Você já imaginou qual a melhor forma de realizar um projeto de sucesso e que deixe seu cliente satisfeito? Talvez você pense que para ter aprovação do cliente e bons resultados, a criação e a execução do serviço seja o mais importante. Mas e se eu te falar que tudo começa muito antes de começar a criar, bem ali no briefing?
Ficou curioso? Continue lendo para entender melhor.
É muito comum em séries ou filmes de ação, ver os personagens principais se reunindo para elaborar um plano. Esse momento em que são traçadas as principais estratégias, riscos e oportunidades da missão é chamado de briefing. Mas pensando no mundo real, como isso se aplica às empresas?
Na realidade empresarial o briefing é uma ponte que une e organiza as preferências do cliente, pesquisas bem fundamentadas e um projeto de sucesso.
É interessante pensar nesse documento como algo personalizável e que se adapta conforme as necessidades do comprador. Mas em geral no briefing são listados os objetivos do cliente e sua marca, detalhes do produto, cenário do empreendimento e mercado, público e oportunidades.
Para a equipe que está realizando o projeto o maior benefício é a organização do que será feito. Pois a partir do briefing a base para elaborar qualquer serviço já está estabelecida. Portanto a equipe estará pronta para trabalhar dentro de um espaço seguro e atendendo as exigências do cliente.
Pensando nas características do documento, o planejamento estratégico se torna essencial para um bom briefing. Pois é a partir dele que são pesquisados detalhes sobre mercado, público, cenário do empreendimento e preferências do cliente. Sendo assim, tudo o que for necessário para realizar um projeto de sucesso estará acessível para toda a equipe.
Além disso, também é importante falar sobre inspiração. É comum pensar que as grandes idéias surgem a partir de um insight em um momento aleatório do cotidiano. É verdade que algumas são assim, porém a maior parte delas possui muito conteúdo e organização por trás. Esse conteúdo que dá base às grandes idéias é justamente o briefing. Por isso é fundamental que ele seja detalhado e reúna uma diversidade de informações para ajudar a criação.
Por fim, é fácil de enxergar o quanto um briefing é essencial na realização de qualquer serviço. Ele auxilia tanto a parte produtiva a ter um resultado satisfatório, quanto o cliente a ter suas preferências atendidas. Mas agora você pode estar pensando, além de receber o projeto tão desejado, qual o papel do cliente nesse processo?
Apesar de ser uma boa base, apenas as pesquisas contidas no briefing não garantem a aprovação do comprador. Isso porque, antes de qualquer coisa, é preciso levar em conta as expectativas do cliente com relação ao serviço. Afinal, para que o cliente saia satisfeito, o conteúdo do briefing precisa estar alinhado com o que ele espera.
Pensando nisso, é muito importante no momento de contato com o cliente buscar entender ao máximo o que ele busca, pois dessa forma o planejamento em geral e as pesquisas serão mais bem direcionados também. Dessa forma, ao planejar, o profissional saberá organizar quais pontos deve ter mais preocupação e os tópicos mais livres.
Observe este exemplo: suponha que um cliente vem até a sua empresa para fazer uma campanha online. A partir dessas poucas exigências a criação produz peças gráficas azuis com imagens e frases de efeito. Na hora de as entrega, o cliente logo reprova porque não gosta de azul e, segundo ele, concorrentes a usam. O que poderia ser feito para evitar isso?
Apenas com as informações iniciais existem infinitas possibilidades de campanhas para produzir, sendo assim é bem difícil criar uma campanha que vá de encontro às preferências do cliente e que se destaque no mercado. Para evitar esse tipo de situação, é fundamental que antes de qualquer coisa o cliente seja ouvido e diga suas preferências e restrições, além da realização de pesquisas muito bem fundamentadas.
Dizer que um briefing deve ter organização, pesquisas e preferências do cliente, não significa que deva ser um documento extenso. Pelo contrário, um bom briefing é objetivo, claro, informativo e ao mesmo tempo sucinto.
Por mais que o foco esteja no cliente e seu empreendimento é preciso olhar mais além, pois quando fazemos um briefing é fundamental observar os concorrentes não com um olhar competitivo, mas como uma base comparativa. Olhar em volta é enxergar oportunidades para destacar o cliente no mercado e diferenciá-lo dos demais.
No desenho ‘Alice no país das maravilhas’ há um trecho clássico em que Alice se depara com vários caminhos e fica indecisa sobre qual seguir. A partir disso surge o gato, outro personagem do desenho, para perguntar aonde a menina quer chegar. Como Alice também não sabia, o gato conclui dizendo que pensando assim “qualquer caminho serve.”
É interessante aplicar esse pensamento aos briefings, pois se não definirmos objetivos qualquer um alcançado servirá. Assim, é importante pensar nos objetivos que o cliente apresenta e também os que nós, produtores do projeto, esperamos alcançar.
Para tudo ficar ainda mais claro, fazer um briefing é a melhor opção. A partir de tudo o que foi dito você já está pronto para colocar essa ferramenta em prática e impulsionar os seus projetos. Por fim, o importante nesse momento inicial é ficar atento a todas as dicas e sugestões desse texto para ter resultados de sucesso. Boa sorte!
Já sabemos que o briefing é uma ferramenta chave para a organização de um projeto, porém esse valor precisa ir muito além do documento para garantir projetos de sucesso. Nesse texto você encontrará dicas para se organizar, melhorar a sua produtividade e resultados.
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