Existem várias situações que podem indicar que está na hora da sua empresa encontrar outra maneira de se colocar no mercado. Muitas vezes pode ser difícil perceber a presença dessas situações e, principalmente, decidir qual a hora de mudar.
O reposicionamento de marca trata-se de alterar vários aspectos que compõem a identidade da marca, ou seja: mudar o posicionamento que a marca sustenta. Mas antes, o que é posicionamento de marca?
O posicionamento trata-se da imagem que o seu cliente tem da sua empresa. Essa imagem baseia-se na atitude da marca, que é definida a partir dos valores que a ela adotou. Assim, é preciso ser coerente em campanhas e diálogos com o público, fazendo com que ações e atitudes dialoguem com esses valores.
A imagem se consolida a partir de ações que validam o que marca diz sobre si.
Desse modo, problemas com o posicionamento podem trazer complicações para o negócio.
Uma das principais partes do planejamento estratégico de uma empresa é definir seu público-alvo. Assim, é possível saber como se direcionar aos clientes de maneira adequada. Com o tom e abordagem corretos, o diálogo com o cliente é facilitado e se torna muito mais eficaz.
Assim, se esse diálogo não ocorre de maneira fluida e responsiva, pode ser um indício de que sua marca não está conseguindo atingir o público definido. Mudar seu posicionamento e encontrar maneiras mais eficientes de conversar com seu público podem ser algumas soluções para este problema.
Uma empresa que inova na forma de diálogo com o público é a Netflix. As campanhas da marca são sempre divertidas e contextualizadas ao universo do público. Além disso a presença da empresa nas redes sociais é sempre elogiada, já que a marca consegue conversar diretamente e de maneira adequada com quem interage com ela.
A queda nos lucros e no rendimento da empresa podem ser indicativos de que a marca está mal posicionada no mercado. Estar consciente do seu local de atuação e ter coerência com esse contexto é um fator muito importante para o negócio.
Se de alguma forma sua imagem não condiz com o contexto no qual está inserido, o interesse das pessoas pelo serviço que a empresa oferece cairá rapidamente e, junto com isso, os lucros e ganhos da empresa também.
Portanto, se você percebeu de alguma forma que o rendimento da empresa está baixo, procure investigar o posicionamento da marca em relação ao mercado em que está tentando se inserir.
Tudo muda o tempo todo. E no mundo das marcas isso não seria diferente. Com a passagem do tempo, algumas abordagens ficam obsoletas e precisam ser mudadas. A marca deve ficar ligada na necessidade de externalizar essa mudança.
Muitas vezes, os valores antigos da marca não correspondem mais ao que a marca se tornou com o tempo e esse impasse impede que a mesma cresça e se desenvolva de forma coerente.
Nessas situações, é muito importante renovar os valores e conceitos para se posicionar de acordo com essas novas propostas, de forma deixar a imagem da marca atual e fiel aos seus ideais.
A visão que se tinha de tradicionalismo da Natura, por exemplo, impedia que seus novos valores ligados à saúde, modernidade e criatividade fossem evidenciados. O reposicionamento alterou a imagem da marca para a de uma empresa brasileira sustentável, que usa matéria prima naturais e nacionais na confecção de seus produtos.
Muitas vezes, a concorrência também pode determinar a necessidade de se reposicionar. A presença de novas marcas, com outras abordagens, e a mudança da concorrência antiga, podem fazer com que uma marca precise se destacar das demais.
Desse modo adequar a postura do negócio para conquistar espaço de destaque pode ser uma estratégia inteligente. A capacidade de se adaptar às mudanças é uma característica imprescindível no mercado atual.
Existem situações que podem ser imprevisíveis e que afetam rapidamente a imagem da marca. Polêmicas indesejadas, campanhas mal direcionadas e mal executadas colocam uma marca na mira da crítica do público.
Desse modo, o reposicionamento da marca se torna a única solução viável, já que precisa-se provar para o público que a marca está mudando de opinião e de atitude.
Um grande exemplo de reposicionamento baseado em polêmicas é a Skol. Após ganhar destaque negativo por campanhas machistas e retrógradas, a empresa decidiu mudar sua direção e passou se posicionar com novas campanhas de cunho social, que prezavam por mostrar seu redirecionamento e desligamento da sua imagem anterior.
Independentemente de qual indicador mais se aplica ao contexto de sua empresa, é de extrema importância estar atento ao seu contexto mercadológico, público e propósito da marca. Dessa forma, é possível identificar a necessidade de mudança o mais depressa possível e ter a chance de elaborar boas estratégias de reposicionamento.
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