O digital influencer – ou influenciador digital – é uma figura que vem crescendo rapidamente na internet. Ao produzir conteúdo, ele é responsável por formar opiniões e influenciar comportamentos – muitas vezes ganhando dinheiro! Mas como um usuário comum pode se tornar uma autoridade nas redes sociais?
Ao contrário do senso comum, o processo não depende da sorte. Trata-se de planejamento estratégico, dedicação e, acima de tudo, autenticidade.
Acompanhe os 5 passos a seguir para se tornar um digital influencer:
1. Alinhe suas paixões e habilidades
Em primeiro lugar, você deve definir qual assunto você vai abordar. Faça listas dos seus maiores interesses e paixões, como moda, esportes, culinária, política, etc.
Opte por um tema que desperte o seu entusiasmo de maneira genuína. É fácil diferenciar o influenciador que finge os seus interesses daquele que é verdadeiro. Na primeira situação, por mais estratégicas que sejam suas postagens, elas dificilmente atingirão sucesso.
É importante analisar também o seu domínio sobre cada assunto, uma vez que a qualidade do seu conteúdo vai depender disso. Escolha discussões para as quais você sente que pode colaborar e contribuir com a sua opinião.
2. Descubra qual é a sua audiência
Estabelecido um tema, é hora de pensar no público-alvo.
Não tenha medo de estabelecer limites para a sua audiência. Lembre-se de que não adianta alcançar uma grande quantidade de pessoas de forma rasa.
Delimitar nichos específicos é a principal ação para gerar influência. Além de permitir a especialização do seu tema, você poderá criar conteúdos personalizados, e assim, mais relevantes.
Além disso, você deve conhecer tudo o que puder sobre as pessoas que vão receber o seu conteúdo (como sua faixa etária e gênero). Dessa forma, você poderá se comunicar estrategicamente com essas pessoas. Uma dica é traçar perfis para o seu público construindo personas.
3. Produza conteúdo de relevância e qualidade
Agora que você já conhece o seu tema e a sua audiência, está na hora de produzir!
Seja no YouTube, Instagram, Snapchat, Facebook, Twitter ou em um blog, o seu conteúdo deve ser sempre relevante e consistente.
Para isso, procure oferecer novos pontos de vista sobre um assunto e provocar a interação do público – como comentários, compartilhamentos e criação de hashtag, para a discussão se tornar mais rica e prolongada.
Também mantenha-se informado sobre as novidades do seu nicho e siga uma frequência regular de postagens. A internet é muito dinâmica, por isso é necessário criar novos conteúdos constantemente.
Essas atitudes vão ajudar a construir uma imagem de autoridade para si e uma relação de confiança com a audiência.
Por último, mas não menos importante: seja reconhecível. Os influenciadores de maior sucesso customizam seu conteúdo com marcas pessoais de fácil identificação, criando uma identidade própria.
4. Invista na sua rede de contatos
Bem, agora que já passamos pelos processos iniciais do planejamento de conteúdo, vamos avançar para a fase de divulgação. Agora é o momento de impulsionar o alcance do seu conteúdo – e da sua influência.
Uma prática poderosa para esse fim é o networking – a atribuição de uma rede de contatos.
Procure outros influenciadores do seu nicho buscando estabelecer parcerias e mesclar públicos. Aposte na criação de collabs – conteúdos em conjunto , como vídeos ou ensaios fotográficos, ou até em menções e interações nas redes.
Outra maneira de obter visibilidade é participando de tags e desafios virtuais – aquele tipo de conteúdo com o esqueleto pronto, como vídeos de “50 fatos sobre mim” ou “Tour pelo corpo”. Isso permitirá que seu conteúdo apareça na barra de relacionados de outros influenciadores por uma associação de assunto.
5. Monetize a sua influência
Você sabia que, atualmente, 90% dos clientes confiam na recomendação de outras pessoas para comprar um produto? É o que revela a empresa especializada no comportamento dos consumidores Nielsen.
Seja para vender um produto ou até para propagar uma ideia, a opinião de uma autoridade age diretamente na opinião do seu público.
O grande diferencial dos digital influencers está na pessoalização dessa relação. Pelo próprio formato das redes sociais, o digital influencer potencializa sua influência ao estabelecer uma conexão estreita com seus seguidores – mostrando cenas do seu dia-a-dia, por exemplo.
Se o seu objetivo for trabalhar como digital influencer, existe uma série de direcionamentos que você pode seguir para obter sucesso:
Procure marcas locais
A princípio, é interessante focar em em parcerias com empresas locais, de menor porte.
Monte um portfólio de seu perfil e entre em contato com lojas da sua cidade. Apresente informações sobre o alcance e o engajamento da sua rede. Esclareça qual o seu nicho e indique os formatos de parceria pelos quais você se interessa.
O mais importante é manifestar a sua existência de maneira profissional. Mostre que você sabe o que está fazendo. Assim, você já despertará o interesse ou a curiosidade da maioria das empresas.
Lembre-se que o meio de contato também diz muito sobre o profissionalismo. Dê preferência a e-mails em vez de mensagens inbox no perfil da marca.
Posts patrocinados
Produzir posts patrocinados é uma prática simples e comum, mas você deve se atentar a alguns detalhes.
Procure participar ativamente da criação do post ou do roteiro do vídeo. Esse é um cuidado que irá tornar o conteúdo mais pessoal e natural.
Não vincule sua imagem a produtos ou serviços que você não conhece ou nos quais você não confia. Inclua hashtags para indicar o conteúdo pago, como “#publicidade” ou “#publi”. É muito importante dedicar-se à relação de confiança estabelecida com seus seguidores.
Marketing de afiliados
Outra forma de parceria com empresas é o marketing de afiliados, em que você anuncia produtos em troca de comissões.
A diferença dele para o post patrocinado é em relação ao pagamento. No post patrocinado, você recebe pela única publicação. Com a afiliação, você receberá uma receita recorrente e comissões referentes às vendas que você impulsionar.
Agências especializadas
A profissão de influenciador digital cresceu tanto que, atualmente, existem empresas dedicadas exclusivamente a agenciar essas pessoas.
Essencialmente, a ideia é criar uma ponte ainda mais profissional entre as marcas que desejam ser promovidas e os influencers.
As agências tratam da parte burocrática das parcerias, certificando sua segurança, além de direcionar a você as empresas que são mais a sua cara – e a cara do seu público.
Você pode contratar esse tipo de serviço para uma demanda específica ou para cuidar dos seus compromissos profissionais de maneira mais ampla, pelo tempo que desejar.
Agora que você já sabe todos os passos para se tornar um digital influencer, que tal enriquecer seus conhecimentos lendo sobre Marketing Pessoal?
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