Como um título bom pode fazer a diferença para o sucesso do seu blog?

Rate this post

Você provavelmente já escutou por aí que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? No caso de um texto, seja ele de um livro ou de uma publicação online, o título é o responsável pelo contato inicial entre os leitores e o assunto que será abordado adiante. Por isso, é importante que ele não apenas destaque as questões a serem discutidas, mas também desperte a curiosidade e o interesse do seu público-alvo.

Em tempos de alto volume de informações, torna-se cada vez mais difícil ganhar destaque para o seu site ou blog.

Entretanto, uma das formas de se sobressair nesse digital é usando um título criativo e instigante, pois essas características estimulam o leitor a clicar no link e, consequentemente, consumir o seu conteúdo produzido.

Mas, afinal, como podemos criar um título eficiente e que atenda todas as metas do seu blog?

Se você quer descobrir isso e muito mais, é só continuar lendo que separamos algumas dicas para você aprofundar nesse tema.

Comece sempre por ele

Devemos saber que o título é o responsável por guiar tudo que será abordado no texto, e não o contrário.

Por isso, é importante que você inicie por ele. Assim, vai deixar claro para o leitor a linguagem que será utilizada, as questões que serão discutidas e também definirá a estrutura necessária para atingir o seu público-alvo. Esse é o primeiro passo para ganhar o destaque necessário na rede.

Defina uma palavra-chave

O primeiro passo para fazer um bom título é a definição de qual será o seu termo principal, ou seja, aquela palavra ou expressão que indicará às pessoas do que vai se tratar o texto.

A presença da palavra-chave também é muito importante para um melhor posicionamento do seu blog nos buscadores da internet. Ela faz com que você consiga o destaque necessário para atingir determinado público escolhido previamente.

Por exemplo, caso vá falar de moda, é interessante que seu título contenha termos como “roupas”, “estilo”, “coleção” ou “tendência”, pois estão diretamente relacionados com o tema proposto.

Fuja do comum

É muito importante que você busque inovar nos seus títulos. Portanto, nada de frases que não levam o leitor à reflexão, ou seja, que só servem para resumir aquilo que será abordado mais à frente. Apesar da necessidade de ser claro e objetivo, não é interessante que o título seja uma espécie de ‘’espelho’’ do texto, levando em conta que isso retira o interesse de se ler todo o resto.

É como se o autor optasse por algo como “A moda do país em 2018”. Um título como esse pouco acrescenta, já que não incentiva o leitor a pensar mais sobre a questão. Com isso, dificilmente atrairia cliques, comentários, recomendações ou outras interações.

Interaja com o seu público

Tente sempre manter um contato próximo e direto com quem está lendo. Para isso, você pode utilizar perguntas, questionamentos, listagens ou tópicos, pois isso incentiva as pessoas a se aprofundarem no assunto, além de prenderem a sua atenção para o restante da página.

O uso de títulos com o tom interrogativo, do tipo “Por que você deve usar cores mais quentes no verão 2018?”, e enumerativos como, “10 tendências para a coleção de verão 2018”, podem trazem ótimos resultados para o seu blog. Apesar da objetividade, são altamente estimulantes e conseguem despertar a curiosidade do usuário.

Cuidado com as ambiguidades

É importante que o autor do texto se atente para as possíveis palavras e expressões de duplo sentido contidas no título. Além de serem uma forma de dispersão, podem comprometer a credibilidade do seu conteúdo, prejudicando assim todo o resto da construção textual.

Pensando nisso, evite sempre que puder os duplos sentidos. Não queremos que o leitor fique em dúvida de um significado dependendo do contexto em que estão inseridas.

A ambiguidade pode ser catastrófica!

Não se contente com a primeira opção

Por fim, a última dica é que você não pare de produzir logo após a primeira tentativa. É importante que continue sempre buscando ideias e referências, a fim de aprimorar o seu título e conseguir resultados cada vez mais expressivos.

Vale apagar, refazer, variar e inovar. Com certeza as suas linhas de teste serão cada vez mais surpreendentes.

Agora que já sabe como fazer um bom título, que tal aprender mais sobre outros processos que vão ajudar com a visibilidade da sua página? Você pode começar lendo sobre outras técnicas aqui.

Redator da Cria

Recent Posts

3 erros que prejudicam suas vendas na Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…

4 minutos ago

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

1 semana ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago