A influência e relevância da grande onda de produções audiovisuais no mercado não para de crescer, tornando a busca por novas modalidades e inovações dentro da área cada vez mais necessária.
Uma forma muito eficaz de se manter no topo sobre os conhecimentos a respeito da área é estar sempre de olho nas novidades que estão chegando por aí.
E é claro que uma área tão dinâmica e cheia de estéticas diferentes e instigantes não deixaria de se renovar o tempo todo!
A circulação de técnicas, estilos, efeitos, cortes e veículos de transmissão transformam o audiovisual em uma das mídias mais utilizadas para atrair os mais diversos tipos de públicos – seja nas redes sociais ou em veículos físicos de circulação.
Quer saber mais sobre as maiores tendências que estão definindo novos conceitos sobre essas produções no ano de 2018? Então fica de olho nessa lista que a gente preparou pra você!
Nada é tão eficaz para prender a atenção de um espectador de qualquer mídia audiovisual quanto expandir seus sentidos e proporcionar experiências que simulam o real, dentro do que está sendo assistido.
A Realidade Virtual é uma tendência que vem ganhando força nos últimos tempos por, através do uso de efeitos sonoros, visuais ou táteis – tais como os populares óculos VR –, garantir que a experiência se torne uma verdadeira imersão ao conteúdo produzido.
Muito utilizada em jogos e campanhas de organizações, a Realidade Virtual garante uma maior interação com o que é visto, e tem tudo para se tornar cada vez mais popular.
Confira o exemplo abaixo e entenda como funciona essa tendência:
É inegável a influência dos serviços de streaming, ou Video on Demand (VOD) no modo como as pessoas de hoje em dia consomem a maior parte do conteúdo audiovisual disponível.
Empresas como a Netflix, pioneira no mercado, acabaram se tornando verdadeiras vitrines de produtos, que permitem ao usuário a possibilidade de escolher, entre uma imensa biblioteca de filmes, séries e programas de TV, quando, onde e o que assistir. Essa possibilidade acabou causando um declínio no número de assinantes de TV a cabo.
A crescente de empresas que agora investem na produção de conteúdos voltados ao streaming, como a Amazon, HBO, FOX e Disney, aponta para uma tendência no audiovisual em produzir conteúdo exclusivo e direcionado para essas plataformas.
Vender produtos através de fotografias e vídeos sempre foi mais fácil depois que eles pudessem receber tratamentos com filtros, recortes e edições para se tornarem imagens mais atrativas e que simulassem certo tipo de perfeição. A tendência de fotografia Deadpan está quebrando esse padrão representando o mundo da forma mais crua possível: sem quaisquer ajustes.
Diversas empresas e profissionais da fotografia estão começando a utilizar desse estilo para conseguir transmitir a real qualidade e beleza de seus produtos e criações. Sem retoques, alterações em suas cores ou exposição, a estética Deadpan representa, hoje, uma revolução no modo de pensar audiovisual.
Não é segredo que a rede social criada por Mark Zuckerberg é uma das maiores e mais utilizadas do mundo. O Facebook, com seu crescimento constante a cada ano, tem sido um dos grandes catalisadores de tendências e circulação de informações que temos atualmente.
Acompanhando as necessidades do mercado e da crescente utilização das mídias audiovisuais como estratégia de marketing, a rede social permite que sejam compartilhados vídeos em alta definição, transmissões ao vivo, acesso através de streaming e conteúdos interativos.
Seu diferencial em relação a concorrentes, como o Youtube e o Vimeo, é que o Facebook garante uma interação e proximidade muito maiores em relação ao fornecedor do produto e o público.
Com tudo isso em vista, a tendência é que seja cada vez mais frequente a utilização da rede como plataforma de publicação de vídeos, variando entre os curtos e pessoais, de cunho publicitário, videoclipes e transmissões ao vivo.
Cada vez mais frequentes e procurados entre as mais diversas utilizações dos recursos audiovisuais, os vídeos, fotos e posts 360º estão garantindo seu espaço entre as tendências mais crescentes nos últimos tempos enquanto produção midiática.
A garantia de uma interação a partir de todos os ângulos, como se o espectador estivesse dentro do espaço apresentado, faz com que a estética seja uma das favoritas quando o assunto é apostar no engajamento e em despertar a curiosidade e atenção do público.
A forma de apresentar o 360º varia entre campanhas de divulgação, videoclipes – como exemplo o vídeo da cantora Ivete Sangalo para a música Farol, que atingiu mais de 10 milhões de visualizações em sua publicação no Facebook – e até mesmo blogs e vídeos de viagens.
Fornecer diferentes perspectivas e possibilidades aos que consomem o conteúdo audiovisual é sempre uma ótima chamada, e por isso o uso dessa modalidade tem se tornado cada vez mais comum.
Confira o exemplo abaixo de um vídeo que utiliza da estética apresentada:
Conhecer as tendências de utilização e execução do audiovisual garante que você possa desfrutar das novidades que surgem na área e tornar o seu conteúdo ainda mais atualizado e dinâmico! O aprendizado é essencial para um bom resultado.
Agora que você já está antenado sobre esse cenário super interativo e cheio de inovações das produções individuais, descubra mais sobre a sua importância para os mais diversos eventos de sua empresa nesse outro artigo do nosso Blog!
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