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6 dicas para melhorar sua experiência no LinkedIn

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Bom, você com certeza conhece o LinkedIn. Mesmo que ainda não seja usuário, já ouviu falar da famosa “rede social profissional”. Realmente o foco desta rede é no profissional, mas ela não serve apenas para encontrar uma vaga de emprego ou ser encontrado.

A rede também é uma forma de expor suas habilidades, conhecimento, fazer conexões com pessoas da sua área de trabalho, conhecer novas pessoas, ter acesso a ótimos conteúdos, fazer benchs, trocar experiência, entre outros.

Pois é, são muitas as possibilidades que o LinkedIn oferece. À primeira vista, a rede social pode não parecer tão atraente, seja pela sua plataforma ou perfil mais sério, mas há muita coisa de interessante para se fazer por lá. Então não perca mais tempo! Se você ainda não fez seu perfil essa é a hora, e se você já é um usuário do LinkedIn venha descobrir 6 maneiras de melhorar ainda mais sua experiência nessa rede social.

1. Uma boa primeira impressão

Quem não gosta de causar uma boa impressão, não é mesmo? Para isso, nada melhor do que uma boa imagem pessoal, literalmente. Não estamos falando apenas de ter uma foto de perfil, já que isso é o básico. Afinal, isso torna a experiência mais humanizada e – literalmente – dá um rosto ao seu perfil. Mais do que isso, estamos falando de ter a foto certa para causar uma boa primeira impressão.

Se o objetivo do LinkedIn é diferente de outras redes sociais, também deve ser assim com a foto de perfil. Algumas dicas para uma boa foto na rede são:

  • Utilize uma foto com boa resolução, assim fica mais fácil te ver;
  • Procure uma postura amigável, que mostre abertura. Por exemplo, evite uma foto muito séria ou de braços cruzados;
  • Não esconda seu rosto, fotos de costas ou com o cabelo no rosto podem ter o mesmo efeito que não ter uma foto;
  • Busque um visual mais profissional, nada de foto do feriado na piscina;
  • Tenha preferência por um fundo mais neutro, para que o foco seja em você;
  • Mantenha sua foto atualizada;
  • Não se esqueça de um belo e cativante sorriso!

Pense na sua foto de perfil como a primeira imagem que seu novo colega de trabalho, sócio ou chefe terá de você. A primeira impressão é a que fica, certo?!

2. Não deixe de se apresentar

Se a primeira impressão é a sua foto, agora é hora de se apresentar e, para isso, você deve usar a ferramenta de resumo do seu perfil. É uma ótima oportunidade para contar mais sobre você, suas habilidades, perfil profissional, objetivos no mercado de trabalho, entre outros.

Além de tudo isso, utilizar esse espaço ainda aumenta a posição de seu perfil no ranking de mecanismo de busca da plataforma.

Você pode utilizar esse recurso como um tipo de resumo dos pontos chave do seu currículo, colocando em destaque suas principais qualidades e áreas de conhecimento. Ou seja, realmente funciona como uma apresentação, tanto pessoal quanto profissional. Mas não esqueça de manter essa apresentação sucinta e focada, já que estamos na era da informação rápida.

3. Personalizar significa muito

Talvez você não saiba dessa opção, mas o LinkedIn permite que o usuário personalize a própria página. Como assim? Simples, você pode mudar a URL do seu perfil. Por exemplo, ao invés de:

br.linkedin.com/in/luiza-ramalho-a89428111/

Sua URL pode ficar assim:

br.linkedin.com/in/luizaramalho

Pode não parecer uma grande mudança, mas com certeza demonstra uma personalização da sua página e um visual mais clean. Além disso, esse recurso é gratuito, então não custa nada utilizar mais esta oportunidade de melhorar sua experiência na rede social. Outra vantagem bem legal é que fica bem mais fácil e dinâmico compartilhar seu perfil com outras pessoas, seja online, através de outras redes sociais/email, ou offline, com o link do seu perfil no seu cartão de visitas, por exemplo.

4. Recomende e seja recomendado

Recomendações são uma ótima forma de demonstrar suas qualidades, pois não se trata de você falando de si mesmo (o que pode ser enviesado), mas sim de uma pessoa confirmando que você realmente manda bem em determinada área ou alguma habilidade. É um reconhecimento do outro, e isso faz toda a diferença.

Mas esse é um caminho de duas mãos. Então, para garantir recomendações, nada como recomendar seus colegas de trabalho, colegas de faculdade, ou outras conexões. Não veja a prática como uma barganha, mas sim como um incentivo. Todo mundo gosta de ter um bom perfil profissional, então recomende e serás recomendado!

5. LinkedIn não é lugar para timidez

Ao contrário de outras redes sociais, o Linkedin não é sobre seus amigos, mas sim sobre fazer conexões interessantes. Então, não é preciso conhecer alguém, ser melhores amigos ou da mesma família para ter interesse nessa conexão. Faça conexão com profissionais da mesma área que a sua, mas que você ainda não conhece, porque assim você poderá conhecer mais gente além de seus colegas de trabalho ou faculdade, até mesmo pessoas de outras cidades ou estados.

Além de fazer mais conexões online, pode ser que você acabe fazendo conexões offline, nunca se sabe da onde uma oportunidade pode surgir!

Essa interação não precisa acontecer só com contatos, mas com grupos também. Entre em grupos de seu interesse, que tratem de assuntos que você conhece ou quer conhecer mais. Essa é, inclusive, uma forma de conhecer outros usuários, como falamos antes. Além disso, você terá mais assuntos do seu interesse e da sua
área de trabalho no seu feed, o que otimiza ainda mais sua experiência no LinkedIn.

Lembre-se, essa rede foi criada para estimular o networking! Por isso, não tenha medo de adicionar um profissional de sucesso do mercado, pode ser até mesmo o C.E.O da sua empresa dos sonhos.

6. O que você sabe?

É muito bom compartilhar nossos conhecimentos com outras pessoas, trocar experiências, aprender e ensinar. Você com certeza é um ótimo profissional e conhece muito sobre algum assunto, seja ele específico da sua área de trabalho ou não.

Então por que não compartilhar isso na rede? O marketing de conteúdo é uma excelente maneira de demonstrar suas habilidades e seu conhecimento dentro do portal. Além disso, essa prática ainda pode te render algumas interações e novas conexões. Então vá em frente e comece a produzir seu próprio conteúdo no LinkedIn!

Agora que você já sabe 6 maneiras de aproveitar ainda mais sua experiência no LinkedIn, é hora da prática! Coloque essas dicas em ação e veja os resultados, aposto que perceberá a diferença.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre como utilizar as redes sociais a favor do seu marketing pessoal? Então dá uma olhadinha nessa matéria aqui. Boa leitura!

Redator da Cria

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