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Saiba por que já passou da hora de você adotar uma estratégia de gerenciamento para as redes sociais da sua empresa!

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Já parou para pensar em como seria o mundo sem as redes sociais? Atualmente, essas plataformas estão tão presentes no nosso dia-a-dia que é bem difícil conceber uma realidade sem elas!

Vivemos em um momento de centralidade da comunicação e da tecnologia, e as redes sociais são justamente o encontro desses fenômenos, onde compartilhamos e consumimos conteúdo quase diariamente.

Além de ferramentas para uso pessoal, entretanto, as redes sociais podem ser elementos muito estratégicos para o marketing de empresas, e são muitas as companhias que já estão nas mais diversas plataformas.

Mas será que apenas criar uma conta no Facebook ou Instagram é suficiente? Marcar presença nas redes sociais é um primeiro passo muito importante, mas, para que o perfil do seu negócio seja de fato estratégico, é preciso pensar no gerenciamento de redes sociais.

O que significa gerenciar as redes sociais?

Um serviço que está sendo cada vez mais procurado no mercado é justamente o gerenciamento de redes sociais, ou seja, o processo de manter e atualizar um perfil, geralmente corporativo, nas mais diversas plataformas.

Gerenciar redes sociais é ter um conjunto de métodos e estratégias para produzir e compartilhar conteúdos relevantes para seu público, além de saber como se portar nas redes enquanto empresa – seja para interagir com os internautas, seja para saber quando se posicionar com relação a algo. Ou seja, trata-se de uma importante estratégia de marketing.

Estão incluídos no gerenciamento, também, a escolha de quais plataformas – entre tantas disponíveis, como o Facebook, Instagram, Twitter e o LinkedIn – utilizar e até mesmo uma pesquisa de quais são os melhores horários fazer se fazer as postagens.

Não existe gerenciamento feito às cegas!

Esse conjunto de métodos do gerenciamento é baseado em um planejamento consistente, que garante que a presença da sua marca nas redes sociais seja embasada e condizente com a identidade do seu negócio, com o comportamento do público que você deseja atingir e com os objetivos da sua empresa.

É preciso ter em mente que um bom gerenciamento não pode ser feito às cegas. Logo, o planejamento prévio – com base em pesquisas, coleta de dados e estudo – é justamente o que vai guiar a sua estratégia e fazer com que ela seja de fato efetiva!

Mas como um bom gerenciamento vai ajudar a sua empresa?

Agora que você já sabe o que significa gerenciar redes sociais, é hora de entender por que aplicar essa prática.

Se você quer saber exatamente como um bom gerenciamento de redes sociais pode ser decisivo para o sucesso do seu negócio, é só continuar lendo este texto e conferir alguns dos principais benefícios que separamos para você:

  • Criação e manutenção de uma relação com o seu público

As redes sociais são um canal de comunicação e interação com o público, por meio do qual as pessoas se sentem conectadas com a marca. Um gerenciamento eficaz possibilita a construção de uma relação tanto com seus clientes atuais quanto com possíveis consumidores e potenciais promotores do seu negócio.

Atualmente, o relacionamento vai muito além do contato cara-a-cara. É preciso ter em mente que a maioria das pessoas pesquisa marcas na internet antes de realizar alguma compra, e até mesmo seus clientes podem querer saber como a sua empresa atua online.

É por isso que ter perfis ativos e que interagem da maneira certa com o público pode ser um fator decisivo para que alguém escolha o serviço da sua empresa, ou mesmo se torne promotor dela após ter realizado alguma compra.

As redes sociais também são ferramentas importantíssimas para controlar possíveis crises e ganhar a confiança do público. Lidar com comentários negativos e com possíveis detratores online é um trabalho essencial e difícil que pode fortalecer ou abalar a imagem da sua marca. Por isso, nada mais justo do que tratá-lo com seriedade e garantir que ele será sustentado por uma boa estratégia de gerenciamento!

  • Acompanhamento de dados e resultados

O gerenciamento de redes sociais inclui definir e acompanhar métricas para mensurar os resultados das ações e estratégias online.

Trata-se, por exemplo, de verificar as taxas de curtidas, comentários e compartilhamentos de postagens como uma forma de medir a eficácia do gerenciamento e saber exatamente o que alterar e como aperfeiçoar as estratégias para atingir os objetivos traçados.

Uma equipe especializada em gerenciar redes sociais é capaz de analisar esses e outros dados e interpretá-los para sanar dores e criar soluções. Um profissional que, por exemplo, se depara com a informação de que a maioria dos seus curtidores são do bairro x saberá como converter esse dado em métodos para otimizar a presença da sua marca na internet.

  • Consolidação da imagem da sua marca

Uma estratégia de gerenciamento consistente é sinônimo de fortalecimento da identidade do seu negócio.

Atualmente, as pessoas usam as redes sociais como um modo de se informar acerca do mundo e das tendências, de conhecer coisas novas e até mesmo de formar opiniões. Dessa forma, não restam dúvidas de que, se o seu negócio tiver uma presença consistente nas redes, as pessoas vão conhecer a sua marca e associar certos aspectos a ela.

É por isso que é tão importante que a sua marca expresse sua identidade, crenças e valores de maneira clara e estratégica nas redes sociais, de modo a alcançar o público que deseja e ter um impacto positivo na mente dessas pessoas. E, vale lembrar, a chave para essa comunicação certeira é justamente um gerenciamento bem elaborado.

Como a Netflix se tornou referência nas redes sociais

Um dos maiores exemplos de um gerenciamento brilhante de redes sociais é o da plataforma de streaming Netflix.

As páginas da empresa no Facebook e no Twitter se tornaram referências em estratégias de mídias sociais, justamente pelo fato de a Netflix saber exatamente quem ela é, com quem deseja conversar e como se comunicar.

A Netflix tem um tom consistente nas redes sociais: autêntico, divertido e jovem, perfeito para o seu público-alvo. Além disso, a empresa acompanha as tendências e sabe muito bem aproveitar o buzz de acordo com os assuntos que interessam à sua estratégia.

Um exemplo foi o uso de uma personalidade brasileira bastante famosa, a Inês Brasil, para anunciar a série Orange Is The New Black. Os vídeos da campanha foram um sucesso e foram assunto dentro e fora da internet por um bom tempo, o que só confirma o poder de um bom gerenciamento para a visibilidade de uma marca!

Por último, a Netflix raramente deixa de responder aos internautas que fazem comentários em sua página no Facebook. Os profissionais por trás do gerenciamento sempre atendem aos chamados de forma personalizada, o que acaba por fidelizar muito mais clientes.

Exemplos de marcas que fazem sucesso com sua presença nas redes sociais não faltam. Definitivamente, não restam dúvidas de que se tornar referência nas redes sociais exige muito mais cuidado e planejamento do que pode parecer. Não podemos nos esquecer, no entanto, do retorno que esse cuidado pode trazer para a sua empresa. Agora que você já está por dentro dos benefícios de se adotar um gerenciamento de redes sociais para a sua empresa, que tal conferir este texto sobre a importância de um calendário editorial para redes sociais?

Redator da Cria

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