Search

5 indícios de que está na hora de um reposicionamento de marca!

reposicionamento de marca
Rate this post

Existem várias situações que podem indicar que está na hora da  sua empresa encontrar outra maneira de se colocar no mercado. Muitas vezes pode ser difícil perceber a presença dessas situações e, principalmente, decidir qual a hora de mudar.

O reposicionamento de marca  trata-se de alterar vários aspectos que compõem a identidade da marca, ou seja: mudar o posicionamento que a marca sustenta. Mas antes, o que é posicionamento de marca?

O posicionamento trata-se da imagem que o seu cliente tem da sua empresa. Essa imagem baseia-se na atitude da marca, que é definida a partir dos valores que a ela adotou. Assim, é preciso ser  coerente em campanhas e diálogos com o público, fazendo com que ações e atitudes dialoguem com esses valores.

A imagem se consolida a partir de ações que validam o que marca diz sobre si.

Desse modo, problemas com o posicionamento podem trazer complicações para o negócio.

O que pode indicar a necessidade de um reposicionamento?

1-  Distanciamento do público alvo

Uma das principais partes do planejamento estratégico de uma empresa é definir seu público-alvo. Assim, é possível saber como se direcionar aos clientes de maneira adequada. Com o tom e abordagem corretos, o diálogo com o cliente é facilitado e se torna muito mais eficaz.

Assim, se esse diálogo não ocorre de maneira fluida e responsiva, pode ser um indício de que sua marca não está conseguindo atingir o público definido. Mudar seu posicionamento e encontrar maneiras mais eficientes de conversar com seu público podem ser algumas soluções para este problema.

Uma empresa que inova na forma de  diálogo com o público é a Netflix. As campanhas da marca são sempre divertidas e contextualizadas ao universo do público. Além disso a presença da empresa nas redes sociais é sempre elogiada, já que a marca consegue conversar diretamente e de maneira adequada com quem interage com ela.

2- Baixa nos Lucros

A queda nos lucros e no rendimento da empresa podem ser indicativos de que a marca está mal posicionada no mercado. Estar consciente do seu local de atuação e ter coerência com esse contexto é um fator muito importante para o negócio.

Se de alguma forma sua imagem não condiz com o contexto no qual está inserido, o interesse das pessoas pelo serviço que a empresa oferece cairá rapidamente e, junto com isso, os lucros e ganhos da empresa também.

Portanto, se você percebeu de alguma forma que o rendimento da empresa está baixo, procure investigar o posicionamento da marca em relação ao mercado em que está tentando se inserir.

3- Grandes mudanças internas na marca

Tudo muda o tempo todo. E no mundo das marcas isso não seria diferente. Com a passagem do tempo, algumas abordagens ficam obsoletas e precisam ser mudadas. A marca deve ficar ligada na necessidade de externalizar essa mudança.

Muitas vezes, os valores antigos da marca não correspondem mais ao que a marca se tornou com o tempo e esse impasse impede que a mesma cresça e se desenvolva de forma coerente.

Nessas situações, é muito importante renovar os valores e conceitos para se posicionar de acordo com essas novas propostas, de forma deixar a imagem da marca atual e fiel aos seus ideais.

A  visão que se tinha de tradicionalismo da Natura, por exemplo, impedia que seus novos valores ligados à saúde, modernidade e criatividade fossem evidenciados. O reposicionamento alterou a imagem da marca para a de uma empresa brasileira sustentável, que usa matéria prima naturais e nacionais na confecção de seus produtos.

4- Mudanças no contexto e na concorrência do negócio

Muitas vezes, a concorrência também pode determinar a necessidade de se reposicionar. A presença de novas marcas, com outras abordagens, e a mudança da concorrência antiga, podem fazer com que uma marca precise se destacar das  demais.

Desse modo adequar a postura do negócio  para conquistar espaço de destaque pode ser uma estratégia inteligente. A capacidade de se adaptar às mudanças é uma característica imprescindível no mercado atual.

5- Fatores externos

Existem situações que podem ser imprevisíveis e que afetam rapidamente a imagem da marca.  Polêmicas indesejadas, campanhas mal direcionadas e mal executadas colocam uma marca na mira da crítica do público.

Desse modo, o reposicionamento da marca se torna a única solução viável, já que precisa-se provar para o público que a marca está mudando de opinião e de atitude.

Um grande exemplo de reposicionamento baseado em polêmicas é a Skol. Após ganhar destaque negativo por campanhas machistas e retrógradas, a empresa decidiu mudar sua direção e  passou se posicionar com novas campanhas de cunho social, que prezavam por mostrar seu redirecionamento e desligamento da sua imagem anterior.

Independentemente de qual indicador mais se aplica ao contexto de sua empresa, é de extrema importância estar atento ao seu contexto mercadológico, público e  propósito da marca. Dessa forma, é possível identificar a necessidade de mudança o mais depressa possível e ter a chance de elaborar boas estratégias de reposicionamento.

Quer entender um pouco mais sobre construção de marca? Confira esse texto sobre Branding, no Blog da Cria!

Compartilha aí!

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing