Branded Content x Marketing de Conteúdo: saiba qual o melhor jeito de usar cada um!

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A produção de conteúdo é uma estratégia do marketing digital e uma oportunidade de potencializar a comunicação da sua empresa. O Branded Content e o Marketing de Conteúdo aparecem como métodos para guiar essa estratégia de acordo com os objetivos da marca.

Diferenças entre eles

O Marketing de Conteúdo é uma prática estratégica de produção de conteúdo relevante. Procurando manter o engajamento do público com a marca, alcançar novos clientes e transformar a empresa em autoridade na sua área. Um dos objetivos desse método é a venda, mesmo que às vezes isso apareça de forma implícita. Já contamos aqui no blog algumas dicas para produzir um bom marketing de conteúdo!

Já o Branded Content  aparece como proposta parecida, porém ainda mais ligado ao universo da marca e de seu público-alvo. Ele foca na busca por uma conexão com o cliente.

Esse tipo de conteúdo usa uma abordagem sutil, é flexível e tem como objetivo estimular a identificação do consumidor com o produto ou serviço oferecido. Incentivando assim, a criação de uma memória positiva por parte do público – o que acaba levando à divulgação orgânica da marca.

Simplificando, podemos dizer que o Branded Content transforma a publicidade em forma de entretenimento e diversão. O Marketing de Conteúdo a transforma em difusão de conhecimento.

Exemplos de sucesso

A Lego ® adotou o Branded Content como estratégia de marketing através da produção de filmes infantis com brinquedos da marca. “Uma Aventura LEGO ®”, o primeiro filme exibido nos cinemas, aumentou em 15% as vendas da empresa no ano de 2014.

https://www.youtube.com/watch?v=5iWzrFGziA4

O sucesso da produção incentivou a reinvenção da corporação no mercado e inspirou outros filmes protagonizados pelos brinquedos. Além disso, incentivou o desenvolvimento de jogos digitais da marca.

https://www.youtube.com/watch?v=mfcdDDFuRsQ

Apresentando artigos sobre saúde bucal, a Colgate fornece ao seu público informações sobre tópicos como procedimentos importantes e dicas de higiene. Esse compilado de textos relevantes – denominado como Centro de Cuidado Bucal no site da empresa – é um ótimo exemplo de como o Marketing de Conteúdo pode ajudar uma marca a se posicionar como especialista em determinado assunto.

https://www.youtube.com/watch?v=Sp9o9UFKK6U

Já a Red Bull alimenta uma plataforma de vídeos chamada Red Bull TV. Apostando na combinação entre os dois mundos, atravessa tanto a área do Branded Content como o Marketing de Conteúdo. As produções de audiovisual são majoritariamente focadas na área dos esportes radicais – um dos traços mais marcantes no posicionamento da empresa . Ademais, apresentam conteúdo atraente e relevante para o público-alvo, como a jornada de atletas e cobertura de competições pelo mundo.

https://www.youtube.com/watch?v=vDIqXSrZ_50

A marca também investe na produção de Branded Content offline: os eventos produzidos variam entre competições especializadas e/ou inusitadas. São desafios radicais e alguns que também passeiam pela área artística (especialmente nos ramos da música e da dança).

https://www.youtube.com/watch?v=0_Kq3IQQMNA

Como usar cada estratégia?

Como vimos anteriormente, o Branded Content não é restrito ao texto e pode ser aplicado em diferentes tipos de produções. O conteúdo deve contar uma história ou que gerar identificação no público, além de corresponder ao posicionamento da marca.

O Marketing de Conteúdo é predominantemente usado em formatos online, mas não se restringe a textos em blogs. Produções como vídeos, postagens em redes sociais e infográficos também são ótimas formas de compartilhar conteúdo relevante com seu público.

Pensando nas diferenças, podemos identificar que o Marketing de Conteúdo busca um certo distanciamento do produto da empresa. Em contrapartida, o Branded Content abraça-o como inspiração nítida para que o público o associe à experiência do conteúdo produzido.

O que é melhor para minha empresa?

Para descobrir qual é a melhor estratégia para a criação do conteúdo da sua empresa, é necessário identificar primeiro qual é seu objetivo principal. Você busca a solidificação do posicionamento da sua marca e incentivar a lembrança natural por parte do público ou  conduzi-lo a algum tipo de ação?

O Branded Content busca atingir a memória e se manter ali, muitas vezes criando algum tipo de divertimento. Já o  Marketing de Conteúdo busca influenciar alguma ação imediata e transmitir conhecimento sobre tópicos específicos.

No entanto, é importante ressaltar que a utilização de uma estratégia não exclui a outra do plano. Se combinadas de maneira equilibrada, elas podem se tornar a dupla ideal para o sucesso da sua estratégia de marketing!Conhecer bem o seu público, ser fiel ao seu posicionamento e aprimorar cada vez mais seus conhecimentos.Estes são alguns dos segredos para descobrir qual caminho é o ideal para a sua empresa.

Se você se interessou pelo assunto, confira também esse texto aqui. Você aprenderá mais dicas sobre produção de conteúdo, inspirando ainda mais o desenvolvimento na comunicação da sua empresa!

 

Redator da Cria

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