um planejamento prévio para guiá-lo e orientar novas decisões e ações. Dessa forma, o planejamento estratégico é tão importante no âmbito empresarial, porque ele permite a organização dos objetivos do empreendimento para que sejam mais palpáveis.
E como isso é feito? Por meio da criação de passos para alcançá-los!
O planejamento estratégico define metas e ações estratégicas a partir da análise de possíveis oportunidades e ameaças do mercado. Esse documento serve como guia para a empresa, fazendo com que as práticas da organização sejam direcionadas e eficientes.
Como o planejamento estratégico pode ser executado?
O primeiro passo para começar o planejamento estratégico do seu negócio é, antes de mais nada, determinar a missão, a visão e os valores da empresa. Quando você define esses fatores, fica mais fácil seguir o próximo passo: identificar o público-alvo do seu negócio.
Logo depois de delinear esses elementos, é hora de investigar o mercado. Explore o cenário externo, buscando descobrir: quem são seus concorrentes e o que fazem de diferente? O que as pesquisas referentes ao seu segmento de atuação indicam?
Combinando o que você identificou sobre sua empresa, as informações sobre o mercado e o público-alvo, trace os pontos fortes e fracos dela e as oportunidades e ameaças que o mercado oferece – essa análise estratégica é uma ferramenta conhecida como Matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats).
Feito isso, é o momento de definir objetivos: use todas as informações que você reuniu para desvendar o que sua empresa precisa e o tempo para a realização dessa meta (a curto, médio ou longo prazo). Para exemplificar, alguns tipos de objetivos são:
- “melhorar a presença da marca nas redes sociais”;
- “criar uma campanha de divulgação”;
- “aprimorar a comunicação interna da empresa”.
Sendo assim, reflita sobre o que a empresa pode fazer para atingir o que foi estabelecido. O ideal é que sejam definidos alguns passos estratégicos, como o exemplo a seguir:
- “melhorar a presença da marca nas redes sociais”.
O que pode ser feito?
- Identificar como o público-alvo utiliza a internet e quais redes são mais usadas por essas pessoas.
- Criar um documento que defina as práticas virtuais da marca, ou seja, qual tom será utilizado para conversar com os usuários, qual identidade visual será usada, etc.
- Definir quais indicadores (número de novos seguidores, alcance da publicação, etc) serão utilizados na análise dos perfis da empresa, assim como o intervalo de tempo entre estas.
Defina também prazos para os passos presentes dentro dos objetivos e não se esqueça de sempre estabelecer formas de mensurá-los e, posteriormente, acompanhar a realização deles.
Atingindo o sucesso
O segredo para o sucesso de um planejamento estratégico é o compromisso com o que foi proposto por ele e também a atenção para a necessidade de flexibilização, isto é, se manter ciente da realidade da empresa e do mercado a todo instante. Um planejamento desatualizado e não condizente com as necessidades da organização pode dificultar o êxito do plano. Dessa maneira, é recomendável que ele seja completamente reformulado em períodos de tempo pré-determinados.
Desse modo, é muito importante também que todos os participantes da organização tenham acesso ao planejamento. Isso faz com que todo o público interno esteja alinhado para alcançar o que foi estipulado pelo documento!
Agora que você descobriu a importância do planejamento estratégico, que tal se especializar ainda mais? Leia sobre planejamento de campanha aqui e descubra a importância de outra ferramenta estratégica – o manual de franquia!