Como um título bom pode fazer a diferença para o sucesso do seu blog?

Rate this post

Você provavelmente já escutou por aí que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? No caso de um texto, seja ele de um livro ou de uma publicação online, o título é o responsável pelo contato inicial entre os leitores e o assunto que será abordado adiante. Por isso, é importante que ele não apenas destaque as questões a serem discutidas, mas também desperte a curiosidade e o interesse do seu público-alvo.

Em tempos de alto volume de informações, torna-se cada vez mais difícil ganhar destaque para o seu site ou blog.

Entretanto, uma das formas de se sobressair nesse digital é usando um título criativo e instigante, pois essas características estimulam o leitor a clicar no link e, consequentemente, consumir o seu conteúdo produzido.

Mas, afinal, como podemos criar um título eficiente e que atenda todas as metas do seu blog?

Se você quer descobrir isso e muito mais, é só continuar lendo que separamos algumas dicas para você aprofundar nesse tema.

Comece sempre por ele

Devemos saber que o título é o responsável por guiar tudo que será abordado no texto, e não o contrário.

Por isso, é importante que você inicie por ele. Assim, vai deixar claro para o leitor a linguagem que será utilizada, as questões que serão discutidas e também definirá a estrutura necessária para atingir o seu público-alvo. Esse é o primeiro passo para ganhar o destaque necessário na rede.

Defina uma palavra-chave

O primeiro passo para fazer um bom título é a definição de qual será o seu termo principal, ou seja, aquela palavra ou expressão que indicará às pessoas do que vai se tratar o texto.

A presença da palavra-chave também é muito importante para um melhor posicionamento do seu blog nos buscadores da internet. Ela faz com que você consiga o destaque necessário para atingir determinado público escolhido previamente.

Por exemplo, caso vá falar de moda, é interessante que seu título contenha termos como “roupas”, “estilo”, “coleção” ou “tendência”, pois estão diretamente relacionados com o tema proposto.

Fuja do comum

É muito importante que você busque inovar nos seus títulos. Portanto, nada de frases que não levam o leitor à reflexão, ou seja, que só servem para resumir aquilo que será abordado mais à frente. Apesar da necessidade de ser claro e objetivo, não é interessante que o título seja uma espécie de ‘’espelho’’ do texto, levando em conta que isso retira o interesse de se ler todo o resto.

É como se o autor optasse por algo como “A moda do país em 2018”. Um título como esse pouco acrescenta, já que não incentiva o leitor a pensar mais sobre a questão. Com isso, dificilmente atrairia cliques, comentários, recomendações ou outras interações.

Interaja com o seu público

Tente sempre manter um contato próximo e direto com quem está lendo. Para isso, você pode utilizar perguntas, questionamentos, listagens ou tópicos, pois isso incentiva as pessoas a se aprofundarem no assunto, além de prenderem a sua atenção para o restante da página.

O uso de títulos com o tom interrogativo, do tipo “Por que você deve usar cores mais quentes no verão 2018?”, e enumerativos como, “10 tendências para a coleção de verão 2018”, podem trazem ótimos resultados para o seu blog. Apesar da objetividade, são altamente estimulantes e conseguem despertar a curiosidade do usuário.

Cuidado com as ambiguidades

É importante que o autor do texto se atente para as possíveis palavras e expressões de duplo sentido contidas no título. Além de serem uma forma de dispersão, podem comprometer a credibilidade do seu conteúdo, prejudicando assim todo o resto da construção textual.

Pensando nisso, evite sempre que puder os duplos sentidos. Não queremos que o leitor fique em dúvida de um significado dependendo do contexto em que estão inseridas.

A ambiguidade pode ser catastrófica!

Não se contente com a primeira opção

Por fim, a última dica é que você não pare de produzir logo após a primeira tentativa. É importante que continue sempre buscando ideias e referências, a fim de aprimorar o seu título e conseguir resultados cada vez mais expressivos.

Vale apagar, refazer, variar e inovar. Com certeza as suas linhas de teste serão cada vez mais surpreendentes.

Agora que já sabe como fazer um bom título, que tal aprender mais sobre outros processos que vão ajudar com a visibilidade da sua página? Você pode começar lendo sobre outras técnicas aqui.

Redator da Cria

Recent Posts

O Impacto do Instagram Reels no Mercado Publicitário

O Reels tem se tornado o formato preferido para a divulgação de produtos. Entenda os…

18 horas ago

40 anos de Rock in Rio: celebrando o Marketing de Experiência

Descubra como o Rock in Rio trabalha o Marketing de Experiência na edição de 40…

1 semana ago

Collabs: o caminho para fortalecer seu posicionamento de marca

Descubra como a Carmed e outras empresas transformaram tendências de consumo em Collabs de sucesso…

2 semanas ago

O método da Disney para uma experiência do cliente mágica

Descubra como promover uma boa experiência ao cliente a partir do case de sucesso da…

3 semanas ago

A Campanha de Marketing por trás do sucesso de ‘Deadpool & Wolverine’

Neste artigo você conhecerá as estratégias de marketing usadas na divulgação do filme "Deadpool &…

4 semanas ago

O que levar em conta para criar uma marca de sucesso?

Neste artigo, você irá aprender tudo que precisa para se destacar no mercado como uma…

3 meses ago