Search

4 lições importantes ensinadas pela série “La Casa de Papel”

Rate this post

Você já ouviu falar da série La Casa de Papel, não é mesmo? Isto é, se já não tiver assistido também.

Quando o assunto é série, Netflix ou tendências do momento, La Casa de Papel é referência. Impossível não se envolver na história do maior roubo já existente, no romance de Tokyo e Rio, nas brigas recorrentes dentro da Casa da Moeda da Espanha, entre outras partes do enredo (pode ficar tranquilo que por aqui não teremos spoilers graves).

Apesar da série ser conhecida por milhares de pessoas, apenas algumas sabem que, além dos personagens e do enredo fantástico que possui, ela ensina algumas importantes lições que podem ajudar uma organização.

Se interessou? Então você está no texto certo! Aqui vamos enumerar e explicar essas lições, trazendo para a realidade o clichê “a união do útil ao agradável”.

1 – Planejamento estratégico

Em La Casa de Papel, Professor é o responsável por arquitetar todo o plano do grande assalto. Segundo o personagem, sua vida inteira foi dedicada ao roubo, o que possibilitou que ele organizasse tudo de uma maneira singular. Ele pensou nos pequenos detalhes e desenvolveu estratégias milimetricamente pensadas.

Podemos afirmar que o Professor realizou o que chamamos de planejamento estratégico. Não importa o tamanho do seu negócio, realizar um planejamento estratégico é sempre muito importante.

Isso implica conhecer melhor a sua empresa e entender onde você quer que ela esteja em determinado período de tempo. Assim, são traçadas metas e pensadas maneiras estratégicas de alcançá-las.

2 – Equipe capacitada

Como vimos acima, o Professor se dedicou bastante ao planejar todo o assalto à Casa da Moeda. Isso implica que, ao decidir quem seriam seus aliados, ele selecionou pessoas que comprariam sua ideia. Mais do que isso, deveriam ser pessoas capacitadas, que estivessem alinhadas com os objetivos que ele gostaria de alcançar.

No mercado, existem profissionais ótimos, de formação excelente. Porém, é importante ir além disso e contratar para o seu negócio pessoas que supram as necessidades dele. Cada funcionário (ou cada grupo de funcionários) possui uma função específica para que os objetivos de uma organização sejam alcançados e até, quem sabe, superados.

Um fator a ser sempre considerado é: pessoas que saibam trabalhar em grupo. Hoje em dia, é quase impossível algum trabalho ser realizado de maneira individual.

3 – “Jogo de cintura”

Em diversos momentos da série, algo saía do planejado. Chegava a dar frio na barriga de quem estava assistindo, medo de tudo ser perdido. Mas sempre havia um plano B (ou até um C) que poderia ser realizado e salvar o assalto. O Professor pensou nas possibilidades de algo dar errado e treinou seus aliados para que soubessem lidar com essas situações.

Em uma organização, é muito importante que não só as metas sejam traçadas, como já falamos anteriormente, mas que os possíveis erros sejam também estudados. Usualmente algo vai sair de maneira diferente (não necessariamente pior) do que foi planejado.

Saber lidar com essas situações é vital para que a organização continue caminhando bem, sem perdas consideráveis diante do mercado.

4 – Conhecimento do público

Uma das provas de que o Professor se dedicou bastante ao planejar o assalto é que ele sabia exatamente com quem estava lidando. Além de conhecer os funcionários mais importantes da Casa da Moeda, ele também sabia quem estaria no local no dia que o roubo começaria.

Conhecia, também, a polícia e os métodos que ela utilizaria para tentar resolver o caso. Isso tudo foi de extrema importância para que o final fosse como foi (sem spoilers,viu?).

Seja na hora de lançar um produto no mercado, seja na hora de postar um texto em um blog: conhecer o seu público é de extrema importância. Não adianta possuir um trabalho ótimo se você não souber vender para as pessoas certas.

Por isso, “público alvo” é um conceito já não muito utilizado, perdendo sua credibilidade para as buyer personas. Por caracterizarem o público ideal de uma maneira detalhada, funcionam de maneira mais eficaz considerando os negócios em geral.

Você deve ter percebido que há uma ligação direta entre todas essas lições, não é mesmo? Contratar uma equipe capacitada está dentro de um planejamento estratégico, que por sua vez pode prever possíveis falhas no plano traçado. Para lidar com tais falhas, é necessário um plano B e, todos os planos devem levar em conta o público da organização.

Isso quer dizer que realizar práticas em conjunto é mais vantajoso do que realizar apenas algumas separadamente. Uma complementa a outra e assim vai, no caminho do sucesso!

Gostou de aprender algumas lições a partir de analogias com uma das séries mais bombásticas dos últimos tempos? Então se liga nesse texto que fala sobre as Kardashians e a relação delas com o marketing!

Compartilha aí!

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing