Vocês já devem estar cansados de saber de que o marketing digital vem crescendo muito no últimos anos. Como podemos perceber nesse texto, está cada vez mais difícil separar o que é marketing digital do que não é.
E sabe quem é protagonista dessa nova tendência? Acertou quem disse que são as redes sociais!
Por causa da evolução das redes sociais, a elaboração de grandes campanhas online surge como uma estratégia muito vantajosa para as empresas atingirem seu público e alavancarem suas vendas.
Entretanto, a famosa “esfera pública online” tem se tornado progressivamente competitiva e, por isso, ser criativo é fundamental para uma campanha de sucesso!
Abaixo, eu separei 5 campanhas super interessantes de algumas marcas que estão se destacando muito nas redes sociais. Olha só:
Todo mundo sabe que o Super Bowl é um dos eventos mais assistidos e comentados no mundo inteiro, né?
Pois bem, em 2013, durante o XLVII Super Bowl, a Oreo colocou 15 pessoas especialistas em mídias digitais para responder tudo o que acontecesse referente ao jogo mais importante da NFL.
O que ninguém esperava era que aconteceria uma queda de energia que interromperia o jogo por 34 minutos. Esses poucos minutos foram suficientes para a equipe da Oreo colocar essa campanha no ar:
“You can still dunk in the dark” siginifica algo mais ou menos com “mesmo no escuro, você ainda pode mergulhar a bolacha no leite”.
Esse tipo de respostas em tempo real dão às marcas muito mais buzz e engajamento por parte dos clientes, e podem ser uma ótima estratégia para sua empresa. Demais, né?
Quem é fã de verdade de fast-food com certeza vai lembrar dessa treta colossal travada pelos gigantes Bob’s e McDonald’s nas redes sociais por causa de um Ovomaltine.
O que aconteceu foi que, durante muito tempo, a marca Ovomaltine foi parceira do Bob’s, e somente ele podia falar que usava esse ingrediente nos seus produtos.
No entanto, em 2016, a rede de fast-food mais famosa do mundo (leia-se McDonald’s) se tornou parceira da fabricante de flocos crocantes, e obrigou a concorrente a não usar mais a palavra Ovomaltine nos seus produtos.
O vídeo de lançamento da campanha foi ao ar no dia 11 de setembro, e no dia 14 o McDonald’s divulgou oficialmente, por meio das redes sociais, a nova parceria com esse anúncio:
O Bob’s não gostou nadinha dessa nova parceria e divulgou no facebook um post com a legenda “Não tem textão, a questão é simples: quem conhece o sabor de verdade não toma #MilkFake.” e com essa imagem:
Diversas outras redes de fast-food, como a Pizza Hut, a Giraffas, e o Burger King, entraram na brincadeira e fizeram posts super legais nas redes sociais oficiais. Olha só:
Aqui no blog a gente já falou que a Netflix dá um show quando o assunto é marketing.
Nas redes sociais os perfis do serviço de streaming são seguidos por uma multidão de fãs, que se relacionam, curtem e compartilham tudo!
Por isso, as campanhas de lançamento das suas séries são super famosas e geram bastante buzz entre os internautas.
Alguns exemplos são as campanhas de Stranger things, de Orange is the new black e a de lançamento da segunda parte de La casa de papel, por exemplo.
Mas não só de vídeos de lançamentos de séries vive a Netflix. Em março de 2016, eles fizeram uma campanha para o Dia Internacional das Mulheres que, em pouco mais de 1 minuto, conseguiu mostrar, por meio das personagens mulheres de suas séries, como alguns estereótipo aplicados às mulheres não fazem mais sentido.
Em 2014, a Always lançou a icônica campanha #LikeAGirl, a qual critica algumas normas sociais que limitam as mulheres.
A campanha foi feita em forma de vídeo com uma pegada meio de documentário, o que fez com que ela se tornasse incrivelmente famosa.
A fórmula funcionou tão bem que, apenas em 2015, a hashtag #LikeAGirl apareceu mais de 17 mil vezes nas redes sociais, o que fez com que, mais tarde, a Always lançasse outra campanha com a mesma premissa, mas com o título “Unstoppable” (Imparável, em tradução livre).
O Itaú encantou o público em 2016 com essa campanha que foi divulgada nas suas redes sociais.
Estrelada por duas vovós super simpáticas, a campanha brinca com a era digital e com a modernização. O desafio delas é organizar um chá da tarde todo pelo celular – desde convidar as amigas até pedir a comida!
Devido ao sucesso, a campanha ganhou uma continuação e transformou as vovós em vovloggers com a ajuda de youtubers famosos. Confira:
Essas são as minhas preferidas! E você? Está esperando o quê para colocar sua campanha no ar agora mesmo?
Para melhorar o sucesso da sua empresa, que tal ler esse texto que eu separei especialmente para você?
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…
Explore as estratégias de Taylor Swift para a fidelização de fãs e aprenda a como…